Tenho um dúvida a respeito de orientação a objetos, especificamente em java. Por exemplo: tenho uma classe que representa o objeto Funcionário. Em uma aplicação pequena fica muito visível e fácil de entender, quando instanciamos um novo Funcionário na classe principal, podemos pegar informações do mesmo, e setar dados, porém não sei como faz isso quando estamos utilizando diversas classes.
Por exemplo: instanciei o Funcionário com o ID 1 na classe principal. Agora, em outra classe preciso resgatar exatamente o mesmo funcionário, porém não é possível. Alguém me explica pfv.
Resumindo o exemplo: Possuo diversos funcionários, porém preciso acessá-los em outras classes… Os funcionários são criados na classe main, porém preciso acessá-los da classe AcessadorDeFuncionarios.
Códigos:
-
Classe Funcionário:
//VALORESprivate int ID;
private String nome;//MÉTODOS SETTERS E GETTERS public int getID() { return ID; } public void setID(int iD) { ID = iD; } public String getNome() { return nome; } public void setNome(String nome) { this.nome = nome; }
Classe Main:
public static void main(String[] args) {
//INSTANCIANDO UM NOVO FUNCIONARIO
Funcionario f1 = new Funcionario();
f1.setID(10);
f1.setNome("Joãozinho");
}
Classe AcessadorDeFuncionarios
public void exexmplo() {
//f1 ?
//Main.f1 ?
/*NÃO QUERO CRIAR UM NOVO FUNCIONÁRIO COM O MESMO "NOME", QUERO
PEGAR O MESMO FUNCIONÁRIO QUE INSTANCIEI NA CLASSE MAIN*/
Funcionario f1 = new Funcionario();
}
Desculpa se não postei de forma correta ou se ficou muito confuso. Grato desde já.