É possivel trabalhar (estudar) 2 linguagens ao mesmo tempo?

22 respostas
L

Eai Gujeros beleza ?

Bom galera … vou contar minha experiência para vocês … fiz um curso técnico voltado para o lado de programação, nele tive boas noções de C# , C , PHP e Banco de Dados , trabalho des dos meus 14 anos , no meu primeiro módulo sem saber muita coisa de programação recebi uma chamada para entrevista em uma empresa de desenvolvimento só que em cima da linguagem JAVA , bom … resolvi fazer a entrevista e tal , sempre me dei em matemática e tive uma boa lógica , no fim de tudo fui chamado para a vaga mesmo sem conhecer JAVA , o tempo se passou em torno de 6 meses tive que passar noites estudando sobre matérias bem avançadas para me virar no estágio pois meu chefe mudou muito des de quando fizemos a entrevista.

Consegui um grande exito que foi fazer praticamente 80 90% da aplicação sozinho , que era sobre bilhetagem eletrônica para Taxis , projeto que foi vendido para uma empresa de taxi de SANTOS-SP, bom comecei a gostar muito de JAVA algumas duvidas a galera me ajudou bastante aqui , o tempo se passou eu fazia várias horas extras e nunca fui recompensado por isso , tive uma conversa com meu chefe e sai da empresa.

Comecei a ler o livro USE A CABEÇA JAVA , fazia os exercicios e tudo mais … só que a 1 mês atrás me chamaram para trabalhar com Genexus (acho que alguns conhecem),
o salário era bem melhor comparado ao que eu ganhava, agora no momento estou trabalhando com o Genexus , estou gostando bastante mas estou sempre entrando no fórum aqui , olhando as noticias e tal , ja fui em várias palestras sobre java , como o Genexus é uma ferramenta que produz em cima de qualquer linguagem , existe poucas documentação , pois ela foi feita no URUGUAI e não é muito conhecida e tambem é limitada.

Escrevi bastante né ? Hehehe

Bom galera ai fica minha questão , eu adoro JAVA , mas no momento o que me sustenta é o Genexus , o que vocês podem me dar de dicas e tal ? Vale a pena estudar 2 tipos de linguagens diferentes ao mesmo tempo ? Quero muito trabalhar com JAVA , até na própria empresa que eu trabalho tem um setor só de JAVA.

Agradeço a quem responder, uma boa noite.

Lukas Souza

22 Respostas

A

Ter como tem. Agora, você aprende muito mais uma linguagem usando ela no dia a dia (e encarando as limitações e problemas que ela tem). E eu acho que se é Genexus que te sustenta, você tem mais é que estudar e se dar bem no trabalho. Mostrar serviço pra java também faz parte… Conversar com o pessoal da equipe Java e mostrar que você entende do negócio, por exemplo, te dá uns pontos e possíveis chances de mudar do setor da empresa.

De qualquer forma, eu sempre me lembro de uma frase que algum usuário falou aqui… Que você tem que fazer o que te sustenta. O resto é hobby. Hoje programo em Java, mas programaria em Delphi e VB, pra não sair do lugar em que estou.

L

pois é , hoje agente fez uma conversa todo pessoal de desenvolvimento sobre um evento que teve aqui sobre metodologia ágil , só que sabe eu fico com pé atrás e conversar com a galera de JAVA , vai que meu chefe interprete mal isso e tal , até por que eu vou fexar o segundo mês na empresa agora …
é uma empresa muito boa , todos os diretore são agente fina , eles trabalhavam na HP na parte de desenvolvimento os 3 eram gerentes de projetos e tal.

mas valeu pelo comentário tenho muito o que pensar sobre isso

C

Bom, eu estou numa situação parecida mas um pouco pior, essa semana comecei a trabalhar com desenvolvimento em ASP.NET e C# (sei muito pouco dos dois), tenho mais conhecimento em Java (estou fazendo meu projeto final da faculdade em Java), concluindo: estou aprendendo as duas ao mesmo tempo. Agora minha opinião é: quanto mais conhecimento você tiver melhor é, até mesmo nessas linguagens mais “bizarras”, pois às vezes podem aparecer oportunidades pagando muito bem e que só vc poderá preencher :smiley:

L

pois é cristiano mas ai fica a duvida.

se você é mediano em 1 das 2 você vai ganhar um salário x…

mas se você é o cara em 1 delas você vai ganhar muito mais .

