É necessário configurar drivers do mysql no Tomcat?

10 respostas
B

Falai pessoal!!

Estou aprendendo JSP, e como testes, estou integrando com algumas regras de negócio que já tenho em java.

Ex: tenho minha classe cliente, com um método listar, que quando testado com Junit funciona perfeitamente.

Porém, quando tento rodar minha página JSP, que chama o método listar, ele me retorna um erro:

java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver

Minha dúvida é o seguinte, o driver é reconhecido quando rodo um teste pelo Junit. Mas será que tenho que fazer alguma configuração no Tomcat para o reconhecimento do Driver do mysql?

Vlw pessoal desde já pela atenção!!

10 Respostas

R

Coloque o driver no diretório lib do seu projeto.

P

Deve estar na WEB-INF/lib da sua aplicação ou na pasta lib do seu Tomcat.

B

Coloquei o driver no lib, tanto que qdo faço os testes, ele faz a conexão corretamente, e me retorna os dados.

O problema mesmo, é quando rodo a página jsp…

E essa lib está no projeto, digo, nem dentro do source dos códigos java, nem no webcontent…e com o build path devidamente configurado…

Só uma coisa: pra configurar o driver, eu coloquei o eclipse na perspectiva java, pois na javaee não conseguia acessar o build path…

Será que tem alguma coisa errada…?

Abs

B

Vlw pela ajuda pessoal!!

Pedrosa, era isso mesmo!! coloquei o driver na pasta WEB-INF/lib e funcionou direitinho…!!

Ajudou pra caramba cara, abs!!
:smiley:

P

Tudo o que fica nessa pasta é adicionado ao CLASSPATH da sua aplicação. Cuidado para não colocar qualquer coisa lá sob risco de ter sérias dificuldades no futuro (leia-se problemas de incompatibilidade de versão ou coisas mais sinistras).

B

Essa maneira está correta, ou teria uma maneira mais segura de usar os drivers?

A

Eu costumava deixar tudo na pasta lib do servidor e usar as referências no projeto pra lá. Acho que fica mais fácil de gerenciar (não precisa ficar catando jars pelo computador). Alguém sabe me dizer uma desvantagem?

B

Pode crer, fica mais organizado assim…fora que não preciso carregar em cada projeto que desenvolver os mesmos jars… deixo eles concentrados em um único lugar…

A

O ideal e recomendado pela documentação do tomcat é deixar na pasta lib do tomcat.

referencia:

http://tomcat.apache.org/tomcat-5.5-doc/jndi-resources-howto.html

A

De fato. Além disso, se você vai fazer um commit desse projeto pela primeira vez e não tomar cuidado, o tamanho dele pode ser gigantesco. Nada a ver o que eu disse, mas tudo bem. Hehe.

Criado 7 de janeiro de 2010
Ultima resposta 7 de jan. de 2010
Respostas 10
Participantes 6