É uma boa escolher OpenJDk? Existe versões de atualização e tipos de licenciamentos? O que se encontra nesse que não há na Oracle?

10 respostas
java
E

Há conflito em manter ambos na máquina?

10 Respostas

L

Prefiro usar OpenJDK, ainda mais pelo AdoptOpenJDK. São constantementes atualizados e disponibilizados gratuitamente (a oracle cobra dependendo do uso).

Tem conflito não. Basta configurar qual quer usar no projeto em que estiver trabalhando.

E

Tenho java8 e o 11. Caso optar por OpenJDk como gerenciar tudo isso? No caso das IDEA gera conflito? Estou meio perdido nesse tema…

L

Vc não terá problemas de conflito nas IDEs, pois elas possuem mecanismos para gerenciar as N versões da jdk que vc possa ter instalado.

Na minha maquina tenho mais de uma jdk instalada:

No eclipse ou intellij (uso os 2), tenho essas jdks configuradas. Com isso, se tenho um projeto que precisa, por exemplo, da versão 8, apenas vou na configuração do projeto e digo que quero usar a versão 8 (ou, se estiver usando um maven ou gradle, configuro para a versão da jdk que preciso)

E

Antes de mais nada Lucas quero agradecer sua atenção. Eu pensei que o OpenJDK seria uma única versão que engloba todos as versões ja lançadas. Mas pelo que entendi vendo sua máquina funciona como nós estamos acostumados com a JDK tradicional. Pois me corrigi se estiver errado, ai vc tá mostrando todas OpenJDK né? !

L

Todas as jdk mesmo (não só as openjdk). Se vc reparar o último item do print que mandei, ela é a jdk8 da oracle (java-8-oracle), mas nem uso ela mais, vou até desinstalar ela aqui =).

E

Me desculpe não tinha reparo justamente nisso. Agora que você mostrou ficou claro pra mim a sua máquina e a Oracle que passou despercebido. Amigo, você sanou algumas dúvidas principais no que diz respeito a gerenciamento e conflitos. Porém, não compreendi uma coisa: se é certo afirmar que esse projeto nutri a própria Oracle em seus versionamentos, ou seja, a comunidade contribui, por que optar pela Oracle invés do OpenJDK? Afinal, parece em um primeiro golpe de vista que o OpenJDK é disparado melhor. Como fica o caso do Banco de Dados no OpenJDK? MySQL por exemplo?

L

Se entendi bem, isso é indiferente. Vc vai conseguir acessar o banco de dados independente se a JDK é oracle ou não.

Veja esse link: https://www.oracle.com/java/technologies/java-se-subscription-faq.html

Não acho que significa que vc terá sempre que pagar pela JDK da oracle. Porém, ao pagar, vc tem todo um suporte para te ajudar com quaisquer problemas, e isso é muito interessante para empresas. E confesso que não sei como é essa parte no adoptjdk.

E

Entendo…meu inglês não é lá essas coisas…mas vou sim estudar a respeito e traduzi o que você mandou. Essas dúvidas surgim porque por exemplo, salve engano, estão pra lançar a versão 17 em Setembro que será LTS, contudo, possivelmente tais testes e implantações tá sendo feito já pela comunidade. Em outras palavras, imagine um exemplo de alguém que ficou até no 11 e poderia ver ou estudar novas implementações…Enfim, dúvidas mais dúvidas…quero fazer essa migração porém de forma que saiba o que tá fazendo e porque faz. Entenda benefícios nesse contexto.

F

Lê isso:

E

Li tudo. Realmente a questão da licença se destaca e muito. Verifica isso de ponto de acesso e openj9. No caso aí do debate não sei se o amigo se referia a assinatura digital e o não funcionamento a 2 anos atrás das bibliotecas…vou beber um bom café e testar. Vcs são de +!

Criado 28 de maio de 2021
Ultima resposta 28 de mai. de 2021
Respostas 10
Participantes 3