Dúvida JPA/Hibernate X JDBC

8 respostas
J

Bom dia Pessoal, Gostaria da opinião de vocês utilizo JPA + Hibernate já a muito tempo mais não tenho visto esta tecnologia desbancar o JDBC, quase nunca vejo como exigência de conhecimento para contratação de programadores java, tenho me sentido muitas vezes limitado utilizando JPA + Hibernate e considero o desempenho dos sistemas inferior ao dos sistemas desenvolvidos com JDBC. O que esta sendo usado nas empresas? Melhor abandonar o JPA e voltar para JDBC?

Aguardo a opinião de vocês.

8 Respostas

H

Vc tem que saber JDBC para entender o funcionamento do JPA…

Desempenho inferior? Sério? Nunca vi isso se não em aplicações que precisem inserir/atualizar milhares de registros por minuto (estou falando de aplicações altamente complexas em nível de infra).

Honestamente, você não tem visto JPA/Hibernate em anúncios de java?
Procurei JPA em um email que chegou hoje para mim:

Aberto em …: 13/3/2013 12:29:00
Vaga para …: Desenvolvedor Java Junior/DESENVOLVEDOR JAVA SENIOR
Empresa …: CONFIDENCIAL
Contratação…: CLT

SÓLIDOS CONHECIMENTOS DE DESENVOLVIMENTO JEE WEBSPHERE USANDO RAD, BOM CONHECIMENTO DE PORTAL.
SÓLIDOS CONHECIMENTOS ACERCA DOS FRAMEWORKS E PADRÕES USADOS NO JEE TAIS COMO JSP, JSF, EJB, DAO/JPA SÃO MANDATÓRIOS.

EXPERIÊNCIA NA CRIAÇÃO/USO DE WEB SERVICES E DESENVOLVIMENTO WEB.

ADICIONAIS: EXPERIÊNCIA PRÉVIA COM USO DE LDAP.

LOCAL: MARACANÃ - RIO DE JANEIRO

Não sei onde você tem procurados suas vagas, mas creio que seria uma boa atualizar suas fontes…

H

H

B

Quanto ao desempenho vou ter que descordar. O JPA/Hibernate costuma ser até mais rápido.

Já quanto as exigências de mercado, realmente não vejo muito aqui em São Paulo.

Na minha opnião, os “arquitetos” não são profissionais muito bons não. Não que usar ou não JPA irá definir a capacidade deles.

F

Olha cara, já vi muitos sistemas que em se optou por fazer a chamada de PROC do que usar JDBC.
Inclusive o novo JavaEE vai suportar chamadas a procedures de maneira transparente usando JPA.

Da uma olhada nesse artigo.

Abs!

R

Eu acho difícil é ver JDBC em um anúncio de vaga.

JPA tem uma série de vantagens, porque normalmente os providers desenvolvem uma série de coisas úteis, como cache, para aumentar a performance da sua aplicação.

Coisa que você precisaria fazer na mão, ou usar alguma outra lib externa pra fazer com JDBC. Então fica meio relativo.

Só que, tem que realmente entender como funciona o JPA, como usá-lo, e o que usar aonde. E admito que o tempo pra aprender isso tudo é um tanto demorado

H

Mais uma vaga que chegou aqui (e olha que eu não estou pesquisando/procurando):

O Grupo Método RH em TI está com a seguinte oportunidade:

ANALISTA DE SISTEMAS JAVA PL

Superior Completo Informática;

4 anos de experiência com Java, SQL , Javascript, HTML, JSP, Servlets, WS, UML, JSF, JPA, JBOSS, Tomcat, Maven, ant, JME, EJB, Rich Faces, Seam, jUnit e Banco deDados Oracle.

Contratação CLT
Salário + Benefícios
Local de Trabalho: Centro ? RJ.

Na boa… ou mude onde você busca seus dados, ou o modo como você analisa as vagas.

D

eu também acho muitas vagas que tenha JPA

Criado 14 de março de 2013
Ultima resposta 14 de mar. de 2013
Respostas 8
Participantes 6