Estudo programação há algum tempo e não tenho muitas dificuldades em aprender as linguagens. Mas tenho muitas dúvidas quando o assunto é lógica.
Gostaria de saber por quais etapas de ação a maioria dos programadores costumam passar para resolver resolver seus problemas.
Todo mundo usa diagramação, pseudocódigo, etc??? Ou partem direto para o código?
Sobre a diagramação: Existe algum bom software para elaboração de diagramas de bloco? Ou o melhor mesmo é resolver com papel e caneta?
escreve o algoritmo e um prototipo primeiro num papel. Essa é a maneira mais prática de estudo.
F
Fexx
Quando se está iniciando com lógica, a melhor maneira de aprender é escrever e reescrever algoritmos, diagramas, pseudocódigo etc, tudo em um papel, até fixar bem.
Fixando bem, isso tudo voce vai fazer um diagrama na cabeça apenas ao ver um problemas para resolver.
R
renanrdaros
Fexx
juliocbq
dreampeppers99
Valeu pelas dicas!
Alguém tem mais algumas?
R
renanrdaros
Up!
N
netooliveira33
Carah pra gente começa a programar vc tem que fazer a documentação principalmente se vc for fazer com banco de dados SQL, deve fazer o modelo conceitual, e o modelo logico pra vc nao ficar perdido na hora de desenvolver primeiro o BD e depois sicroniza com o aplicativo da linguagem.A logica vc desenvolve resolvendo problemas pode ser ate matematicos mais para programar deve conhecer o API da linguagem se for JAVA usa o “DEITEL Java como programar”.
R
renanrdaros
netooliveira33
Valeu, cara! Mas não foi bem isso que eu perguntei.
C
clauslk
eu sempre tento organizar meu pensamento desta forma …
1 - saber o que quer fazer
2 - listar o que vc tem que fazer na rotina a ser desenvolvida
3 - executar as tarefas listadas ate concluir
4 - testar …
exemplo :
1 - quero registrar uma venda
2 -
verificar se o cliente esta com o cadastro completo
verificar estoque dos produtos antes de lancar na venda
calcular o total do pedido ao incluir um item
etc
3 - desenvolver o que foi listado
4 - testar / um teste aqui outro ali sempre eh bom
eu sei que nao é exatamente o que vc perguntou… mas tente pegar o espirito da coisa… o segredo eh organizar as suas ideias… a partir dai vc resolve pequenos problemas … e quando vc ve… esta td pronto… bombando xD
flw… abrass
R
renanrdaros
clauslk
Valeu! É bem isso aí que eu quero saber mesmo. Quero umas dicas de como o pessoal costuma trabalhar pra chegar em um algoritmo… e foi o que você fez.
C
clauslk
fico feliz em ter ajudado… se precisar estamos ai…