Bom dia! Alguém sabe me dizer qual a constante KeyCode representa o caracter “.” ponto? Consegui descobrir que o caracter “.” ponto
em ascii é igual a 110 porem quando faço:
private void keyListener() {
this.addKeyListener(new java.awt.event.KeyAdapter() {
@Override
public void keyTyped(java.awt.event.KeyEvent evt) {
if (evt.getKeyCode() == 110) {
//cancela a ação
evt.consume();
}
super.keyTyped(evt);
}
});
}
Já tentei tbm com o KeyPressed porem sem sucesso, Estou fazendo um componente e não posso deixar o caracter ponto ser digitado
Obrigado…
O melhor local para tratar isso, se seu componente é de texto, não é no keyPressed. Seu usuário ainda poderá usar ações como “copiar” e “colar” sobre seu componente, usando o mouse. No lugar, aprenda a mexer com o Document do seu componente de texto.
vc está usando a IDE NetBeans? se for tenho um jeito pra não deixar o caracter ponto ser digitado através do evento do objeto JTextField.
V
ViniGodoy
ayrtonmonier:
vc está usando a IDE NetBeans? se for tenho um jeito pra não deixar o caracter ponto ser digitado através do evento do objeto JTextField.
Bom, não custa postar a solução.
Vai que alguém usando o Netbeans visita o tópico no futuro através da busca.
A
ayrtonmonier
coloque o seguinte código no evento KeyTyped do JTextArea:
if(evt.getKeyChar() == ‘.’){
evt.consume();
JOptionPane.showMessageDialog(null, não pode digitar ponto!);
}
A
ayrtonmonier
if(evt.getKeyChar() == ‘.’){
evt.consume();
}
V
ViniGodoy
ayrtonmonier:
if(evt.getKeyChar() == '.'){
evt.consume();
}
Muito interessante, mas é o que ele já havia postado.
E seu usuário sempre pode usar “copiar” num ponto escrito no bloco de notas, e a opção “colar”, bem em cima do JTextField. Pode, inclusive, fazer isso usando o mouse, o que não gera o evento KeyPressed.
É melhor ler o artigo que indiquei ali em cima e aprender um jeito certo, que não admite esse xunxo.
J
josimarsis
Galera muito obrigado pelas dicas li o artigo do vini e vou estudar um pouco a Document e assim que conseguir a solução posto aqui. Muito obrigado e qualquer coisa peço socorro novamente…
J
josimarsis
Só mais uma coisa eu uso o netbeans e estou tentando criar componentes que facilitem a minha vida. Alterado as propriedades na Document do meu componente será possivel visualizar a propriedade criada na paleta de propriedades do netbeans? Por que além de criar o componente a minha intenção é deixá-lo configurável.