É verdade que muita "faculdade" na verdade é só cursinho pro mercado de trabalho?

79 respostas
A

Segundo um comentário ao tópico “Pergunta à comunidade: instituições de ensino superior amigáveis ao software livre?” que foi postado no Br-Linux em 26/11/05, "uma coisa a se lembrar é que muitas das chamadas Instituições de Ensino Superior são mais voltadas pro mercado de trabalho, onde Windows é predominante. São aquelas em que projetos finais de alunos são meros aplicativos ASP.

Universidades de verdade dão a base para o aluno: matemática, algoritmos, autômatos, gramáticas… nem mesmo uma linguagem específica adotam, geralmente balançando entre Pascal e C/C++. Se o cara quiser aprender técnicas, ferramentas, IDEs, bibliotecas ou frameworks específicos, é por conta própria, ou entrando em cursinhos.

Esse é o problema, muita “Faculdade” que na verdade é só cursinho pro mercado de trabalho… e o diplominha, ó… :))
O link para ele é http://br-linux.org/linux/node/2293.

Isso era verdade?

Hoje há muita “faculdade” que na verdade é só cursinho pro mercado de trabalho?

79 Respostas

W

Isto não é novidade. Tem muita universidade que a maior parte das disciplinas são “PHP”, “Java” e coisas assim, em detrimento de disciplinas fundamentais para o curso. Vejo isto acontecer mais nos cursos de Sistemas de Informação do que nos cursos de Ciência da Computação.

A culpa não é somente das universidades. A maior parte das empresas de software que eu conheço não preza qualidade no que faz, trata a própria computação como fator secundário. Um setor de RH realiza uma entrevista meia boca, o candidato resolve algumas questões somente relacionadas à linguagem de programação/frameworks que a empresa usa e fim de papo. As disciplinas fundamentais, ensinadas numa graduação, não importam para estas empresas. Aí surgem estes cursos com este foco apenas mercadológico, que ensinam o que se pede numa entrevista.

C

Nem todo mundo é rico e tem tempo/possibilidade de ficar aprendendo matemática, algoritmos, etc…
Alguns só querem um curso rápido e prático para entrarem no mercado de trabalho…

Caso você tenha tempo para pegar toda essa base, faça Engenharia da Computação, ou CC dependendo da Universidade, ou até mesmo vá para outro país.
Caso você queira entrar no “mercado de trabalho comum” faça ADS ou SI.

Isso aqui é o Brasil, não é igual grande parte dos EUA que o cara já sai do Ensino Médio e faz a faculdade sem trabalhar…

R

caosfast:
Nem todo mundo é rico e tem tempo/possibilidade de ficar aprendendo matemática, algoritmos, etc…
Alguns só querem um curso rápido e prático para entrarem no mercado de trabalho…

De maneira simples vc disse o que eu não consegui dizer em diversas dicussões sobre esse assunto aqui no Guj,

Só tome cuidado ao falar mal de faculdade aqui no Guj que aqui no guj tem um monte de “Ricos”,

Eu fui pego pelas propagandas enganosas que as faculdades fazem,

Ia de Ilhabela a São José dos Campos de Van todos os dias pra ir a faculdade,

Chegava as 2 da manhã na balsa e andava 1 km apé pois não tinha mais onibus o horário e acordava as 6:30 todos os dias pra trabalhar,

Tudo isso achando que iria ter o conhecimento necessário pra trabalhar confortavelmente,

Mas estava completamente enganado, percebi que estava fudid…

Pois pra aprender programação tive que ralar muito, mas muito,

Enquanto vários da minha sala estudavam matérias ridículas que os professores davam, eu abria meu eclipse em sala de aula e metia bronca,

Sem contar o desanimo que me dava de ver professores lendo slides e/ou sentados simpemente mandando vc fazer exercícios e eles só entretidos em seus pcs,

Agora imagine fazer um puta corre desse, e ter que fazer em paralelo um curso de 100 hrs na Caelum / CodeSchool pra vc se preparar…

A faculdade tinha que preparar, não adimito que uma video-aula ensine mais que uma faculdade,

Se eu fosse só pela facul eu estaria na merdddd…,

Mas é lógico que não da pra generalizar, FIAP e Fatec são boas e tem algumas do Sul que tbm são,

Desculpa o desabafooo,

Ahh fiz na Veris IBTA,

Abrcs

D

assembler:
Segundo um comentário ao tópico “Pergunta à comunidade: instituições de ensino superior amigáveis ao software livre?” que foi postado no Br-Linux em 26/11/05, "uma coisa a se lembrar é que muitas das chamadas Instituições de Ensino Superior são mais voltadas pro mercado de trabalho, onde Windows é predominante. São aquelas em que projetos finais de alunos são meros aplicativos ASP.

Universidades de verdade dão a base para o aluno: matemática, algoritmos, autômatos, gramáticas… nem mesmo uma linguagem específica adotam, geralmente balançando entre Pascal e C/C++. Se o cara quiser aprender técnicas, ferramentas, IDEs, bibliotecas ou frameworks específicos, é por conta própria, ou entrando em cursinhos.

Esse é o problema, muita “Faculdade” que na verdade é só cursinho pro mercado de trabalho… e o diplominha, ó… :))

Isso era verdade?

Faço Bacharelado em Análise de Sistemas na FACOM-UFMS, aqui o foco não é preparar para o mercado ou ensinar a tecnologia da moda. Tem um pouco de matemática, teoria da computação, bastante algoritmos e estrutura de dados, inteligência artificial, arquitetura de computadores, etc (C/C++ e um pouco de Java), e pelo fato de ser federal o"bicho pega" não tem moleza, caso queira uma boa base tente entrar em uma Federal, agora caso queira um bom conhecimento já para o mercado tente escolher uma boa particular.

D

se você tiver grana, faça uma federal integral.

V

Chamar de “rico” quem passa numa boa faculdade é uma idiotice da sua parte.
Eu tenho alunos do pro-uni estudando na PUC. E, em torno de 45% da turma da UFPR são de alunos de baixa renda.

Se você cursou uma má faculdade, só posso lamentar por você. Mas daí a sair dizendo aos 4 ventos que TODAS as faculdades são ruins como a sua, assim como você fez em outro tópico, é uma generalização estúpida.

Há sim faculdades caça-níqueis, assim como há boas faculdades, que vão te dar uma formação sólida.
É importante que quem vá prestar vestibular esteja atento as avaliações do MEC e procure referências.

Senão, serão madrugadas de balsas perdidas, e dinheiro jogado fora, como foi o seu caso.

Agora, não adianta nada estereotipar negativamente quem tomou uma decisão mais acertada do que a de vocês.
Isso não vai mudar o fato de que, nesse quesito, vocês continuam atrás deles.

R

Aí que tá a diferença entre estudar em uma Universidade e em uma Faculdade…

E totalmente compreensível que não são todos que tem dinheiro pra investir em um bom curso superior. Eu to ralando feito doido.

