Dúvida Modelagem Sistema

7 respostas
B

Galera,

Preciso implementar um sistema que simplesmente controle a entrada e saída de produtos, sendo que na saída seja gerada uma especie de nota fiscal, chamada de romaneio. O sistema é bem simples, mas mesmo assim gostaria das criticas e sugestao de vcs. :wink:

7 Respostas

P

Se o primeiro produto do seu desenvolvimento é o diagrama de classes, nao tenho a menor dúvida que estará faltando algo.

Comece com os casos de uso, usando diagramas e VBP (Velho e Bom Português). Cuidao porem para não se esmiuçar demais nas especificações, comece o quanto antes a entregar algo para ser “experimentado” pelo usuário, o que aumentará enormemente as chances de que o que vc. fez ser o que ele precisa.

B

Olá psevestre,

Eu fiz uma descrição bem detalhada do sistema, uma descrição do problema, diagrama de casos de uso e diagrama de atividades para alguns casos de uso. O que eu quero é apenas uma ajuda para saber se meu diagrama de classes está indo no caminho certo.

Dá uma olhada aí, e vê o que você acha. :wink:

Valeu!!!

C

Bruno,

Duas observações:

1.O sistema é bem simples, não há como armazenar categorias de produtos, por exemplo. Outro ponto, é mesmo necessário ter um campo ‘nome’ e outro ‘descrição’ para os produtos ?

2.Há muitos gets/sets para campos isolados, você está realmente enxergando ‘produtos’, ‘clientes’, etc como objetos ?

São apenas críticas construtivas… :smiley:

Abs,

B

1.O sistema é bem simples, não há como armazenar categorias de produtos, por exemplo. Outro ponto, é mesmo necessário ter um campo ‘nome’ e outro ‘descrição’ para os produtos ?

Realmente, vou precisar de categorias mesmo e o campo nome também não se faz necessário.

Não sei se eu entendi bem seu questionamento, mas acredito que precisarei sim, para as classes DAO, ou não?

Obrigado pelas sugestões!!!

F

Porque vc esta sobrescrevendo os metodos insert, delete, update e lista nas suas classes DAO concretas?

Se vc usar generics + Reflection + Hibernate, isso nao vai ser necessário…

C

Repita comigo:

Individuals and interactions over processes and tools
Working software over comprehensive documentation
Customer collaboration over contract negotiation
Responding to change over following a plan

S

cv:
Repita comigo:

Individuals and interactions over processes and tools
Working software over comprehensive documentation
Customer collaboration over contract negotiation