Dúvida - Implementação de um screenshot para uma aplicação web
7 respostas
javafront-end
A
adxmesquita
Olá pessoal, bom dia!
Sou novo por aqui e estou sem ideias para implementar um feature num projeto web java que estou trabalhando, gostaria de sugestões de alguma bibliotecas.
Contexto: A ideia desta nova feature é desenvolver um screenshot para o usuário reportar na ferramenta de chamados o incidente que está ocorrendo (aplicação / na sua máquina local), pensei em desenvolver algo como a ferramenta de captura do windows. Logo em seguida, anexar junto ao gerenciador de arquivos / permitir enviar diretamente por e-mail.
Porém, eu já fiz algumas pesquisas sem êxito no santo Google mas não encontrei algo que me atenda há necessidade atual.
Esta aplicação tem como objetivo fornecer um serviço de captura de feedbacks para aplicações web, similar a outros serviços como UserVoice e outros.
Como funciona:
Usuário acessa o sistema e cria um registro para sua aplicação.
Nesse momento um formulário padrão de feedback já é criado e um script javascript e um css são disponibilizados para que o usuário adicione em sua aplicação.
Esse trecho de código, quano incorporado adiciona um botão ‘Reportar’ na aplicação hospedeira. Este botão ao ser acionado um popup com o formulário de feedback é apresentado ao visitante/usuário. Após ser preenchido e confirmado, há a possibilidade do usuário realizar uma captura de tela automática, que será adicionado ao feedback. Sendo que essa funcionalidade de screenshot pode ser desabilitada. Além disso o visitante pode escolher destacar ou esconder áreas da captura da tela. Após isso, é possível ao visitante revisar o conteúdo do feedback antes de confirmar o envio. Essa opção de revisão também pode ser desabilitada. Uma vez confirmada o envio os dados preenchidos são enviados ao serviço de feedback. Dessa forma, os gestores e desenvolvedores da aplicação web podem visualizar os feedbacks recebidos. Há a possibilidade também de uma gestão dos feedbacks recebidos.
Tecnologias envolvidas:
Backend do Serviço - Aplicação Ruby on Rails com banco de dados MongoDB Html2Canvas - Captura de Tela em Javascript Css baseado em Bootstrap 3 para a interface visual do formulário
A
adxmesquita
Não se aplica no contexto da solução que estou trabalhando @TerraSkilll, estou vendo alternativas para se implementar em um projeto Java web. Estou estudando a viabilidade de implementar no canvas, a ideia seria capturar também a tela remota do usuário. Tentei ver se conseguia, mas não rolou.
A
adxmesquita
Você sabe me dizer @cesarfex se é possível implementar em Java?
T
TerraSkilll
Entendi. Mas o tipo de captura que você deseja (todo o desktop do usuário, não só a página) é mais complexo e não deve ser possível só com Java Web + Javascript (por exemplo), pois foge do escopo de uma página web (navegadores limitam o acesso ao computador do usuário, principalmente por questões de segurança).