Estou pagando quase 800 reais por mês, curso Ciencia da Computação. Faço financiamento pelo FIES, 75% atualmente porque estou estagiando e não tenho toda essa grana pra desembolsar, mas assim que ser efetivado ou arranjar emprego em outro lugar, pretendo reduzir a porcentagem de financiamento.

É complicado, mas com certeza vale o esforço. Não estou em uma federal, mas estou numa Universidade muito boa e de conceito aqui na região Sul.

Essa questão das faculdades que dão só diploma é muito relativa. E sou partidário da idéia de que quem faz a faculdade é o aluno.

Como um colega acima disse, tem gente que só quer fazer o curso rapidinho ali pra se inserir no mercado de trabalho.

Depende de onde você quer chegar. Eu já estou inserido no mercado, e quero ir além e por isso mesmo estou estudando Ciencia da Computação. Adoro trabalhar com tecnologias novas e sempre ter novidades. Gosto muito de pesquisa e do ambiente acadêmico.

Agora só não dá pra ficar fazendo esses cursinhos meia boca e ficar reclamando que o salário é ruim, que a empresa é atrasada, enfim, cada um quer chegar em algum lugar. Quanto mais alto o pulo, mais força tem que ser feita…

:wink:

V

Eu faço SI na PUC Campinas, e lá o bicho pega. Banco de dados é só a partir do terceiro ano, porque nos primeiro e segundo ano é muita ciência da computação. As matérias básicas são muito bem abordadas, hoje tenho os skills necessários para pegar um artigo científico de Machine Learning e transformar ele em algo funcional tranquilamente, porque o tripé Cálculo-Estatística-Álgebra Linear (que eu considero ser os conhecimentos mais importantes na vida de um desenvolvedor de software que pretende criar tecnologia ou produtos) foi muito bem solidificado. Só no último semestre tivemos contato com três paradigmas de programação diferentes (Lógico, Funcional e Orientado a Objetos). Semestre que vem já iniciaremos com um campeonato de Robocode interno, para integrar as cadeiras de Sistemas Inteligentes (antigo Inteligência Artificial) e Orientação a Objetos.

Agora, antes que me falem que eu sou filhinho de papai para estudar numa faculdade assim, já adianto: tenho bolsa integral. Ano que vem perderei a bolsa porque o meu salário subiu tanto que não há mais como manter a minha bolsa, é contra as normas da Universidade. Agora me pergunta se eu vou sair dali? Claro que não! Vou continuar e me formar lá. A curso pode ser caro (muito caro), mas acho que a ignorância e o arrependimento são mais caros ainda.

Hoje está mais fácil do que nunca estudar em boas universidades: programas de financiamento de curso a juros baixos, bolsas a dar e vender, maior oferta de cursos universitários públicos (a FATEC, por exemplo, tem ótimos cursos e o acesso a eles é por um vestibular muito fácil, com pouquíssima concorrência). Não vejo razão em quem se faz de coitado porque está em faculdade ruim. O cenário para os universitários hoje é o melhor possível, só não vai atrás e vence quem por dentro já se considera perdedor.

D

Vina:
Eu faço SI na PUC Campinas, e lá o bicho pega. Banco de dados é só a partir do terceiro ano, porque nos primeiro e segundo ano é muita ciência da computação. As matérias básicas são muito bem abordadas, hoje tenho os skills necessários para pegar um artigo científico de Machine Learning e transformar ele em algo funcional tranquilamente, porque o tripé Cálculo-Estatística-Álgebra Linear (que eu considero ser os conhecimentos mais importantes na vida de um desenvolvedor de software que pretende criar tecnologia ou produtos) foi muito bem solidificado. Só no último semestre tivemos contato com três paradigmas de programação diferentes (Lógico, Funcional e Orientado a Objetos). Semestre que vem já iniciaremos com um campeonato de Robocode interno, para integrar as cadeiras de Sistemas Inteligentes (antigo Inteligência Artificial) e Orientação a Objetos.

Agora, antes que me falem que eu sou filhinho de papai para estudar numa faculdade assim, já adianto: tenho bolsa integral. Ano que vem perderei a bolsa porque o meu salário subiu tanto que não há mais como manter a minha bolsa, é contra as normas da Universidade. Agora me pergunta se eu vou sair dali? Claro que não! Vou continuar e me formar lá. A curso pode ser caro (muito caro), mas acho que a ignorância e o arrependimento são mais caros ainda.

Hoje está mais fácil do que nunca estudar em boas universidades: programas de financiamento de curso a juros baixos, bolsas a dar e vender, maior oferta de cursos universitários públicos (a FATEC, por exemplo, tem ótimos cursos e o acesso a eles é por um vestibular muito fácil, com pouquíssima concorrência). Não vejo razão em quem se faz de coitado porque está em faculdade ruim. O cenário para os universitários hoje é o melhor possível, só não vai atrás e vence quem por dentro já se considera perdedor.

cara sei que não da pra ficar colocando muletas para justificar cursar uma faculdade ruim, porém não podemos julgar as pessoas que estão em situações totalmente diferentes da nossa. motivação, capacidade e sorte andam juntas.

não depende exclusivamente, ahhh, o cara é foda…nem fez cursinho é pobre, passou em faculdade pública e é o melhor aluno…, ele nasceu e desenvolveu atributos que fizeram dele melhor que os outros, e além disso, será que ele não fez a melhor faculdade pública, será que ele não teve um apoio familiar excelente ?, será que enfrentou muitos problemas, será que esses problemas, se enfrentados não foram até benéficos, será que a faculdade não é a coisa mais importante da vida dele que para outros não seja ?

chamar os outros de perdedores dessa forma não me convenceu. se você fizer uma análise desses que você chama de perdedores, “talves” eles sejam os melhores dentre o seu circulo de pessoas. vai fazer um curso em Havard, e eles vão te julgar exatamente dessa forma.

B

rafael_jesus:
caosfast:

De maneira simples vc disse o que eu não consegui dizer em diversas dicussões sobre esse assunto aqui no Guj,

Só tome cuidado ao falar mal de faculdade aqui no Guj que aqui no guj tem um monte de “Ricos”,

Chegava as 2 da manhã na balsa e andava 1 km apé pois não tinha mais onibus o horário e acordava as 6:30 todos os dias pra trabalhar,

Tudo isso achando que iria ter o conhecimento necessário pra trabalhar confortavelmente,

Enquanto vários da minha sala estudavam matérias ridículas que os professores davam, eu abria meu eclipse em sala de aula e metia bronca,

Sem contar o desanimo que me dava de ver professores lendo slides e/ou sentados simpemente mandando vc fazer exercícios e eles só entretidos em seus pcs,

Agora imagine fazer um puta corre desse, e ter que fazer em paralelo um curso de 100 hrs na Caelum / CodeSchool pra vc se preparar…

A faculdade tinha que preparar, não adimito que uma video-aula ensine mais que uma faculdade,

Mas é lógico que não da pra generalizar, FIAP e Fatec são boas e tem algumas do Sul que tbm são,

Desculpa o desabafooo,

Ahh fiz na Veris IBTA,

Abrcs

Já que você fazia todo esse “caminho da roça” para estudar em SJC, por que não entrou logo no ITA?

