Duvida sobre um cadastro em um formulário - JSF / Primefaces

11 respostas
primefacesjava
D

Estou criando essa aplicação simples do zero para melhor entendimento e tenho alguma duvida. Neste formulário possuo um campo CPF que vem de uma classe Cliente, onde quero usar um autoComplete. Neste caso é boa pratica pegar essa informação do banco para persistir e assim não fica redundante?

11 Respostas

L

Normalmente se utiliza auto complete em informações que podem se repetir, como nome, data de nascimento, cidade, endereço, CEP e similares.
CPF, RG, CNPJ e afins não deveriam se repetir, logo, não faz tanto sentido ter um auto complete para tais campos.

D

porque no caso, seria o seguinte: Ao salvar esse serviço salva uma informação do cliente, para uma garantia desde respectivo serviço.

Qual seria a melhor forma?

W

Boa tarde Dayson,

Para que seja realizado o pedido provavelmente deve existir um cliente cadastrado.

É interesante que você crie um mecanismo de buscar o cliente ao seu gosto, e depois que o cliente for encontrado você continua a preencher o pedido.

Boa sorte ai.

D

sim, estou até criando a entidade Cliente agora e ela se relaciona com serviço.

W

Dayson,

Seria interessante ao final da busca do cliente você apresentar pelo menos o nome dele.

D

legal, mais se existir uma possibilidade de numero iguais?

Digitando o CPF, e ao selecionar eu posso mostrar uma campo com nome preenchido.

W

Dayson,

O CPF é uma chave forte, não pode existir duas pessoas com o mesmo CPF, é até interessante você proteger isso no seu cadastro de cliente. (Ou na criação da tabela)

D

humrum… já ia te perguntar isso como poderia mapear o meu CPF na entidade Cliente?

L

private String cpf;

W

Nos meus projetos eu gosto de seguir a seguinte estratégia:

private Long id; // PRIMARY KEY
private String cpf // UNIQUE KEY

Se estiver utilizando JPA, da uma pesquisada em UNIQUE KEY

D

ok valeu!

Criado 20 de março de 2017
Ultima resposta 20 de mar. de 2017
Respostas 11