Desenvolvimento WEB - Qual tecnologia Usar?

20 respostas
M

Pessoal,

Sou novo por aqui, na verdade só programei em java na faculdade.
Atualmente sou desenvolvedor Oracle - Forms,reports , EBS.

Quero começar no mundo Java, e quero desenvolver uma aplicação web simples ( cadastro,processos e relatorios), pois minha intenção futuramente,é migrar o sistema da empresa feito em Forms 6i , para Java Web, mas para isso preciso “aprender” java.

Sei que terei que estudar novamente os principios basicos de POO, UML, etc.

Mas quero partir já para a WEB, e queria a opinião de voces, num assunto que talvez vá de acordo com o “gosto” de cada um.

Quais tecnologias devo usar ? (usarei banco Oracle).
Quais os frameworks recomendados??
Qual a Ide ideal?

Será um árduo caminho pra quem programa de forma procedural a mais de 5 anos , mas ja estou com meus livrinhos embaixo do braço.

Se o local do post for inadequado, por favor, pode movê-lo.

obrigado.

20 Respostas

A

Oi cara, bacana o seu empenho para querer aprender sobre web, e o que você já tem de bagagem vai te facilitar em várias coisas futuramente.

Meu conselho para você é que comece lendo a apostila FJ-21 da caelum - www.caelum.com.br - que vai te dar um norte muito bom e te direcionar para onde você quer, porque futuramente você estará utilizando frameworks como JSF, Struts, Hiberanate, JBoss Sean, etc, o que você se identificar melhor.

Dê uma lida que tudo que você procura, inicialmente, estará lá.

Abraços

T

Sobre frameworks, basicamente vc irá precisar estudar um famework MVC e um framework ORM, o onipresente Hibernate. Os frameworks MVC você encontra as pencas por ai… Eu particularmente gosto do Mentawai, e talvez para vc seja bom começar por ele devido a facilidade, depois que aprender como as coisas funcionam pode partir para algum outro.