D

Tenho duas coisas a dizer a respeito disso:
1 - Grande parte desse problema foi a extinção dos cursos técnicos de nível médio, que substituíam a grade curricular regular por cursos específicos e que, até 1998 eram ofertados normalmente por colégios no Brasil. Hoje existem cursos, mas com nível pós médio. Por que critico isso? Oras, você já poderia entrar num curso superior com uma profissão. Além do mais, você já teria a oportunidade de saber se isto é algo viável ou não para a sua vida.
2 - Reclamar e apontar culpados é uma forma de tentar eximir-se da culpa de um problema que provavelmente seja causado por você mesmo. Entendo que quem faz o curso é o aluno. É ele quem deve estar interessado, é ele que deve pegar as ementas e cobrar o conteúdo. Mas há uma boa parcela dos “alunos” que não se interessam, que não estão nem aí para nada e só reclamam das coisas e quando algum reclama, ainda vira alvo de chacotas. Isso não está ligado ao fator social, renda ou o que seja. É até mais que um problema cultural, é de caráter mesmo. Esse desinteresse não tem a ver com pagar a mensalidade ou não. Quando fiz minha graduação, éramos 16 bolsistas integrais (PROUNI). Destes, apenas eu e mais 4 conseguimos terminar, os demais, simplesmente desistiram ou perderam a bolsa (tiveram mais de 25% de reprovação).

R

douglaskd:
Vina:

cara sei que não da pra ficar colocando muletas para justificar cursar uma faculdade ruim, porém não podemos julgar as pessoas que estão em situações totalmente diferentes da nossa. motivação, capacidade e sorte andam juntas.

não depende exclusivamente, ahhh, o cara é foda…nem fez cursinho é pobre, passou em faculdade pública e é o melhor aluno…, ele nasceu e desenvolveu atributos que fizeram dele melhor que os outros, e além disso, será que ele não fez a melhor faculdade pública, será que ele não teve um apoio familiar excelente ?, será que enfrentou muitos problemas, será que esses problemas, se enfrentados não foram até benéficos, será que a faculdade não é a coisa mais importante da vida dele que para outros não seja ?

chamar os outros de perdedores dessa forma não me convenceu. se você fizer uma análise desses que você chama de perdedores, “talves” eles sejam os melhores dentre o seu circulo de pessoas. vai fazer um curso em Havard, e eles vão te julgar exatamente dessa forma.

Concordo com você.

E mais uma vez digo, cada um chega onde quer chegar. Se tem gente que quer chegar ao patamar de ganhar 3 mil por mês e se dar por satisfeito com isso, ótimo.

Não concordo muito com essa idéia de que você sempre tem que crescer, nunca parar, sempre nessa competição adoidada sem nenhum alvo a ser alcançado.

Agora, se o cara gosta de pesquisa, curte sempre aprender novas tecnologias, ótimo também! A essência da coisa é fazer o que tu gosta. Se não gostas de pesquisa e ficar correndo no escuro(que é o que muitos pesquisadores fazem), nunca vai conseguir perseverar nessa área, por mais que tente.

Agora, repetindo, não vale fazer uma faculdade que vai te evoluir até certo ponto, estacionar ali, e ficar reclamando da área…

V

douglaskd:

Eu te entendo. Meus pais nunca me apoiaram nem me orientaram a fazer uma boa faculdade. Trabalho desde os 18. Com 20 anos eu percebi que precisava fazer faculdade, e com o apoio do meu cunhado, prestei o vestibular da Unicamp para fazer Física. Infelizmente não passei, mas fiquei com um peso na consciência enorme, sabendo que a minha chance de ir para uma universidade de ponta estava indo pelo ralo. Foi a partir de então que eu decidi que iria me qualificar ao máximo para não me arrepender mais para frente. Fiz dois cursos na Globalcode (Academia Java e Academia Web Developer), gastei quase seis mil reais, mas foram muito bem investidos. Continuei estudando matemática e programação e fiz o vestibular da PUC. Passei, e fiz a matrícula, sem saber que iria ganhar bolsa. Estava disposto a pagar quase R$ 1500,00 para estudar numa instituição de ponta. Nesse mesmo ano eu me mudei para Campinas, comecei a trabalhar com desenvolvimento e a partir daí as coisas começaram a andar muito bem, mas foi muita ralação até chegar aqui. Hoje eu estou tranquilo, pois tenho consciência que estou fazendo o melhor com os limões que tive à disposição. Inclusive, ao analisar o meu quadro hoje, percebo que estaria muito pior se estivesse fazendo Física na Unicamp, como eu queria antes.

Você acha que a instrução é cara? Tente experimentar a ignorância.

D

Ruttmann:
douglaskd:
Vina:

Concordo com você.

E mais uma vez digo, cada um chega onde quer chegar. Se tem gente que quer chegar ao patamar de ganhar 3 mil por mês e se dar por satisfeito com isso, ótimo.

Não concordo muito com essa idéia de que você sempre tem que crescer, nunca parar, sempre nessa competição adoidada sem nenhum alvo a ser alcançado.

Agora, se o cara gosta de pesquisa, curte sempre aprender novas tecnologias, ótimo também! A essência da coisa é fazer o que tu gosta. Se não gostas de pesquisa e ficar correndo no escuro(que é o que muitos pesquisadores fazem), nunca vai conseguir perseverar nessa área, por mais que tente.

Agora, repetindo, não vale fazer uma faculdade que vai te evoluir até certo ponto, estacionar ali, e ficar reclamando da área…

Concordo contigo. Cada um tem um objetivo (ou objetivos). O meu é trabalhar mais algum tempo, fazer minha pós e lecionar. Então me mudo pro interior e fico lá, de boa, tranquilo.
Tem os que querem viver em Sampa, em NYC e acham que isso é o paraíso. Respeito, mas não é para mim.
Isso serve, também, para quem ganha seus R$ 5 mil fazendo CRUD e quem tira menos trabalhando com o hype. Nenhum é melhor ou pior, apenas está seguindo o caminho que quer.

B

caosfast:

Então todo mundo que estuda na USP ou UFRJ é rico?

Que conversinha hein meu amigo. Não use muletas para justificar o que você não quer ou consegue alcançar.

A

Um ponto relevante não comentado é a diferenciação de Engenharia, Bacharelado e Tecnólogo, de maneira geral, este último possui sim o aprendizado voltado para o mercado de trabalho, independente a faculdade;

Não ia comentar, mas acho esdrúxulo comentários assim, esta estória de menino sofrido e esforçado me causa vergonha alheia.