C

lukassouza:
pois é cristiano mas ai fica a duvida.

se você é mediano em 1 das 2 você vai ganhar um salário x…

mas se você é o cara em 1 delas você vai ganhar muito mais .

Bom, nessa caso então vc tem duas escolhas:
1 - Escolhe a linguagem que mais te agrada e se dedicar somente a ela e abandonar a outra.
2 - Estudar muito e “comer livros” das duas linguagens e ficar bom nas duas :stuck_out_tongue:

F

Aprenda a programar independente da linguagens,

Aprenda muito sobre modelagens,arquitetura de software e qualidade de software,

E estudar as duas acho que dá sim,mais esqueça os fds…

não conheço muito outras linguagens que não são java…mais java você mesmo deve saber que tem coisa pra k#&#&%* para estudar…

Agora se conseguir migrar na sua empresa e dar foco só no java é a melhor saída,

=]

L

valeu felipe , eu estudo bastante sobre a parte de modelagem e tal gosto bastante tambem , o tempo/dinheiro que a empresa ganha vai de um bom gerente de projetos e as pessoas que os acompanham , nada melhor do que um projeto bem limpo e dinâmico.

abraço

H

Cara, vou te dar meu exemplo então. Trabalhei com Delphi por quase 6 anos. Queria muito estudar java, mas morava no interior de minas e lá não tinha.

A 2 anos e meio atrás vim para o RJ. Com 6 meses eu fiz um curso de java a noite. Veio, eu chegava em casa e ficava até as 2 da manhã fazendo exercício para aprender a linguagem. 3 ou 4 meses após o curso, eu consegui um trampo em Java. Entrei como junior! (Mesmo sendo senior em outra linguagem). Mas foi o preço a pagar. Hoje faço pós em Java, e ja tirei a certificação.

O que eu gostei de estudar java enquanto trabalhava com Delphi foi o fato de aplicar conceitos de java dentro do pascal. Dá para levar numa boa. Oq c não pode é começar a estudar java, investir nele e depois não querer trabalhar com ele. Será um conhecimento investido por nada.

=D

J

Se você estudar c, pascal ou c++ praticamente vai levar o assembly, já que existe um um montador de assembley embutido nesses compiladores.

nessas linguagens você pode usar assembly inline

delphi:

procedure x;
begin
   asm
             (* instruções em assembly *)

end;

end;

c++ ou c

void getCPUT(){

_asm{
         // instruções em assembly

}

}

essa é uma boa maneira de se estudar duas linguagens.

Usando java dá para partir para o jni e estudar c++.

V

Eu trabalho com C#. Frequento o fórum de Java, e procuro manter-me atualizado na linguagem. E dou aulas de jogos em C++.

Claro que é possível estudar mais de uma linguagem ao mesmo tempo. Aliás, acho até recomendável, pois te torna mais flexível, e permite que você conheça mais formas de resolver um problema. E se alguém achar que isso pega mal, é lamentável.

J

ViniGodoy:
Eu trabalho com C#. Frequento o fórum de Java, e procuro manter-me atualizado na linguagem. E dou aulas de jogos em C++.

Claro que é possível estudar mais de uma linguagem ao mesmo tempo. Aliás, acho até recomendável, pois te torna mais flexível, e permite que você conheça mais formas de resolver um problema. E se alguém achar que isso pega mal, é lamentável.

Além do mais, programar é simplesmente implementar algoritmos.
Outra idéia boa é resolver um problema em várias linguagens diferentes(o algoritmo seria o mesmo).

