Desenvolvimento WEB - Qual tecnologia Usar?

20 respostas
M

Pessoal,

Sou novo por aqui, na verdade só programei em java na faculdade.
Atualmente sou desenvolvedor Oracle - Forms,reports , EBS.

Quero começar no mundo Java, e quero desenvolver uma aplicação web simples ( cadastro,processos e relatorios), pois minha intenção futuramente,é migrar o sistema da empresa feito em Forms 6i , para Java Web, mas para isso preciso “aprender” java.

Sei que terei que estudar novamente os principios basicos de POO, UML, etc.

Mas quero partir já para a WEB, e queria a opinião de voces, num assunto que talvez vá de acordo com o “gosto” de cada um.

Quais tecnologias devo usar ? (usarei banco Oracle).
Quais os frameworks recomendados??
Qual a Ide ideal?

Será um árduo caminho pra quem programa de forma procedural a mais de 5 anos , mas ja estou com meus livrinhos embaixo do braço.

Se o local do post for inadequado, por favor, pode movê-lo.

obrigado.

20 Respostas

A

Oi cara, bacana o seu empenho para querer aprender sobre web, e o que você já tem de bagagem vai te facilitar em várias coisas futuramente.

Meu conselho para você é que comece lendo a apostila FJ-21 da caelum - www.caelum.com.br - que vai te dar um norte muito bom e te direcionar para onde você quer, porque futuramente você estará utilizando frameworks como JSF, Struts, Hiberanate, JBoss Sean, etc, o que você se identificar melhor.

Dê uma lida que tudo que você procura, inicialmente, estará lá.

Abraços

T

Sobre frameworks, basicamente vc irá precisar estudar um famework MVC e um framework ORM, o onipresente Hibernate. Os frameworks MVC você encontra as pencas por ai… Eu particularmente gosto do Mentawai, e talvez para vc seja bom começar por ele devido a facilidade, depois que aprender como as coisas funcionam pode partir para algum outro.

Sobre IDE, as mais famozas, e gratuitas, temos o Eclipse e o Netbeans. Você vai ter que experimentar cada uma para ver qual vc vai gostar mais. Eu prefiro Eclipse e nunca me acostumei com o Netbeans, mas tem muitos que só usam Netbens… vai da preferencia de cada um.

C

[i]Comecei a pouco tempo trabalhar com java segui o seguinte roteiro !! …

-Comecei estudando a apostla FJ11 da Calelum .

• Estudei a Apostila Calelum 21WEB.
  • Depois pesquisei sobre framework usados no mercado e resolvi estudar ( Struts 1 e 2 ( muitos sistemas no mercado ainda usam apesar de ser antigos) , VRaptor e JSF ( estudando) ,existem muitos outros.
  • Além de estudar BD … que você já tem sabe.

Estou conseguindo me virar … com a ajuda do pessoal do Forum também que sempre responde os topicos. !! …

Boa Sorte!

Abs,
Carlos[/i]

S

Não use JSF para um projeto quando vc nem sabe os requisitos direito. Use um framework baseado em ações como o Spring MVC. Para persistencia Hibernate , mas cuida que para relatorio hibernate não é suficiente.
IDE : eclipse ou netbeans.

J

Bom dia!

No meu ponto de vista é:

Java + flex + iReport(Relatórios);

já usei

Java + Vaadin + iReport;

mas prefiro flex pelo seguinte motivo:

Tem muito mais documentação e
uma galera que usa essa tecnologia
qualquer dúvida que a gente encontra no
meio do caminho é só larga no forúm
que tem uma galera q responde.

Mas não desmereço o vaadin pois é uma tecnologia bem nova
e acredito ter futuro!

valw!

R

VRaptor

http://www.guj.com.br/posts/preList/149297/808971.java

B

Pode usar a paerte de exemplos Web do Netbeans.

http://netbeans.org/kb/trails/java-ee_pt_BR.html
:wink:

F

Flex + BlazeDS + Java + Hibernate.
Ide Eclipse

M

caramba, o pessoal aqui é rapido.

Eu acho que vou seguir os conselhos, na verdade um pouco de cada.

ja baixei as apostilas da caelum.

Acho que no comeco vou trabalhar com ferramentas mais simples, no caso dos frameworks por exemplo, pra depois
que pegar as “manhas” possa migrar pra um mais complexo ( axei o JSF mais complexo, li um pouco e fiquei perdido nos servlets…rsrs).

Agora falando em tecnologias, nesse linha existem certas
funcionalidades que eu não encontrarei em uma mas encontrarei em outra?
ou todos suportam as tecnologias utilizadas na web, como html, javascript, css, etc?

fiquei com essa duvida pq li um breve descricao do Vaadin e lá dizia que voce usa somente linguagem pura “java”.

Valew pela colaboração galera!

J

Ola,

Praticamente usa somente java.