A

O problema é que a maioria das pessoas não sabem para que serve o ensino superior (que nem deveria ter esse nome)

A maioria quer ir pro mercado e acaba tendo que entrar na onda do mercado, afinal os mesmos procuram pessoas com curso superior.

Infelizmente, mas o mercado conseguiu estragar a academia.

M

A verdade é uma só, desde que o mundo é mundo se você olhar pro lado sempre a “grama do vizinho será mais verde”. O que é errado pois as pessoas deveriam se vangloriar mais de suas conquistas do que ficar observando os outros.

Não importa o quanto bem de vida você é ou o oposto se você não tem iniciativa.

A resposta o tópico é sim, existe muita faculdade que só quer pegar seu dinheiro e não dá o suporte necessário para que se tenha um nível de estudo com mais qualidade.

Entendo o que alguns aqui falaram em relação a ser “RICO” e fazer uma boa faculdade.
Ao meu ver não é que só quem tem uma boa vida financeira que consegue entrar numa USP por exemplo. Mas sim a maioria que consegue (não disse todos e sim a maioria) teve a oportunidade de fazer um desses cursinhos pré vestibulares de qualidade, ou seja, o que ele gastaria com uma faculdade paga, ele gastou com um cursinho (que não são baratos) e teve tempo para se dedicar não precisando ter de trabalhar desde cedo, com isto foi possível adentrar em uma instituição que julgamos ser de boa qualidade.

Achei interessante este assunto, mas vejo que poderia ser abertas várias janelas, inclusive a política, onde acho que para o ensino no Brasil melhorar deveria ser obrigatório os filhos de políticos estudarem em escolas públicas.

D

Miguell:
A verdade é uma só, desde que o mundo é mundo se você olhar pro lado sempre a “grama do vizinho será mais verde”. O que é errado pois as pessoas deveriam se vangloriar mais de suas conquistas do que ficar observando os outros.

Não importa o quanto bem de vida você é ou o oposto se você não tem iniciativa.

A resposta o tópico é sim, existe muita faculdade que só quer pegar seu dinheiro e não dá o suporte necessário para que se tenha um nível de estudo com mais qualidade.

Entendo o que alguns aqui falaram em relação a ser “RICO” e fazer uma boa faculdade.
Ao meu ver não é que só quem tem uma boa vida financeira que consegue entrar numa USP por exemplo. Mas sim a maioria que consegue (não disse todos e sim a maioria) teve a oportunidade de fazer um desses cursinhos pré vestibulares de qualidade, ou seja, o que ele gastaria com uma faculdade paga, ele gastou com um cursinho (que não são baratos) e teve tempo para se dedicar não precisando ter de trabalhar desde cedo, com isto foi possível adentrar em uma instituição que julgamos ser de boa qualidade.

Achei interessante este assunto, mas vejo que poderia ser abertas várias janelas, inclusive a política, onde acho que para o ensino no Brasil melhorar deveria ser obrigatório os filhos de políticos estudarem em escolas públicas.

algo que deve ser destacado é que existem lixosas escolas públicas, como existem algumas que os alunos até se preparam um pouco para os vestibulares.

eu estudei em uma bem terrivel, mas que agora esta muito pior. sei disso pois trabalho nela. você vê uns alunos com inteligência pra estudar em harvard arrumando emprego de servente, aux produção, marceneiro, soldador, não que eu desmereça essas profissões, mas esses alunos tem um potêncial acima da média, só percebem que tirar 10 é como se tirasse 2 em uma particular quando chegam no vestibular, se é que prestam vestibular.

os professores são mau preparados (efeito cascata), dão 10 a rodo também, eles possuem a desculpa do salário, o governo possuí a desculpa da má formação, e quem se ferra ? o aluno com potêncial.

vish esse assunto é longo demais, Politica, Filosofia, Educação, Cultura.

M

É como falei falta iniciativa…

Também estudei em escola pública e de péssimo nível, mas optei em buscar algo a mais quando tinha 13 anos e resolvi fazer cursos do SENAI, onde tinha de fazer uma espécie de vestibular para se matricular.
Resumidamente, fiz Usinagem e Fundição, na grade escolar tinha Desenho técnico, Soldagem, Marcenaria, Elétrica, entre outros voltados a indústria.
tive de pular muita estação de trem para não pagar passagem e economizar dinheiro kkkk.

Fui ferramenteiro industrial dos 17 as 22 anos, depois resolvi prestar novamente para o curso Técnico em Desenvolvimento de Projetos (AUTOCAD / SOLIDWORKS essas paradas) e trabalhei até os 24 anos como estagiário e depois desenhista projetista.
Foi este contato diário com o computador (o qual eu não tinha tanto), que despertou a vontade de fazer uma faculdade em algo voltado para TI.
Graças a Deus concluí a faculdade este ano, mas só eu sei pelo que passei.

Hoje to aqui, tentando enfiar Java na cabeça.

Mas é isso, sem iniciativa e esforço, ninguém chega a lugar algum é claro que existem aqueles que nasceram com um certo dom e facilidade de “pegar” as coisas facilmente, são os chamados Gênios ou quase isso.

porém pode parecer meio idiota citar isso aqui, mas quem já assistiu Naruto, teve uma frase acho que do Rock Lee ou do mestre dele não lembro, que ficou na minha cabeça e não vai sair nunca mais.

“Um fracassado pode superar o gênio com trabalho duro”

J

Não entendo porquê não seria normal faculdades de foco em P&D e faculdades com foco no mercado de trabalho, uma não é melhor que a outra é apenas questão de escolha de cada um. Em muitos países europeus como a frança por exemplo, você pode escolher se quer focar em P&D ou quer apenas se preparar para o mercado de trabalho, isso é normal.

F

Generalização é uma coisa cada vez mais recorrente nesse forum.

“Fiz uma faculdade ruim que nao agregou muita coisa, LOGO, fazer faculdade nao presta pra nada”.
“Fiz uma faculdade foda, LOGO, somente passando por 1 faculdade vc fica bom.”

Generalizar é a arte dos tolos.

J

Concordo totalmente! Como já foi bastante citado no tópico: Existem pessoas que querem somente ter um bom salário e já está tudo bem, mas também tem aqueles que querem fazer pesquisas, contribuir para o mundo tecnológico! Isso quer dizer que um é melhor que o outro? Claro que não, são somente escolhas diferentes !

R

Concordo totalmente! Como já foi bastante citado no tópico: Existem pessoas que querem somente ter um bom salário e já está tudo bem, mas também tem aqueles que querem fazer pesquisas, contribuir para o mundo tecnológico! Isso quer dizer que um é melhor que o outro? Claro que não, são somente escolhas diferentes !

A raiz do problema é esse pessoal que se forma na uniesquina, não investiu o suficiente na própria formação e fica culpando o mercado depois.