V

Então dá para aprender duas ao mesmo tempo sim, trabalhar ou estudar, porém o interessante é vc ser bem focado em uma, e conhecer outras,

dá uma grande ajuda,

mas tem que ter uma em que vc se dedique mais!

abçsssssss

J

vitoryudi:
Então dá para aprender duas ao mesmo tempo sim, trabalhar ou estudar, porém o interessante é vc ser bem focado em uma, e conhecer outras,

dá uma grande ajuda,

mas tem que ter uma em que vc se dedique mais!

abçsssssss

a que você está trabalhando já possui mais dedicação naturalmente.

V

ah, mas ele deu o exemplo, de duas ao mesmo tempo,

rs

mas com certeza!

a que vc trabalha vc já tem mais dedicação, mas dependendo do que a pessoa pretende, por exemplo se eu trabalhar com .NET, estiver estudando para trabalhar com JAVA, posso tentar me deidicar mais em JAVA fora do trabalho, rs

não???
rs

J

aprender linguagem de programação não tem segredo nenhum, é só saber o básico da sintaxe.
Vc escreve algoritmos e substitui pela sintaxe apropriada.

escreve("");

print("");

std::cout<< “” ;

write("");

printf("");

tudo é “escreve”…

se x < 10

inicio

escreve(x);

fim

senão

escreve(“ooops”);

fim;
L

Po galera sem palavras o que vocês falaram ai … mas é o que eu estou pensando por enquanto , quero muito seguir carreira em java mesmo.

Sucesso a todos

Lukas Souza

E

lukassouza:
Po galera sem palavras o que vocês falaram ai … mas é o que eu estou pensando por enquanto , quero muito seguir carreira em java mesmo.

Sucesso a todos

Lukas Souza

Se você está decidido a trabalhar com Java corra atrás disso. Eu já pedi para mudar de setor quando era estagiário para aprender a programar e meu gerente entendeu perfeitamente. Se não entendesse também, paciência, é a sua carreira que está em jogo e não a dele.

Jamais tenha a mentalidade de focar no que te sustenta mas sim focar no que você gosta, primeiro porque focar no que você gosta pode e deve ser consequentemente o que te sustenta e também porque amanhã ou depois a empresa te manda embora e o que você faria? procuraria vaga com Genexus?!

boa sorte!

L

Pois é , o que tu falou é verdade .

A sala do lado é a parte de desenvolvimento JAVA , vou dar mais um tempinho para ver se abrem alguma vaga de estágio ai sim vou falar com meu chefe , enquanto isso vou seguir devorando os livros hehehe

Lukas Souza

V

Acho que é especialmente importante uma segunda linguagem se você trabalha com algo exótico, como o Genexus. Dá para contar nos dedos quantas vagas disso você vê por aí.

J

ViniGodoy:
Acho que é especialmente importante uma segunda linguagem se você trabalha com algo exótico, como o Genexus. Dá para contar nos dedos quantas vagas disso você vê por aí.

bem quantas mais melhor. O aprendizado chega a ser até um entretenimento.

L

Eu trabalho com Java, e ultimamente comecei a me interessar por programaçao funcional (isso é muito bom, pq é outra forma de pensar e resolver problemas).
De uns tempos pra cá tbm comecei a estudar Ruby, comprei um livro, reviro tutoriais na net, documentação, fóruns, e no último mês comecei a desenvolver um “robozinho” web em Ruby como uma forma de colocar em prática meu pouco conhecimento.

Acredito que se empenhar para aprender e definir “mini projetos” para colocar em prática o conhecimento é uma boa forma de conseguir sempre estar aprendendo diferentes linguagens (e outras coisas).

B

Geralmente a primeira linguagem que utilizamos nao eh uma escolha nossa, vem de alguma ocasiao conveniente, por exemplo, ja ensinava na faculdade, utilizava no estagio ou a empresa pagou o curso. Alias, antes da primeira linguagem nem temos referencia para dizer o que eh ruim.
Nao eh necessario muitos criterios (receio), ja que vc pode apenas experimentar. Simplesmente tente! se nao gostar saia fora e parta pra outra.
Particularmente eu escolhi minha segunda linguagem com base no que odeio em Java. Estou estudando Python.

Criado 15 de julho de 2010
Ultima resposta 16 de jul. de 2010
Respostas 22
Participantes 11