Diferença entre Statement e PreparedStatement

9 respostas
T

Eae galera, tudo bem?

Tenho uma dúvida:

Tenho um trabalho para fazer em que consiste em utilizar o JDBC, estou usando o driver do MYSQL.

Minha duvida é : quando devo usar o Statement e quando devo usar o PreparedStatement?

Obrigado! :wink:

9 Respostas

A

O motivo mais convincente para escolher entre um e outro que eu conheço é: se a instrução SQL (seja insert, delete, update ou select) é fixa (não muda nunca), usa-se o Statement. Mas se você usar comandos dinâmicos, que se alteram em tempo de execução mediante a passagem de parâmetros, então o ideal é usar PreparedStatement. É possível usar Statement para montar comandos dinâmicos sim, mas você tem que ficar concatenando strings, delimitando valores do tipo caractere com aspa simples… com PreparedStatement fica bem mais fácil e o código fica mais clean.

J

Alem do que o ADEMILTON falou… a instrução em um PreparedStatement é compilada, e é ideal para ser executado varias vezes consecutivas…

T

Opa, valeu! Ja entendi como funciona!

Só uma pequena dúvida: o PreparedStatement não funciona com nomes de tabelas né?

por exemplo:

PreparedStatement ps = con.preparedStatement("DROP TABLE ?");

ps.setString(1, "cliente");

ps.executeUpdate();

tive testando e não obtive sucesso...

M

Kara não tive uma esperiencia boa utilizando STatement
pq quando coloquei meu Sistema em rede Fiko uma caroça
so
muito lento mesmo
ai tive que usar PreparedStatement

L

Então cara…
sabe o que é?!
o PreparedStatement é tã espertinho, que quando você dá um setString nele, ele já coloca as aspas sabe?
você não precisa se preocupar se tem ’ no teu valor…
então por causa disso acho que você não consegue colocar o nome da tabela… o sql vai pensar que é valor…

alguem por favor me corrija se eu estiver errado, mas acho que é isso mesmo!

um abraço!

I

Sim o PreparedStatement já sabe se é necessário ou não colocar as aspas nos elementos do comando. Muito bom pra não ficar se perdendo em concatenações de instruções gigantescas.

Eu particularmente gosto de trabalhar com CallableStatement´s!

T+

L

conta ae iktuz, como que funciona esse negócio? =P
porque acha melhor?

abraço!

I

CallableStatement é uma estrutura para chamada de procedures e functions da base de dados. Eu gosto de usá-las porque posso colocar grande parte de regras de negócio no banco. Qual a vantagem? Eu trabalho com sistemas críticos de alta disponibilidade, ou seja, não podem parar (pelo menos não deveriam :wink:). Se uma regra muda ou é inserida e tivesse de fazer um refactoring no sistema teria de recompilá-lo e refazer o deploy da aplicação. Colocando no banco fica transparente, ao menos no Oracle e SQLServer. Ex.:

String[] validaLogin(String idLogin, String idSenha, String nmModulo,
			String nrIPValido, String sessionId) throws Exception {

Connection con = null;
    CallableStatement cs = null;

try {
        con = DBConnection.getInstance().getConnection(this.filePath);
        cs = con.prepareCall("{ CALL MODULO.SP_USER_VALIDATE(?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?) }");
        cs.setString(1, idLogin);
        cs.setString(2, idSenha);
        cs.setString(3, nmModulo);
        cs.setString(4, nrIPValido);
        cs.setString(5, sessionId);
        cs.registerOutParameter(6, Types.VARCHAR);
        cs.registerOutParameter(7, Types.INTEGER);
        cs.registerOutParameter(8, Types.VARCHAR);
        cs.execute();

Integer param = (Integer) cs.getObject(7);
        String value = (param != null) ? param.toString() : null;
        return new String[] {cs.getString(6), value, cs.getString(8)};
    } catch (Exception e) {
        //LOG...
    } finally {
	//closeAll...
	}

Se daqui a algum tempo quisermos inserir alguma regra nova no Login, podemos fazer dentro da procedure que ´ra aplicação ficará transparente.

Claro, há seus poréms:

[list]

• chamada de funções e procedures são um pouco menos performáticos
  • a aplicação fica amarrada ao tipo do banco (o formato de chamada das functions e procedures são proprietárias)
    [/list]

Ser menos performático não implica em ser lento :wink:
Chamadas aos comandos podem ser carregados de fora da aplicação facilmente.

É por isso que gosto de CallableStatements, T+

G

Só complementando o que já foi falado. O PreparedStatement fornece um excelente ganho de eficiência na execução de instruções que são executadas múltiplas vezes.

Sem falar que utilizar PreparedStatement aumenta o nível de segurança dos SQLs que são executados. Impedindo SQL Injection.

Criado 29 de novembro de 2006
Ultima resposta 30 de nov. de 2006
Respostas 9
Participantes 7