Estou com uma duvida sobre um livro de Lógica de programação que encontrei pela internet.
Quero aprender a programar e serei autodidata nisso, encontrei o livro “Introdução a Programação com Python”, mas esse livro é de 2014, gostaria de saber se ele ainda continua atual, tendo em vista que já tem quase 5 anos, e se será útil para o aprendizado.
segue o link do livro: https://python.nilo.pro.br/
Desde já agradeço a todos que responderem.
Duvida sobre livro de lógica de programação
7 Respostas
Como o foco do livro é ensinar a programar e não em versões do Python, não tem problema se seu objetivo for esse.
Meu foco é a lógica de programação, nesse caso posso usar esse livro como guia?
Nao, é um passo a frente. Procure sobre livros de algoritimos e lógica de programação .
Mas na descrição do livro diz que ele é focado na lógica de programação. Não séria mais prático começar logo por ele?
O sujeito vai ao médico e diz “Doutor, estou com uma terrível dor no coração, será que vou ter um infarto?”. O médico responde: “Quando você infarta, você não sente dor nenhuma.”. Ao que o paciente treplica: “Doutor, meu pai sentir uma dor parecida com essa e morreu em seguida”.
O que eu não entendo é: você pede opiniões. Quando alguém opina, você questiona a opinião dessa pessoa.
Logo, sugiro que você não peça opiniões.
Concordo com o @javaflex, Lógica de programação é uma coisa e não deve estar associada a linguagem nenhuma.
A partir do momento que você inclui uma linguagem, você está assumindo o risco de aprender a linguagem e associar a construção de estruturas lógicas ao que a linguagem oferece de recursos.
Seria o mesmo que aprender alemão com um professor que só fala inglês e não fala português. Possível é, não é recomendado.
A Softblue possui um curso gratuito de lógica de programação, da uma olhada la
http://www.softblue.com.br/site/curso/id/6/CURSO+DE+LOGICA+DE+PROGRAMACAO+BASICO+ON+LINE+LO06+GRATIS
Então por que veio perguntar?
Cara, tem um ditado muito bom: nunca pergunte sobre algo que já sabe a resposta.
Agora, entenda o seguinte: conceitos são conceitos, seja de lógica, de uma linguagem, um padrão de desenvolvimento…
Por mais simples que seja, você ainda terá o desafio de aprender aquela linguagem. Enquanto que, se optar só pela lógica, vai perder um tempo muito menor para aprender algoritmos (se usar VisuAlg então…) e vai conseguir consolidar os conceitos mais elementares.
A partir daí, sim, pode se atirar de cabeça em python, perl, javascript, php ou o que for