Duas aplicações no mesmo contexto do Tomcat...é possível?
8 respostas
A
alias
Bom dia, amigos do fórum.
Acho que nao me expressei bem no título do tópico :lol: …enfim, vou explanar a duvida, pois é o que pretendo propor a um cliente e preciso saber se ao menos é possivel.
Vou desenvolver uma solução web, JSF coisa e tal, ok. O site vai se chamar www.xpto.com.br. Vai ficar em um servidor Tomcat.
Tambem precisaria de um SEGUNDO projeto web onde seria possivel gerenciar o cadastro dos dados exibidos em www.xpto.com.br, uma especie de gerenciador de conteudo. A ideia seria colocar esse segundo projeto em www.xpto.com.br/admin
Então é possivel sim, pois o dominio www.xpto.com.br esta apontando para um endereço IP que no caso será o endereço do seu tomcat, bom até ai tudo bem, no seu tomcat você terá 2 projetos: o site e o admin.
Você irá configurar para quando acessar www.xpto.com.br redirecione para o projeto site, sendo assim você pode nomear o projeto de administração como admin, assim o acesso a area de admin ficaria www.xpto.com.br/admin.
Falou.
A
alias
Obrigado por responder, cara.
Pelo que entendi,no meu Tomcat eu terei esses dois projetos na pasta de webapps, separados…e aí acerto o direcionamento do ip apenas?
Mas dentro do contexto do projeto do site (www.xpto.com.br) terá que existir um diretorio “admin”?
Obrigado!
C
cvinicius
Bom dia
Então isso vai depender da forma que você irá desenhar sua aplicação, por exemplo, quando eu desenvolvi um projeto parecido com esse seu, eu fiz um projeto só, e dentro dele eu tinha um diretório chamado admin com todas as paginas relacionadas com a administração, as vantagens disso é que vc vai conseguir um reaproveitamento de classes, utilizar o mesmo contexto de conexão com banco de dados e etc.
Bom mas isso vai de acordo com a sua necessidade, caso você tenha que criar dois projetos também esta correto e irá funcionar de boa.
Falou
A
alias
Minha ideia é construir dois projetos diferentes, já que pretendo usar tecnologias diferentes em cada um…
Entao cara, desculpe mas ainda nao entendi, se vou utilizar dois projetos diferentes, eu terei os dois projetos em diretorios separados no webapp do Tomcat?
Ou no projeto do site (www.xpto.com.br) eu crio um contexto “admin” e jogo o outro projeto lá dentro?
Valeu!
C
cvinicius
Bom dia
Então como no seu caso você vai criar projetos diferentes e usar tecnologias diferentes, você terá que dentro da pasta webapps do tomcat ter os dois projetos, por exemplo:
1º Projeto site.war contém o site em si, sendo acessado através do endereço www.xpto.com.br/site ou www.xpto.com.br (de acordo com as configurações de host)
2º Projeto admin.war contém a área restrita onde será feita as atualizações do site, sendo acessado através do link ww.xpto.com.br/admin;
Assim é possivel ter os dois projetos no mesmo server e totalmente separados.
Falou
A
alias
Beleza, Caio Vinicius, obrigado mesmo…vou dar uma pesquisada sobre como fazer esse direcionamento de ip no tomcat…
Valeu pessoal!
G
gomesrod
Uma informação útil: Se uma aplicação for chamada de ROOT ela é chamada automaticamente quando não for passado o context.
A sugestão do gomes é bacana. O único incômodo é que a cada deploy vc precisa renomear o diretório para ROOT.
Vc pode resolver isso criando um link simbólico, caso seu servidor seja Linux.