Mas vc pode usar gatilhos de Action Script para funções de click de botão por exemplo

não esquecendo dos styles, ou seja, css

da uma olhada nesses link´s

http://vaadin.com/home

http://vaadinbrasil.com.br/principal/index.php

J

Para aprender Web, eu começaria por Servlets e JSP cru, pra entender como funciona o desenvolvimento Web em Java, só depois partia pra um framework, seja ele qual for.

Quanto ao banco, é como o pessoal disse, use Hibernate e nem se procupe que tipo de SGBD é.

V

Comecei a utilizar o JSP, inclusive criei uma aplicação que já está rodando em um cliente, mas como minha experiência com desenvolvimento web é bem pequena (6 meses, e mesmo assim com o php), algumas coisas eu não sei fazer ainda. Algo que gostaria muito é de criar um JAR a partir do JSP e também colocar para funcionar algum framework. Tentei o mentawai mas não consegui. Alguém poderia me ajudar nisso?
agradeço.

T

Ola Vinidrummer.

Qual é exatamente seu problema com o mentawai? Talvez também seja melhor se vc abrir uma nova discussão sobre seu problema específico.

P

Aproveitando sobre este post o que me dizem sobre o Ext-GWT http://www.extjs.com/products/gxt/?
Vale a pena investir neste framework? Pelo pouco que testei pude perceber que é muito fácil desenvolver um aplicato WEB com ele?

M

Aproveitando sobre este post o que me dizem sobre o Ext-GWT http://www.extjs.com/products/gxt/?
Vale a pena investir neste framework? Pelo pouco que testei pude perceber que é muito fácil desenvolver um aplicato WEB com ele?

… sabe onde tem um bom tutorial sobre esse framework? andei dando uma olhada em um parecido “http://code.google.com/p/smartgwt/” so não sei exatamente como utilizar.

isso aí, ao meu ver essa é a melhor forma de começar antes de pesquisar sobre outros frameworks ou tecnologias.

L

sergiotaborda:

Não use JSF para um projeto quando vc nem sabe os requisitos direito. Use um framework baseado em ações como o Spring MVC. Para persistencia Hibernate , mas cuida que para relatorio hibernate não é suficiente.
IDE : eclipse ou netbeans.

Qual voce usa em seus projetos? Spring MVC? ou varia?

L

Dessas tecnologias citadas, qual que tem maior apoio da comuniade em geral?

JSF?

D

Lucas Emanuel:
Dessas tecnologias citadas, qual que tem maior apoio da comuniade em geral?

JSF?

JSF é um padrão da Sun. Tem maior aceitação, com certeza, mundial. Mas é mais complicado, pois utiliza componentes e tem uma filosofia a “lá <a href="http://ASP.Net">ASP.Net</a>”.

Citaram Spring MVC, VRaptor, cara, se quer aprender algo que preste, rápido e colocar em produção, Rails.  ouviu falar em “estado da arte”? Apresento-lhe Rails.

Mas se for obrigado a usar Java, nossa, vai levar um tempinho para aprender as dezenas de frameworks que fazem X, Y e Z. Os que estão no mercado e são bem aceitos:

Spring - não o MVC, mas o IoC;

Hibernate - hoje usam bastante a JPA, o que tanto faz se vc usar Hibernate ou EclipseLink;

JSF - é diferente dos frameworks action basead, mais complexo, porém, com muitos componentes que nem deixam você digitar muitas vezes uma linha de outra coisa além das tags, se pegar a versão 2.0 é bem mais fácil a utilização;

Struts 2 - parece que não pegou, mas tem empresas que o utilizam aqui no Brasil. É action basead e muito bom também;

Tem o Seam (JBoss Seam) que é um framework sobre o JSF, muito bom também. Está crescendo bastante  fora.
L

Cara, te aconselho a dar uma olhada em alguma aplicação básica, exemplo, de Java + Flex!
Eu vim do java “puro” e to bem impressionada com a produtividade com o Flex!

M

olá pessoal… fiquei sumido… 2 meses alocado em cliente (entrada em produção) e meu plano de estudar java foi adiado até agora rsrs

mas no entanto la no cliente me deparei com um sistema deles feito em .net curioso fui conversar com o responsavel pelo desenvolvimento.
Achei bem legal visualmente mas não entramos em muitos detalhes .
ai questionei ele quanto ao Java e tal… o mesmo defendeu o .net …
Eu como não conheco muito java, nem entrei em discussao pq nao tenho argumentos para isso.

sei que .net só roda em plataforma windows esse é um dos pontos chatos da tecnologia.
mas achei algo interessante que é a multilinguagem… da pra programar em C, vb net… etc…

Aqui alguem ja utilizou as ferramentas java e .net e poderia dar um resumo do que cada um tem de melhor?as vantagens?

Criado 14 de janeiro de 2010
Ultima resposta 23 de mar. de 2010
Respostas 20
Participantes 16