Dúvida sobre Abstract Factory

23 respostas
R

Estou estudando os padrões de projeto Factory Method e Abstract Factory.

O Factory Method ficou bem claro que através de apenas 1 método você passa o parâmetro e ele cria o objeto de acordo com aquele parâmetro. Porém o Abstract Factory pelo que percebi é uma Fabrica de criar Fabricas, e ainda não consegui ver a utilidade disso, mesmo porque o Factory Method o faz de forma mais simples.

23 Respostas

V

O AbstractFactory é um objeto que contém um conjunto de fábricas de coisas relacionadas. Por exemplo, você tem um Game de pacman, e quer permitir a inclusão de skins nesse game. Você pode criar uma AbstractFactory assim:

public abstract class SceneFactory { public abstract PacmanView createPacmanView(); public abstract GhostView createGhostView(); public abstract FruitView createFruitView(); public abstract PillView createPillView(); public abstract WallView createWallView(); }

Se aguém quiser criar uma nova skin para seu game, basta agora implementar essa Factory abstrata. Por exemplo, você poderia querer ter um Pacman com o estilo do gótico:

Veja que para o programador de GothFactory, fica fácil saber todas as fábricas que precisam ser criadas, pois o AbstractFactory contém uma série de TemplateMethods, que são também FactoryMethods.

R

Então pelo que eu entendi o Abstract Factory serve apenas para definir uma Interface (contrato padrão) do que deve ser implementado, mas esse não é conceito de Classe Abstrata ou mesmo Interface ? Em que o Abstract Factory acrescenta nestes conceitos ?

R

Estou “voando” um pouco ainda no conceito de Abstract Factory.

V

rlanhellas:
Então pelo que eu entendi o Abstract Factory serve apenas para definir uma Interface (contrato padrão) do que deve ser implementado, mas esse não é conceito de Classe Abstrata ou mesmo Interface ? Em que o Abstract Factory acrescenta nestes conceitos ?

Não acrescenta nada aos conceitos, ela usa esses conceitos.