Dúvida - Implementação de um screenshot para uma aplicação web

7 respostas
javafront-end
A

Olá pessoal, bom dia!

Sou novo por aqui e estou sem ideias para implementar um feature num projeto web java que estou trabalhando, gostaria de sugestões de alguma bibliotecas.

Contexto: A ideia desta nova feature é desenvolver um screenshot para o usuário reportar na ferramenta de chamados o incidente que está ocorrendo (aplicação / na sua máquina local), pensei em desenvolver algo como a ferramenta de captura do windows. Logo em seguida, anexar junto ao gerenciador de arquivos / permitir enviar diretamente por e-mail.

Porém, eu já fiz algumas pesquisas sem êxito no santo Google mas não encontrei algo que me atenda há necessidade atual.

Alguém teria alguma sugestão por favor? Obrigado.

Att,
Alessandro Mesquita

7 Respostas

A

Cara, não sei se isso vai ajudar muito, mas acho que já é um começo

A

@Alandamatta, cara eu tinha visto este tutorial mas ainda não é exatamente do que preciso. Mesmo assim, agradeço pelo suporte.

Vou continuar fazendo uma pesquisa por aqui p/ encontrar algo parecido.

Att,
Alessandro Mesquita

T

Por que as soluções propostas não te servem?

Não há exatamente um screenshot no caso de aplicações web. O que se costuma fazer é pegar os elementos de uma página e renderizá-los em um canvas (com resultados variáveis). No canvas, você pode fazer o que quiser (inclusive gerar uma imagem). Veja mais em http://stackoverflow.com/questions/4912092/using-html5-canvas-javascript-to-take-screenshots .

Abraço.

C

Feedback Web Application

Esta aplicação tem como objetivo fornecer um serviço de captura de feedbacks para aplicações web, similar a outros serviços como UserVoice e outros.

Como funciona:

Usuário acessa o sistema e cria um registro para sua aplicação.

Nesse momento um formulário padrão de feedback já é criado e um script javascript e um css são disponibilizados para que o usuário adicione em sua aplicação.

Esse trecho de código, quano incorporado adiciona um botão ‘Reportar’ na aplicação hospedeira. Este botão ao ser acionado um popup com o formulário de feedback é apresentado ao visitante/usuário. Após ser preenchido e confirmado, há a possibilidade do usuário realizar uma captura de tela automática, que será adicionado ao feedback. Sendo que essa funcionalidade de screenshot pode ser desabilitada. Além disso o visitante pode escolher destacar ou esconder áreas da captura da tela. Após isso, é possível ao visitante revisar o conteúdo do feedback antes de confirmar o envio. Essa opção de revisão também pode ser desabilitada. Uma vez confirmada o envio os dados preenchidos são enviados ao serviço de feedback. Dessa forma, os gestores e desenvolvedores da aplicação web podem visualizar os feedbacks recebidos. Há a possibilidade também de uma gestão dos feedbacks recebidos.

Tecnologias envolvidas:

Backend do Serviço - Aplicação Ruby on Rails com banco de dados MongoDB Html2Canvas - Captura de Tela em Javascript Css baseado em Bootstrap 3 para a interface visual do formulário

A

Não se aplica no contexto da solução que estou trabalhando @TerraSkilll, estou vendo alternativas para se implementar em um projeto Java web. Estou estudando a viabilidade de implementar no canvas, a ideia seria capturar também a tela remota do usuário. Tentei ver se conseguia, mas não rolou.

A

Você sabe me dizer @cesarfex se é possível implementar em Java?

T

Entendi. Mas o tipo de captura que você deseja (todo o desktop do usuário, não só a página) é mais complexo e não deve ser possível só com Java Web + Javascript (por exemplo), pois foge do escopo de uma página web (navegadores limitam o acesso ao computador do usuário, principalmente por questões de segurança).

A solução que você quer provavelmente envolve alguma tecnologia diferente, como um programa desktop clássico (pode ser em Java também). Exemplo: http://stackoverflow.com/questions/58305/is-there-a-way-to-take-a-screenshot-using-java-and-save-it-to-some-sort-of-image .

Abraço.

Criado 17 de fevereiro de 2017
Ultima resposta 20 de fev. de 2017
Respostas 7
Participantes 4