É possível aprender sozinho?

17 respostas
D

Olá a todos

Estava vendo as vagas disponíveis no guj hoje e tive a seguinte dúvida: É possível aprender todas essas tecnologias estudando sozinho ou somente trabalhando e aplicando na prática?
Algumas delas são : Design Patterns, JSF, Hibernate, Tomcat, Maven/Ant e Webservices, ireport, jasper, eclipse(?), joomla, wicket, servlets, jboss, subversion, soa, scrum j2ee, blablablabla…
Pergunto porque se não for possível estudar sozinho a ponto de ter um bom aproveitamento do que foi estudado e assim poder dizer “EU SEI …” em um CV ou numa entrevista, acho que é de pouco proveito estudar estas tecnologias. Seria melhor estudar uma linguagem de programação nova, ou talvez estudar coisas como estrutura de dados, ia, engenharia de software por exemplo. O que acham?
Estudar tecnologias ou conceitos da computação em geral?

17 Respostas

M

eu acho que vc pode estudar sozinho, pra ter uma base, mas tem é quando vc usa no dia a dia que vc realmente enfrenta os problemas e aprende.

eu particularmente sigo o seguinte método: aprendo o necessário, e em seguida tento simular algo do meu trabalho com essa tecnologia. por exemplo, eu esto aprendendo ruby, e como saber se eu já sei o suficiente? to tentando construir em ruby uma parte do sistema que eu uso no trabalho. os resultados são muito bons.

M

dio.msg

Brothrer, me encontro na mesma situação que a sua. Hoje mesmo levantei as seguintes questões:
http://www.guj.com.br/posts/list/143573.java

Minha opinião é: Sim, é possível aprender sozinho
Porém, existe a competição do mercado o que exige que você tenha experiência na área. Aí que começa o pepino. Se você já trabalha na área ou tem experiência em outra linguagem fica mais fácil ingressar no mercado.

Ou, o meu caso. Eu era analista de Marketing Online e resolvi investir na linguagem Java este ano, MAS todas as entrevistas que realizei este mês, exigiam experiência na área.

Estou estudando por conta e desenvolvendo projetos pessoais de todos os pontos que você citou e mais um pouco. Não vou desistir até encontrar um estágio.

Abs

MArcio.

J

É sim, com esforço tudo é possível.
Mas para aprender da melhor forma, deve seguir uma metodologia.

A parte mais importante da computação, são os algoritmos. Sem eles, não adianta ser expert em linguagem nenhuma.
Se for iniciante, comece com um bom livro de lógica de programação(algoritmos), e os aplique em uma linguagem a seu gosto.
Assim vai estar estudando as duas coisas em paralelo.

Então, pode seguir a ordem:

Fundamentos(as coisas mais importantes) da computação(Pelo menos algoritmos, tem que aprender bem):

Algoritmos,
IA,
Imagens digitais,
Cálculo,
Compiladores,
Estrutura de dados,

Tecnologias(Importantes, na minha opinião apenas no quesito conseguir emprego)
JSF,
Hibernate,
Tomcat,
Maven/Ant
Webservices,
ireport…

Se você conseguir a primeira parte, vai se tornar um ótimo profissional. A segunda parte é questão de treinamento.

J

Tudo o que sei aprendi sozinho, na marra, pois onde eu morava não tinha curso.

Até hoje continuo aprendendo assim.

L

josenaldo:
Tudo o que sei aprendi sozinho, na marra, pois onde eu morava não tinha curso.

Até hoje continuo aprendendo assim.

Idem

B

o que nao eh possivel aprender sozinho? tudo depende do ponto de vista!

J

Se o Lazarento nao for autodidata ta lascado nessa area…

vai ficar esperando o negocio firma no brasil e ter uns prof p/ ensinar isso e aquilo e quanto ter um problema vai travar

A

Voce não vai aprender tudo, tenha apenas a preocupação de saber em quais aplicações determinada tecnologia ira ser bem aplicada, com o tempo e pratica voce melhorará, pois se quiser aprender vai demorar pois tudo sempre esta mudando sempre inovando tbm…entao foque em estrutura de Dados e corre pro abraço da tecnologia JAVA e seus fremwors;;;;básicos (struts, hibernat, xhtml…) é isso aii!

A

claro boa parte você aprende mas algumas coisas você terá dúvida

mas tem que se dedicar muitas coisas que eu sei eu aprendi sozinho

mas tb isso pode gerar dúvidas

J

A Computação não muda nada. Está ae desde a época de aristóteles, e continua a mesma. A única coisa que muda são tecnologias.
As matérias de cálculo e algoritmos são essenciais, e é isso que se precisa aprender bem. Linguagens e frameworks você consegue aprender com livros.

Se bem, que com um bom livro, dá para aprender qualquer coisa.

C

Cara, na minha opinião tudo depende do que vc vai querer fazer para viver…

se vc quiser mexer com programação, existem fundamentos da computação que vc vai precisar saber e tb vc vai precisar conhecer varias tecnologias relacionadas a programação. E assim é a mesma coisa para todas as outras areas da computação…

então é possivel sim aprender sozinho, pois se o caso for faculdade vc vai acabar aprendendo sozinho da mesma maneira… :lol:

A

Não só é possível, como também é necessário aprender sozinho. E, como já foi falado, é importante não apenas estudar, mas também aplicar na prática. Só daí vem a experiência.

abraços

M

Estou a menos de seis meses nessa área…
Qando comecei a facul em abril, nao sabia nem o q era um “bit”, vê se pode…

Com estudo(e sem nenhum curso, nem ajuda de + ningem), mta dedicaçao e paciencia hj programo bem em tres linguagens de programaçao, e continuo neste caminho…

Tudo na vida, pra ser bem feito exige esforço!!

J

Alexandre Gazola:
Não só é possível, como também é necessário aprender sozinho. E, como já foi falado, é importante não apenas estudar, mas também aplicar na prática. Só daí vem a experiência.

abraços

Concordo com você, entretanto existem informações que é necessário elevar o nível de conhecimento para lugares onde você possa compartilhar com outras pessoas, e nisso crescer profissionalmente, tecnologia é tudo na base de test e aplicações aceitáveis, certas informações só mesmo no meio profissional, não vai ter jeito.

L

claro que dar, porem a pratica no dia-dia faz a diferença, e tem que ter paciencia e controlar ansiedade e ir deixand as coisas acontecerem pq uma coisa leva a outra. hoje um struts, amanha um jsf :D, agora lembre-se que o estudo autodidata a disciplina, determinacao e persistencia sao fatores essenciais e decisivos.

N

É possível sim, aprender sozinho mais o mais importante e essencial é “TER VONTADE DE APRENDER”, porque a vontade de aprender é maior do que o conhecimento. :wink:

W

É possivel aprender sozinho, desde que você exercite o que aprendeu sozinho, como? Inventa uma aplicação, pra fazer alguma coisa que talvez lhe de algum retorno financeiro ou não, por que pelo menos o retorno de aprender você vai ter… mais tem que inventar a aplicação, desenvolver, testar, desenvolver, testar, testar, implantar e ser feliz. :smiley:
Em relação a ter experiencia para achar emprego, da pra mentir só um pouquinho no curriculo, mais você tem que realmente saber, para se destacar dos outros entrevistados, se você se destacar nos testes, a uma grande possibilidade de que a vaga seja sua.

Criado 5 de novembro de 2009
Ultima resposta 18 de nov. de 2009
Respostas 17
Participantes 17