Dúvida Nomenclaturas Java

5 respostas
L

Boa tarde pessoal, trabalhei um pouco com Java há aproximadamente 2 anos e desde então tenho trabalhado com .NET (não me crucifiquem!).
Recentemente voltei para um projeto JAVA em Swing e estou com algumas dúvidas, sobre boas práticas em Java:

Em .NET usamos os sufixos BEs, DHs, BOs e DAOs. Além do “I” para indicar que a classe em questão é uma interface. Exemplos:

• ProdutoBE (mapeamento do banco);
  • ProdutoDH (data holder - extende o ProdutoBE e adiciona mais algumas propriedades, por exemplo informaçãoes para auditoria);
  • IProduto (interface do produto);
  • ProdutoBO (classe de negócio);
  • IProdutoDAO (interface para o DAO);
  • ProdutoDAO (DAO de produtos).

Eu dei uma pesquisada rápida e verifiquei que em Java temos os VOs, DTOs, Impls, etc… Quais são adequados para o meu exemplo?

[]s

5 Respostas

I

Basicamente no Java: Classes e interfaces com a PrimeiraLetraDeCadaPalavraEmMaiusculo, métodos e variáveis com a segundaLetraDeCadaPalavraEmMaiusculo e constantes com a PALAVRATODAEMMAIUSCULO

L

E quanto aos sufixos e prefixos, costumam utilizar?

E

Sufixos são bastante usados (como DAO).
Quanto a prefixos (notação húngara) não se usam, exceto, obviamente, quando você tem elementos de interface de usuário que correspondem a um determinado campo.
Por exemplo, se você tem uma classe que representa um Usuário, a classe GUI que mapeia a entrada de dados a essa classe Usuário provavelmente vai ter campos com nomes “txtNomeUsuario” ou “cboEstadoCivil”. Por exemplo, o WindowBuilder tenta fazer exatamente isso quando sugere um nome de campo.

L

Quais são os sufixos mais conhecidos em java?

J

lmorelato,

Dá uma olhada aqui, principalmente em Lexical Structure.

Sufixos bastante utilizados: DAO, Service, Validator, Controller. Alguns padrões também são feitos, por exemplo, colocar o mesmo nome do Mapping do Controller (pelo menos no Spring) com o mesmo nome do diretório que estão as views.

Por exemplo:

@RequestMapping(value = "/user") public class User { ...}
E o nome do diretório que estão as jsp´s, dentro do WEB-INF ficaria user.

Criado 29 de abril de 2012
Ultima resposta 3 de mai. de 2012
Respostas 5
Participantes 4