Desing Patter Business Delegate E Facade

7 respostas
R

O Business Delegate e o Pattern Facade seriam a mesma solução ?
Uma vez que o facade esconde a implementação de um método sendo a porta de entrada para um metodo, o Business Delegade faria o mesmo correto ? afinal ele esconde a implementação de um metodo sendo tambem uma porta de entrada para execução do mesmo.
Ou seriam coisas totalmente diferentes e eu estou equivocado ?

7 Respostas

M

Bom dia rogeriosantos77.

Pelo que sei, o Business Delegate é aplicada no cliente, já o Facade é um padrão da camada de negócios. Nada impede de você utilizar os dois padrões de projeto.

Até Mais,
Matheus

P

Façade, Observer, Decorator e a maioria dos padrões GoF são mais “genéricos”, eles podem ser utilizados em qualquer lugar. Seu Business Delegate pode, na verdade, ser implementado usando um Façade.

R

Então amigos, li os links entrentanto algumas duvidas pairam sobre mim ainda. Eu que eu percebo é que existe uam certa diferença na especificação do padrão e o que realmente é aplicado na vida real.
Vou expor a situação que me fez rever meus conceitos sobre o business delegate e o facade. gostaria da critica de vcs.

estiou em um projeto que esta assim.

A camada visual é JSF então o managed bean instancia uma classe Business Delegate. Dentro desse business Delegate existe uma chamada para um facade e este facade chama uma classe de negocio (BO), que contem toda a regra do negocio.
No meu ponto de vista a ligação entre a comada de negocio (a clase BO) e a camada visual o Manage Bean (jsf) deveria ser feita somente pelo facade, descartando assim a existencia do business delegate.
Entretanto um outro desenvolvedor contestou as duas estruturas sugerindo uma terceira estrutura , dizendo que o correto seria a criação de um facade que chamaria um business delegate e este por sua vez chamaria a classe ou as classes de negocio.
Confesso que achei interessante a terceira sugestão afinal acredito que o elo de ligação entre a camada visual e as demias camadas deve ser feita via facade, sendo que o business delegate encapsularia a chamada aos objetos de negocio, dando a opção de se ter a flexibilidade de trocar a regra caso necessário fazendo a alteração noi business delegate somente.

O que vcs acham ? alguima colocação que eu postei aqui faz sentido ? vendo estes cenários o que vcs poderiam fazer de critica ou sugestão ?

P

É bom lembrar que não existe “o correto” neste caso, existem opções que sempre trazem vantagens e desvantagens.

De qualquer forma, por que vocês estão utilizando um Business Delegate em primeiro lugar? Você já de uma lida nas forças para o uso deste padrão?

Sua dúvida me deu a impressão de que vocês não estão utilizando o padrão numa real necessidade. Um Business Delegate é uma Façade no lado do cliente que geralmente acessa outra Façade no lado do serviço utilizado. O grande objetivo do BD é esconder do cliente toda a parafernalha necessária para chamar um serviço.

Como um exemplo, suponha que você tenha uma aplicação web que acessa um serviço em outro servidor usando HTTP e XML. Suponha que para invocar aquele serviço você precise de algo assim:

public void procurarPorCarro(Vaga v){

Carro c;
   String mensagemEmXml = =constroiRequisicaoPara(v.getId(), TRANSPORTE.NAO_TRANSACIONAL, false, false); 
   URL servico = new URL("http://www.meuservico.com/");
        URLConnection conexao = servico.openConnection();
        BufferedWriter bf = //...
        bf.write(mensagemEmXml);
        conexao.close();
        //blablabla de HTTP

c = converteMensagemXml(resposta);   

request.setAttribute("carro", c);
   redirecionaParaAlgumLugar();
}

É claro que você poderia apenas extrair o codigo da conexao para um metodo e reutiliza-lo sempre mas isso nao resolve o fato de que o cliente (a webapp) sabe todas as esquisitices que sao necessarias para conectar ao servidor. O que precisamos eh de um Façade (que esconde esquisitices) para o cliente, logo um Business Delegate.

public void procurarPorCarro(Vaga v){
   Carro c = servicoDeLocalizacao.carroNaVaga(v);   
  request.setAttribute("carro", c);
   redirecionaParaAlgumLugar();
}

Meu questionamento no seu caso se deve ao fato de que eu acredito que você sequer tem estes problemas, logo não faz muito sentido tentar solucioná-los (uma solução para um problema inexistente acaba virando um problema por si só).

Sobre o BO, vou assumir que você quis dizer “um objeto de negócios”, se você na verdade está se referindo ao pseudo-padrão BO/VO eu acho que você tem problemas maiores para se preocupar :wink:

R

Valeu pcalcado, realmente o que vc colocou faz muito sentido pra mim e deu um clareada legal.
Acredito mesmo que não estamos tendo uma necessidade de um BD.

PS : Realmente o BO é o Objeto de negócio.

F

antigamente o Business Delegate era fortemente recomendado com o uso do Service Locator, mas com adoções de práticas de IoC você consegue bastante flexibilidade e menos acoplamento, de forma declarativa por exemplo, como no exemplo do philip acima ou obtendo algum recurso através de JNDI.

S

rogeriosantos77:
O Business Delegate e o Pattern Facade seriam a mesma solução ?
Uma vez que o facade esconde a implementação de um método sendo a porta de entrada para um metodo, o Business Delegade faria o mesmo correto ? afinal ele esconde a implementação de um metodo sendo tambem uma porta de entrada para execução do mesmo.
Ou seriam coisas totalmente diferentes e eu estou equivocado ?

Não muito. O Façade é um padrão genérico que unifica em uma invocação muitas outras invocações. É um padrão para diminuir invocações, código e simplificar o uso de alguma API. A sua função principal não é desacoplamento embora isso possa decorrer naturalmente. Um objeto façade é chamado “na frente” (fachada) de outros.

O Business Delegate é um padrão JEE e funciona como um agente destacado. É um objeto que conhece o negocio mas não está no servidor.
Ele sabe como e o quê delegar ao servidor. Ele está mais para Mediator, mas do ponto de vista do cliente ele parece um Façade por
também fica 'na frente" do servidor.

O Façade é genérico, o Business Delegate é particular da arquitetura JEE e normalmente faz burucráticos relacionados à comunicação com o servidor e não apenas invocar métodos de negocio. Ele é baeado no Façade mas tem lago a mais.
Não é totalmente correto dizer que um Business Delegate é um Façade, mas também não é correto dizer que não é.
São dois padrões de “mundos” diferentes. Então eles estão relacionados conceptualmente, embora não tenham nada em comum na hora de implementar.

Criado 8 de outubro de 2008
Ultima resposta 14 de out. de 2008
Respostas 7
Participantes 5