Duvidas em Expressões Regulares com Java?

10 respostas
java
R

Estou estudando ER e gostaria de saber como resolvo o seguinte problema: um programa com sentenças de modo que o numero de simbolos “a” seja par, e o ultimo simbolo seja “b”.
Exemplo: aab, aaaab, aaaaaaaab etc.

Estou usando o seguinte código, mas ele só da cadeia rejeitada. Nenhuma é aceita:

import java.util.*;
import java.io.*;
public class Sentencas_ultimo_b_a_par{

private static String s;

private static int p;

private static boolean xp(String c){
		return(s.substring(p,p+1).equals(c));
	}

private static boolean np() {
		p++;
		return(true);
	}

private static void ler_cadeia() {
		p = 0;
		System.out.print ("===============================================================");
		System.out.print ("\nReconhece cadeias que terminam com b, e a sendo pares");
		System.out.print ("\nUse '@' no final para finalizar "); 
		System.out.print ("\n===============================================================");
		Scanner scan = new Scanner(System.in);
		System.out.print ("\nCadeia (formato xxx@): "); 
    	s = scan.nextLine();
	}

public static void main(String args[]){
		String fim = "@";

ler_cadeia();

if(xp("b") && np()){
			if(xp("a") && np());
		}
		while(xp("b") && np()){
			if(xp("a") && np());
		}

if (xp(fim)){
			System.out.println("cadeia ACEITA! \n");
		}else{
			System.out.println("cadeia REJEITADA! \n");
		}
	}
}

10 Respostas

A

A resposta em js (pq é mais simples fazer no console do browser), mas em java é a mesma coisa:

"aaaaaab".match(/^(aa)+b$/)

O ^ e $ pra garantir o início e fim da palavra, o sinal + indica que o valor tem que ser repetido uma ou mais vezes, e nesse caso o valor é o grupo (aa), ou seja, um par de letras a. Por último o b sozinho.

R

Obrigado, de antemão.
Tentei adaptar o codigo, mas não consegui. Onde eu colocaria esse código dentro do meu?

A