Drag and drop no JSF

9 respostas
A

Olá!

A alguns anos atrás eu fiz um curso de java EE onde vi JSF. na época o instrutor apresentou o JSF com uma interface semelhante ao delphi, .net e swing, ou seja, eu podia arrastar os componentes e montar toda a minha pagina com o drag and drop.
Hoje, já passado alguns anos eu to precisando fazer uma pagina web a empresa de um parente e me lembrei dessa facilidade do JSF. O porém disso tudo é que eu não estou conseguindo fazer aparecer essa “interface” para que eu possa programar. Já baixei a ultima versao do netbeans, eclipse, já coloquei os jars do JSF mojarra e do rich faces e nada dessa encrenca aparecer. Sei que dá para programar colocando os códigos tudo na mão grande , mas tava buscando alguma coisa que me facilitasse a vida e me polpasse tempo de desenvolvimento.

Alguém sabe o que to fazendo de errado?

9 Respostas

S

Pelo que eu sei, o drag and drop do netbeans foi descontinuado. nao sei se estou errado,

O

Sim alguns projetos não foram continuados pela ide.
E esse infelizmente foi um deles.
Ele está disponível entre as versões 6.5 até a 6.7;

L

Da uma olhada no Jboss Tools plugin para eclipse ele tem drag and drop, só que e mais produtivo escrever com ajuda da IDE do que arrastar por incrivel que pareça

A

leonardobhbr, agora que tu falou no Jboss plugin eu me lembrei que eu havia usado o red hat developer antes de se tornar pago. Com essa ferramenta Jboss plugin eu consigo pelo menos “ver” a tela ser montada?

Para a camada de view o JSF é a melhor opção de desenvolvimento java para web?

L

Sim consegue ver, tem paleta de componente object inspector e tudo mais.

Eu considero o melhor plugin que tem ate o momento ele ja vem integrado com richfaces

mostra todos componentes do jsf padrao e do rich tambem.
Da ate pra adicionar componentes na paleta

P

Olá,

Tem jeito de você usar o netbeans 6.9

no final desse tópico ensina como instalar no netbeans 6.9

http://www.guj.com.br/java/209999-netbeans-69—final/4

Falou

A

Valeu, volto a postar no forum se não conseguir fazer funcionar .

A

Ok, consegui fazer funcionar tudo o que eu queria para desenvolver só que a versão do JSF é a antiga, 1.2 e não a atual 2.0. Alguém sabe como posso fazer para ter a 2.0 e manter a opção de desenvolvimento drag and drop?

A

Olá, amigo, você conseguil resolver seu problema? pois estou com a mesma dúvida, realmente eu achei para a versão antiga, 1.2 e gostaria de usar essa facilidade de arrastar e soltar os campos igual no java pra desktop… usando netbeans…

Será que realmente não existe mais suporte?

Criado 29 de dezembro de 2010
Ultima resposta 20 de jun. de 2011
Respostas 9
Participantes 6