TI é uma das áreas que exige mais estudo e conhecimento, diariamente enfretamos problema complexos, e disso tudo mundo já está careca de saber. O mercado é desgraçado mesmo, cabe a nós profissionais nos prepararmos pra encarar qualquer problema que vier.

Aí o cara fica 4 anos em uma pseudofaculdade, se forma em programador de CRUD, e fica reclamando de salário.

Geralmente a solução e a causa da maioria dos problemas está na gente e não nos outros.

R

fabim:

“Fiz uma faculdade ruim que nao agregou muita coisa, LOGO, fazer faculdade nao presta pra nada”.

Concordo, generalização é um grande passo para a ignorância.

Mesmo que existam faculdades ruins, dificilmente todas as aulas vão ser também ruins, o que ocorre na maioria das vezes é o não reconhecimento disso.
Muitas coisas importantes são aprendidas nas universidades!

A

Cara, eu acho que por talvez não ser esse o objetivo da Academia… Acho que academia deveria ser valorizada e bem preparada pra quem quisesse fazer P&D. Quer entrar no mercado de trabalho? Foque-se em certificações, cursos técnicos.

“Ah mas eu QUERO entrar no mercado de trabalho e ter um curso superior”. Tudo bem, você pode numa boa, desde que quando entre na faculdade você tenha a plena consciência que o que aprenderá alí é a Ciência da área escolhida e não tópicos específicos que o mercado de trabalho cobra.

O grande número de reclamações sobre faculdades ruins ou professores que “NÃO ENSINAM” é que as pessoas ainda não entenderam que o foco de uma universidade, não é o mercado de trabalho e que o professor, não é um instrutor, ele está mais para um mentor, um mestre, um guia, não um babá.

Leia a primeira página do post um link que postei sobre isso…

Outro ponto FO… é que hoje em dia o próprio mercado cobra ensino superior, por isso temos a enxurrada de pessoas atrás de curso superior e a enxurrada de UNIs da vida que existem puramente pra colocar um canudo na mão de alguém… E o real papel de uma Universidade e um curso superior? É jogado no lixo.

Espero ter contribuído com minha opinião.

Abs []

A

Só pra completar, sou formado em SI há uns 8 anos… Se eu tivesse em minha mente esse objetivo (que deveria ser ensinado aos jovens desde o ensino médio) eu jamais teria feito universidade ainda jovem… Talvez hoje eu estivesse pensando seriamente nisso… :wink:

J

Cara, eu acho que por talvez não ser esse o objetivo da Academia… Acho que academia deveria ser valorizada e bem preparada pra quem quisesse fazer P&D. Quer entrar no mercado de trabalho? Foque-se em certificações, cursos técnicos.

“Ah mas eu QUERO entrar no mercado de trabalho e ter um curso superior”. Tudo bem, você pode numa boa, desde que quando entre na faculdade você tenha a plena consciência que o que aprenderá alí é a Ciência da área escolhida e não tópicos específicos que o mercado de trabalho cobra.

O grande número de reclamações sobre faculdades ruins ou professores que “NÃO ENSINAM” é que as pessoas ainda não entenderam que o foco de uma universidade, não é o mercado de trabalho e que o professor, não é um instrutor, ele está mais para um mentor, um mestre, um guia, não um babá.

Leia a primeira página do post um link que postei sobre isso…

Outro ponto FO… é que hoje em dia o próprio mercado cobra ensino superior, por isso temos a enxurrada de pessoas atrás de curso superior e a enxurrada de UNIs da vida que existem puramente pra colocar um canudo na mão de alguém… E o real papel de uma Universidade e um curso superior? É jogado no lixo.

Espero ter contribuído com minha opinião.

Abs []

É mas aí na minha opinião você entra numa inversão de valores, " o objetivo da Academia", Quem deve ter objetivo não é a faculdade mas sim o Aluno. Se eu quero um curso que me sirva simplesmente como plataforma para entrar no mercado e conseguir a estabilidade de uma profissão, não considero isso um erro.
Eu fiz um curso desses tecnólogos e voltados pro mercado, gostei da área e agora estou fazendo mestrado em Inteligência artificial, mas to fazendo por que gosto, pra meu trabalho de fazer CRUD a universidade serviu muito bem e ganho muito bem por isso.

A

Cara me desculpe, mas você está errado. Toda instituição tem um objetivo, o O QUE EU SOU. Uma Universidade deveria (infelizmente no Brasil isso não ocorre) se focar em P&D e deveriam entrar nela só quem realmente estivesse interessado nisso, acabou. Qualquer coisa fora disso, não deveria jamais ser chamado de Universidade ou curso superior.

Claro que não é um erro, você jamais verá eu dizendo que é um erro, mas isso não deveria vir através de uma Universidade, esse não é o foco de uma. “Ah mas meu curso é de 4 anos e tem tudo o que uma universidade ensina”. Ótimo, parabéns ao empresário que lhe ofereceu esse curso, a diferença é que o foco dele não é P&D e sim o mercado de trabalho, ele vai lhe ensinar Linguagens de programação não LINGUAGEM de programação, ele vai focar em features do mercado e não lhe ensinar coisas que ninguém usa só porque não estão no mercado.

A diferença é que a galera entra na Universidade e quer sair de lá sabendo JAVA, não é o foco. O dia que o brasileiro entender o foco de uma universidade, deixaremos de ter todo esse MIMIMI sobre cursos superiores no país.

Perfeito cara, você usou o motivo certo pra fazer um curso superior, você GOSTA e isso é bom… Pense na lista de seus colegas que só estavam alí juntos com você por conta da pressão do mercado e da sociedade em ter um curso superior… Não, isso não é bom.

Desperdício de recursos e energia, pois pra fazer CRUD e coisas até bem maiores e melhores, um curso completo na Caelum já te seria de grande valia e agregaria bem mais, sendo que o ensino é ainda mais voltado ao mercado.

Meu primo, quando chegou nessa fase, decidiu fazer um curso oficial da Oracle ao invés de estudar pro vestibular, tem 28 anoe e está na Irlanda sem curso superior, trabalhando na sede da Oracle. Focou no mercado e usou as energias pra se dar bem nele.

Enfim, não digo que não dê pra fazer as duas coisas, o problema é como a sociedade está constituída, onde quem quer se dar bem, obrigatoriamente tem que ter um curso acadêmico. Puta burrice, mas infelizmente é assim.

Z

É engraçado que diante disso tudo, o pessoal ainda defende a regulamentação da profissão e conselho regional / federal de TI.

J

Cara me desculpe, mas você está errado. Toda instituição tem um objetivo, o O QUE EU SOU. Uma Universidade deveria (infelizmente no Brasil isso não ocorre) se focar em P&D e deveriam entrar nela só quem realmente estivesse interessado nisso, acabou. Qualquer coisa fora disso, não deveria jamais ser chamado de Universidade ou curso superior.

