Respondi a uma pergunta semelhante esses dias, talvez te ajude:
A
Alantv
Muito bom o seu post, mas ainda fiquei com algumas duvidas, aqui não tenho ninguém que possa ser o meu mentor, e não gostaria de estudar uma linguagem que não iria usar depois.
Me encontro na mesma situação que o rapaz e já estou procurando muito os fundamentos e a parte teórica, já fiz 2 cursos sobre lógica e estou lendo a respeito, mas queria saber o caminho que preciso seguir.
Pensei em estudar Java, mas o pouco que sei me mostra que vou precisar como vc colocou lá sobre web, qual seria um roteiro de estudo a seguir?
Esta chegando as minhas ferias e quero estudar muito nas férias…
D
Daniel_Dias
pode começar por aqui :
L
lvbarbosa
Então, infelizmente não existe uma trilha perfeita de estudos que você pode seguir de forma linear. Os conceitos estão intrinsicamente relacionados, tem que estudar várias coisas em paralelo. É um pouquinho perturbador no começo, mas com o tempo você acostuma e aquilo passa a ficar claro!
Eu posso tentar te dar um caminho, mas não ache que é o mais correto nem o melhor:
Lógica de Programação, Algoritmos, em paralelo com alguma linguagem simples de utilizar, como Python
Estruturas de Dados
Orientação a Objetos (junto com alguma linguagem que te deixe fazer isso, pode continuar com Python mesmo, ou ir para Java)
HTTP e como funciona a arquitetura Cliente-Servidor
A partir daqui você já vai saber se virar e o que precisa estudar
Note que não é uma sequência de passos como parece. Você vai começar pelo 1 e, após algum tempo, adicionar o 2 nos seus estudos, em paralelo ao 1. Em seguida, adicionar também o 3, e assim por diante. O estudo é eterno, a diferença é que lá na frente você vai estar lidando com 200 conceitos ao mesmo tempo sem nem perceber, de forma automática.
A
Alantv
Muito obrigado mesmo!
Entrei na comunidade certa, e foi a primeira que eu entrei.