Dificuldade com programação Java, mais especificamente em OO

5 respostas
java
M

Aos programadores experientes, ou, que ja conseguiram se desenvolver peço a compreensão e paciencia sobre minhas frustações.
Estou tendo muita difiiculdade com orientada objeto em java, tenho persistido mas sempre a teoria é mais simples, porem chego na hora da pratica eu travo por completo e acabo não me achandoo capaz de conseguir. Sei que é um mindset ruim, sei tambem que hoje temos a internet para tirar nossa duvidas, mas gostaria de algumas dicas e testemunhos do começo de voce, meu sonho é se tornar programador back-end!

5 Respostas

G

Cara a melhor coisa é, mesmo não sabendo como fazer, idealizar um projeto e tenta-lo executa-lo. Esse processo de pesquisar, aprender, errar é que forma sua mentalidade de programador.

S

Tens que tentar pensar em como são as coisas no mundo real para então modelar suas classes com as responsabilidades adequadas.

D

Insista, insista, insista, insista, insista, insista… Faça de novo, de novo, de novo, de novo, de novo, até entender. Rascunhe em papel se precisar… Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura.

J

Foca mais em lógica de programacao, estrutura de dados, modelagem processos e modelagem de banco de dados relacional (o mais usado). OOP é uma complicação muitas vezes desnecessária pra requisitos funcionais. Geralmente precisamos só usar recursos nao funcionais utilizando OO, já prontos em frameworks e libs. Entao evite tutoriais que abusem ou forcem do uso de OOP sem necessidade. Foque em resultados, que é o mais importante pro negócio das empresas.

Na hora da prática, pratique bastante CRUDs completos. Isso é suficiente pra entrar no mercado, lá que vai ganhar experiência real.

F

Todos colegas já deram dicas interessantíssimas. Se me permite um adendo, eu diria que “na prática, a teoria é diferente”.

Pratique! Depois de algum tempo que você começa a executar, os conceitos entram no sangue e você passa a fazer as coisas instintivamente.

Neste processo, evite buscar duas ou mais linguagens simultaneamente, para não misturar os conceitos.

No mais, o que os colegas falaram é suficiente.

Que dúvidas você ainda tem? Posta aí, o debate é importante e todas as contribuições são muito proveitosas.

Criado 11 de fevereiro de 2021
Ultima resposta 11 de fev. de 2021
Respostas 5
Participantes 6