Claro que não é um erro, você jamais verá eu dizendo que é um erro, mas isso não deveria vir através de uma Universidade, esse não é o foco de uma. “Ah mas meu curso é de 4 anos e tem tudo o que uma universidade ensina”. Ótimo, parabéns ao empresário que lhe ofereceu esse curso, a diferença é que o foco dele não é P&D e sim o mercado de trabalho, ele vai lhe ensinar Linguagens de programação não LINGUAGEM de programação, ele vai focar em features do mercado e não lhe ensinar coisas que ninguém usa só porque não estão no mercado.

A diferença é que a galera entra na Universidade e quer sair de lá sabendo JAVA, não é o foco. O dia que o brasileiro entender o foco de uma universidade, deixaremos de ter todo esse MIMIMI sobre cursos superiores no país.

Perfeito cara, você usou o motivo certo pra fazer um curso superior, você GOSTA e isso é bom… Pense na lista de seus colegas que só estavam alí juntos com você por conta da pressão do mercado e da sociedade em ter um curso superior… Não, isso não é bom.

Desperdício de recursos e energia, pois pra fazer CRUD e coisas até bem maiores e melhores, um curso completo na Caelum já te seria de grande valia e agregaria bem mais, sendo que o ensino é ainda mais voltado ao mercado.

Meu primo, quando chegou nessa fase, decidiu fazer um curso oficial da Oracle ao invés de estudar pro vestibular, tem 28 anoe e está na Irlanda sem curso superior, trabalhando na sede da Oracle. Focou no mercado e usou as energias pra se dar bem nele.

Enfim, não digo que não dê pra fazer as duas coisas, o problema é como a sociedade está constituída, onde quem quer se dar bem, obrigatoriamente tem que ter um curso acadêmico. Puta burrice, mas infelizmente é assim.

Realmente a visão de universidade para mim e pra você é bem diferente, e eu não acredito que essa seja uma questão Brasileira. Temos cursos Tecnólogos( voltados pro mercado unicamente), em muitas grandes universidades pelo mundo, e já existe a muito tempo, aqui estávamos atrasado nisso. Pra mim o governo sanou uma dívida com a sociedade tratando tecnólogos como superior.
mas é só minha opinião.

A

Respeito e realmente discordo veementemente… :wink:

Talvez o problema da nossa discordância esteja na palavra SUPERIOR, que ao meu ver é mal colocada e usada nesse caso.

Abs []

V

Adriano, você está equivocado em pensar que a Universidade é um local apenas de pesquisa. O conceito de universidade é de uma instituição de formação de profissionais, de extensão e também de pesquisa. É leviano pensar que cursos técnicos podem substituir a formação profissional do ensino superior. Existem níveis de formação e cada nível possui sua complexidade inerente. É por isso que, nem aqui, nem em lugar algum do mundo, você irá encontrar um curso Técnico em Medicina ou um curso Técnico em Engenharia Civil, por exemplo.

L

rafael_jesus:
caosfast:

Desculpa o desabafooo,

Ahh fiz na Veris IBTA,

Abrcs

Huahuaau… cara… eu tinha que curtir isso no face umas mil vezes. Parece a história da minha vida.
Cara, não esquenta. Sempre vai ter alguém querendo vender peixe.

Só que por outro lado, sempre vai ter gente querendo comprar.
Pra mim, alguns tipos de peixe fedem. Eu não como salmão! Pra mim fede.
Mas prefiro mapará. Pra mim, esse não fede.

Pessoal,

Só o dono sabe onde o sapato aperta. Cada um tem suas vantagens e deficiências.
Daqui alguns anos vão ta definindo o que uma criança vai ser quando crescer e se quando adulta, e se ela não conseguir vão falar que é porque ela é incompetente… Sabe quantos anos os maiores especialistas do mundo tão falando que o sistema educacional é uma merda? E não é por causa do conteúdo das disciplinas ou da competência dos alunos e professores. É por causa da forma generalista que é imposta. Querem socar goela abaixo seu ritmo de produção e o tipo de conhecimento que vc deve ter sem levar em consideração as condições em que ela vive, trabalha, estuda, come… Tá certo isso? Pra quem tá em posição privilegiada é bem fácil criticar qualquer um. E sabemos que quem faz isso faz com o único objetivo. Subir pisando sobre os outros. Lustrar medalhas.

Me digam, o que os melhores alunos de uma faculdade sentiriam se tivesse seus sistema hackeados por um menino de 14 anos? É incompetência do mané que precisou da faculdade pra ainda assim fazer merda ou seria a criança que seria tão boa que não precisou de faculdade pra fazer o que fez? Mexe com os brios não é? Pq quando isso acontece… coitado do diplomado que tinha obrigação de “ser” melhor. Acham que a criança chegou no conhecimento sozinha e sem ter uma vida com o mínimo de recursos?
Essas crianças, sem faculdade, aparecem todos os dias:
http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/menino-brasileiro-de-12-anos-cria-aplicativo-para-calcular-notas-escolares-e-faz-sucesso-na-internet/
http://www.reavendonoticiaesports.com/2013/03/garoto-de-17-anos-vende-aplicativo-para.html

Se o carinha tiver uma boa base e boas companhias, o céu é o limite.

Já tinha um tempo que tava querendo postar algo que pode servir pra alguns aqui:

Macacos lutam por poder. Homens trocam idéias, negociam e cooperam.
Sabe porque a natureza humana é assim? Porque não importa o poder que tenha, se seu argumento não convencer… vai ter que aprender a dormir com um olho aberto e outro fechado.

D

Luiz Augusto Prado:
rafael_jesus:
caosfast:

Desculpa o desabafooo,

Ahh fiz na Veris IBTA,

Abrcs

Huahuaau… cara… eu tinha que curtir isso no face umas mil vezes. Parece a história da minha vida.
Cara, não esquenta. Sempre vai ter alguém querendo vender peixe.

Só que por outro lado, sempre vai ter gente querendo comprar.
Pra mim, alguns tipos de peixe fedem. Eu não como salmão! Pra mim fede.
Mas prefiro mapará. Pra mim, esse não fede.

Pessoal,

Só o dono sabe onde o sapato aperta. Cada um tem suas vantagens e deficiências.
Daqui alguns anos vão ta definindo o que uma criança vai ser quando crescer e se quando adulta, e se ela não conseguir vão falar que é porque ela é incompetente… Sabe quantos anos os maiores especialistas do mundo tão falando que o sistema educacional é uma merda? E não é por causa do conteúdo das disciplinas ou da competência dos alunos e professores. É por causa da forma generalista que é imposta. Querem socar goela abaixo seu ritmo de produção e o tipo de conhecimento que vc deve ter sem levar em consideração as condições em que ela vive, trabalha, estuda, come… Tá certo isso? Pra quem tá em posição privilegiada é bem fácil criticar qualquer um. E sabemos que quem faz isso faz com o único objetivo. Subir pisando sobre os outros. Lustrar medalhas.

