Duvida sobre o numero nas versões dos programas

9 respostas
D

Fala galera, sempre vejo nos programas os numeros das versões, tipo Photoshop 5, 5.5, 6 e etc. Queria saber se tem alguma regra pra fazer isso ou é o progamador q escolhe do jeito q ele quer, se a proxima vai ser 1.1 ou 2… E o build oq seria?

:lol:

9 Respostas

F

tipo, eu faco assim, se o prog for beta eu ponho o primeiro numero como 0, e qndo sai a primeira versao nao-beta eu ponho como 1, qndo eh feita uma pequena alteracao, eu incremento 1 apos o ponto, por ex, se um bug da versao 1.0 eh corrigido, eu lanco a 1.1, e dependendo da alteracao eu aumento mais de 1, por ex, se eu corrigo uma serie de bugs e acrescento algumas coisas, dai eu pulo da 1.0 pra 1.5 por ex… e se na atualizacao eu modificao MUITA coisa, dai eu mudo o primeiro numero, por ex, se ta na versao 1.5, dai eu modifico completamente o prog, dai eu paco pra 2.0…

bem, eh assim q eu faco, se tem alguma regra eu n sei… mas eu acho q eh o programador q escolhe hehehehe

M

… um exemplo disso é o próprio Java, parece q a Sun inovou tanto no Java Tiger 1.5 q mudou simplesmente pra Java 5, pelo menos foi oq eu li em notícias… :slight_smile:

V

A versão de softwares segue duas orientações. Uma técnica e outra mercadológica.
Na orientação técnica, geralmente determina-se um padrão, tal como o do Felipe. E na orientação mercadológica seguem-se sugestões vindas do além.

Obviamente, software comercial é mais fortemente influenciado pela orientação mercadológica enquanto software livre tente mais para a técnica.

Isso explica a diferença entre Corel 11, Office 2000, e Eclipse 2.1.3. E não é raro um software livre de alta qualidade ainda na versão 0.0.1. Diz a lenda que um software só passa para a versão 1.0 quando atinge todos os requisitos inicialmente idealizados pelo seu criador.

Obs1: Eu achei ridículo esse J2SDK 5.0

Obs2: Quer coisa mais horrível que Windows 3.1 => 95 , 98, 2000 => XP
Poxa, só aí exitem 3 formas de nomenclatura!

F

hauahuahauahu essa do sdk 5.0 eh um erro, na pagina da sun, eu vi outro dia, na verdade eh 1.5.0 hauahuahauahuahua pra conferir, vai em api specification, vai aparecer o 5.0, dai eh soh clicar e na pagina da especificacao ta certo, lah ta 1.5.0 beta 2…

E

Uma forma que eu uso como padrão e acho legal é a seguinte:
Versões betas -> impares
Versões nao betas -> pares
ex:
0.1.5

1. 1ra versão desenvolvimento
    1. 1ra versão funcional - com bugs/alteracoes para fazer
    1. 5nto commit no cvs da versão 0.1 =P

1.2.2

• 1 - 1ra versão nao beta
  • 2 - nao beta (Funcional)
  • 2 - segundo commit no cvs (normalmente acerto de pequenos detalhes…)

E outra coisa que acho importante salientar…
Pular da versao 1.0.0 para 2.0.0 somente quando as versões tornam-se incopatíveis…

Abraços,

V

“eltonk”:
Uma forma que eu uso como padrão e acho legal é a seguinte:
Versões betas -> impares
Versões nao betas -> pares

Bem lembrado. Isso é bem comum, principalmente em software livre.

8O Meio forte demais, não acha? Quer dizer que se faço um software extremanente extensível, com plugins e tal, vou ficar preso em uma 1.978? :???:

J

ahhhhhhh

controle de Versão nao eh algo pra ser discutido, cada um faz como quer…

por exemplo o Mozilla FireFox, ele está na versão 0.9 mas isso nao significa que ele seja ruim, e sim que, a ideia inicial dizia qeu ele faria zilhoes de coisas… e quando todas essas coisas tiverem sido implementadas, dai sim vai ser a versao 1.0 eh 0.9 pq ja tem uns 90% implementado…

bom, quanto a versoes superiores, vai ficar como 2.0 quando eles conseguirem alcançar todas as espectativas do proximo projeto, enquanto isso os BugFixes vao sendo incrementados como 1.x.y sendo X provavelmente o andamento do projeto, e Y os bugFixes

é um otimo padrao para se seguir!

Até mais!

V

Quando se conserta bugs e implementa-se novas funcionalidades de uma vez, prevalece as novas funcionalidades, não é?

J

Em teoria seria, se é que existe uma teoria para isso…
hahaha

como eu disse antes, isso eh uma coisa meio pessoal tbm…
vc é quem sabe o que colocar… Inventa ai um novo padrao ai… =)

cya![size=“14”]Juliano v347.57b[/size]

=)
haiuheiuah

cya!

Criado 5 de julho de 2004
Ultima resposta 7 de jul. de 2004
Respostas 9
Participantes 6