Me digam, o que os melhores alunos de uma faculdade sentiriam se tivesse seus sistema hackeados por um menino de 14 anos? É incompetência do mané que precisou da faculdade pra ainda assim fazer merda ou seria a criança que seria tão boa que não precisou de faculdade pra fazer o que fez? Mexe com os brios não é? Pq quando isso acontece… coitado do diplomado que tinha obrigação de “ser” melhor. Acham que a criança chegou no conhecimento sozinha e sem ter uma vida com o mínimo de recursos?
Essas crianças, sem faculdade, aparecem todos os dias:
http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/menino-brasileiro-de-12-anos-cria-aplicativo-para-calcular-notas-escolares-e-faz-sucesso-na-internet/
http://www.reavendonoticiaesports.com/2013/03/garoto-de-17-anos-vende-aplicativo-para.html

Se o carinha tiver uma boa base e boas companhias, o céu é o limite.

Já tinha um tempo que tava querendo postar algo que pode servir pra alguns aqui:

Macacos lutam por poder. Homens trocam idéias, negociam e cooperam.
Sabe porque a natureza humana é assim? Porque não importa o poder que tenha, se seu argumento não convencer… vai ter que aprender a dormir com um olho aberto e outro fechado.

vi a citação desse cara aqui em alguma dessas noticias ai: Gennady.Korotkevich, olha os códigos dele: http://www.go-hero.net/jam/13/name/Gennady.Korotkevich

O.O tem 18 anos agora.

A

Da mesma forma que tais profissionais não estão para o mercado como um programador está. A academia forma acadêmicos, os estágios e demais extensões formam profissionais.

Se você perceber a história da universidade contada (no link que eu enviei) verás que médicos ajudaram a formar o conceito, ou seja, médicos sem faculdade.

Sem querer conflitar os conceitos ou passar por inocente de comparar as épocas (afinal tudo evolui) chuto que 70% dos alunos de terceiro grau hoje estão na faculdade por conta do mercado de trabalho, quando não deveriam (dado as devidas exceções como das profissões que você citou).

Pegue o caso do Jonathan aqui do Post que afirmou que para os CRUDs que faz hoje no mercado a faculdade já serviu e você verá que o conceito está BEM deturpado.

V

adriano_si:
Da mesma forma que tais profissionais não estão para o mercado como um programador está. A academia forma acadêmicos, os estágios e demais extensões formam profissionais.

Se você perceber a história da universidade contada (no link que eu enviei) verás que médicos ajudaram a formar o conceito, ou seja, médicos sem faculdade.

Sem querer conflitar os conceitos ou passar por inocente de comparar as épocas (afinal tudo evolui) chuto que 70% dos alunos de terceiro grau hoje estão na faculdade por conta do mercado de trabalho, quando não deveriam (dado as devidas exceções como das profissões que você citou).

Pegue o caso do Jonathan aqui do Post que afirmou que para os CRUDs que faz hoje no mercado a faculdade já serviu e você verá que o conceito está BEM deturpado.

Adriano, você continua equivocado. É claro que, na formação do conceito de Universidade, quem ajudou foram pessoas que não passaram por ela. O conceito de ensino era muito diferente naquela época. Como vão receber ensino de uma instituição que nem existia na época?

Extensão significa a exteriorização do conhecimento adquirido e desenvolvido na Universidade para a comunidade a qual ela está inserida. São atividades, na maioria das vezes de cunho social. Não confunda Extensão com Curso de Extensão.

E as profissões que citei não são excessões: administradores, advogados, psicólogos, professores, arquitetos, geógrafos, teólogos… isso sem contar profissões que possuem abertura para mercado e pesquisa ao mesmo tempo: físicos, químicos, biólogos, estatísticos, matemáticos, etc.

No final das contas, há de se perceber que é a nossa profissão é o ponto fora da curva. Os geradores de CRUD deveriam ser profissionais do nível técnico, e o ensino superior deveria ser destinado a quem deseja criar tecnologia ou trabalhar com questões avançadas da Ciência da Computação, mas sem necessariamente ser um pesquisador.

C

Se a universidade forma profissional porque ainda precisa passar na prova da OAB pra exercer o direito, ou trabalhar 2 anos pro governo pra ser medico?

J

existem interesses escusos por traz de todas essas coisas.

J

Continuo achando que quem faz Ciência da computação na USP porquê gosta de P&D e quer se envolver nisso de corpo e alma não ta em nada na frente do cara que gosta mesmo é de música ou de MMA e fez um tecnólogo pra arrumar um “Trampo” porquê a vida pede isso dele.
O cara tem o emprego o canudo pra mostrar pra família, direito a cela especial e pode prestar concurso público. É uma questão de escolha.
Acho sua opinião um pouco utópica.

A

[quote=Vina]

adriano_si:
mas sem necessariamente ser um pesquisador.
P&D Pesquisa e Desenvolvimento. Não necessariamente você será um pesquisador.

A

jonathan Coelho:

Continuo achando que quem faz Ciência da computação na USP porquê gosta de P&D e quer se envolver nisso de corpo e alma não ta em nada na frente do cara que gosta mesmo é de música ou de MMA e fez um tecnólogo pra arrumar um “Trampo” porquê a vida pede isso dele.

Me cite o trecho onde eu digo alguma coisa diferente disso. Eu mesmo hoje estou estudando uma forma de manter a TI somente como hobby e buscar uma fonte de renda primária diferente do que tenho hoje. Serei menos que algum Cientista da Computação por conta disso?

Exatamente comprovando tudo o que venho tentando mostrar até agora, conceito de academia totalmente deturpado. Acho que você foi no âmago do que é a academia nos dias de hoje.

Minha opinião não é utópica, o texto que colei lá na primeira (ou segunda, já nem lembro mais) página, faz a avaliação completa de minha opinião, mas a realização da minha opinião, que requer uma mudança de visão da sociedade, sim, é completamente utópica, infelizmente :confused:

O mercado assim o fez, o mercado conseguiu, no fim das contas os humanos estão pouco FU… para o que “deveria ser”. Dá grana? Dá. Então monta essa po#%@ dessa faculdade aí na esquina e vende diploma que a galera quer mesmo é dizer que tem ensino superior.

ALGUNS ANOS DEPOIS…

Tópicos do GUJ:

• Meu professor não ensina direito…

• Me matei pra completar meu curso superior e sinto que não aprendi nada…

• Meu profesor pediu esse exercício sobre pilhas, mas não ensinou nada desse assunto ainda…

Se tivesse entendido pra que serve a faculdade (que pode servir ao mercado, mas não tem isso como objetivo prioritário) não criaria tais tópicos e nem se decepcionaria com algo que não promete o que achou que prometia.

V

fabim:

+1

V

+1 também. É importante ter conhecimento de base, mesmo que ele não se encaixe imediatamente no framework do momento. Conceitos como estruturas de dados, teoria dos conjuntos.

Mas muitos alunos não compreendem o papel da faculdade, pois estão preocupados com um pensamento de curto prazo. Esquecem que a formação PRECISA ser sólida justamente porque, em 4 anos, a tecnologia que estava na moda no momento que ele ENTROU na faculdade pode já não ser a do momento que ele SAIU.

B

Concordo plenamente. Ou quem aprendeu a programar POO na Universidade usando Smalltalk precisa aprender POO de novo ao partir para um C#?

R

Não recebi as msg pelo e-mail por isso só vi agora…

A discussão parece discussão de Católicos vs Evangélicos,

Onde os evangélicos dizem que não tem cabimento rezar para imagens na igreja e,

Os católicos dizem que não faz sentido dar 10% do salário para o pastor todos mês.

O fórum do APInfo esta mais interessante, pois cada um escreve sua experiência ou o que acha em relação ao tópico levantado.

O outro lá vem me falar já que eu não ia a SJC pq eu não fiz no ITA…

Brincadeira né meu…

V

rafael_jesus:
Não recebi as msg pelo e-mail por isso só vi agora…

A discussão parece discussão de Católicos vs Evangélicos,

Os católicos dizem que não faz sentido dar 10% do salário para o pastor todos mês.

O fórum do APInfo esta mais interessante, pois cada um escreve sua experiência ou o que acha em relação ao tópico

Uhum, muito interessante o seu comentário. Será de extrema relevância para o desenvolvimento desse tópico.

R

alcionj:

Um ponto relevante não comentado é a diferenciação de Engenharia, Bacharelado e Tecnólogo, de maneira geral, este último possui sim o aprendizado voltado para o mercado de trabalho, independente a faculdade;

Não ia comentar, mas acho esdrúxulo comentários assim, esta estória de menino sofrido e esforçado me causa vergonha alheia.

Cara não queria nem de longe ter entrado em alguns detalhes da difilcudade que tive em fazer facul,

Quando se nasce em cidade grande e/ou numa cidade universitária e/ou próximo a uma, é muito fácil fazer faculdade,
não há razões para não fazer, só não faz quem não quer não é…

O que aprendi até agora é que não adianta fazer facul pra trabalhar com desenvolvimento de software,

Acabei de me formar na Veris IBTA uma das melhores do País pra TI segundo o MEC, e uma pah de nego que lá estavam nem Hello World tinham condições de fazer,

É esse o conhecimento que a faculdade te da? È o mesmo que um Médico recem formado querer não saber dar uma injeção.

Hoje qualquer um se forma em TI, não sou eu quem digo isso, tenho amizade e trabalhei com alguns professores do ITA e INPE e os mesmos me disseram isso,

É só ler os slides que o que esta nos slides cairá na prova,

Sem contar que quando vão te conratar nem querem saber da sua facul e sim sua experiência com projetos e seu perfil tbm(pelo mens deveria)

Fazer 4 ou 5 anos de facul pra ser PJ não vale a pena pra min,

Fui bem agressivo no meu comentário, mas uma coisa eu tenho amigão, RESPEITO.

Nunca agredi com palavras como o @Viny fez aqui, praticamente chamas as pessoas de burro e ignorante,

E tento ao máximo não debochar de comentários como acontece aqui em vaaarios tópicos,

Cada teve uma experiência, eu disse a minha e sem vergonha nenhuma.

Tem gente que se contenta com 3 conto, eu não me contentaria nem com 7 conto, fazer o que né

D

rafael_jesus, esses dias vi uma vaga na apinfo e um dos requisitos era:

formação em faculdade de ponta.

o que você diz a respeito ?

R

douglaskd:
rafael_jesus, esses dias vi uma vaga na apinfo e um dos requisitos era:

formação em faculdade de ponta.

o que você diz a respeito ?

EU tbm vi e digo isso:

https://www.odesk.com/o/jobs/job/Ruby-Programmer-with-Rails-Experience_~01a65dde0f4181e4dd/

B

rafael_jesus:
O outro lá vem me falar já que eu não ia a SJC pq eu não fiz no ITA…

Brincadeira né meu…

Brincadeira por que meu caro? Se você tivesse estudado em uma Universidade de ponta, e continuasse com esse mimimi, talvez teria algum crédito.

rafael_jesus:

Como informação nunca é demais, caso não saiba, a igreja católica também cobra dízimos dos fiéis, só que é mais “discreta”.

R

Hoje vejo que perdi 2 anos de da minha vida pela faculdade e não ter feito um tecnólogo de 2 anos ,não aprendi nada na faculdade e ter feito desses 2 anos cursos e se aperfeiçoado ainda mais. Mas como ouvi a cabeça dos outros acabei fazendo a faculdade e deixei de fazer os cursos por falta de tempo…
Mas é opinião de cada um, essa é a minha.

R

UPDATE:

UPDATE2:

Vc tem razão por me contestar,

Destesto fazer isso, mas vo te que falar,

Tive um professor que se formou na URFJ muito bom, me ensinou algoritimos com Java e teve a maior paciência do mundo no começo do curso, mas me pediu pra ensinar MVC a ele no final do curso (fiz isso com um prazer enorme)

Tive um professor que da aula de Doutorado no e me disse sobre uma vaga para trabalhar com ele num projeto no INPE, quando perguntei do que era a vaga ele me disse “Orientação a Objeto”

Isso são só pequeninos examplos que me veio na cabeça agora, mas não quer dizer que são burros ou não querem saber de estudar ou nem nada,

Quer dizer que é eles tiveram que estudar outras coisas(o tal conhecimento sólido que a faculdade te da) para serem professores e não tiveram tempo pra estudar e se atualizar com o que realmente se faz na área

È lógico/obvio/claro que gostaria muito de ter um ITA na minha formação, e até dá pra quem conhece o caminho das pedras aqui,

Mas tive que priorizar o que me dá retorno de investimento mais rápido, que é se atualizar para o mercado.

O que seria se atualizar para o mercado?

Resposta:

Perceber que mobile é foda(IPhone/Android);

O javascript esta mais forte do que nunca(Node.js, Ember.js, Backbone.js, Angular.js);

O front-end esta cada vez mais elegante com css modular (compass, sass, less, scss, bourbon);

Banco de dados esta com diversas opções para cenários diferentes (redis, mongodb, couchdb ou seja relacional vs nosql)

Perceber que muitas vazes não adiante matar mosquito com bazuca que é o caso de fazer tudo com Java, as vezes é bom conhecer outras linguagens que coloquem seu produto mais rápido no mercado como Ruby on Rails.

L

huahuahua…
Quando te perguntarem qual seu cargo, já pessou o que vair responder?

deve ser a lógica…

Agente começa com orientação à objeto, depois vai para orientação de gente e depois, finalmente, para orientação de curso.

Brincadeira à parte, eu não me preocuparia com o nome do cargo e sim com pré-requisitos e a função que ele lhe deseja atribuir.

Esse papo de quem quer vender roupa invisível, que só burro não vê, também não cola comigo brother…
O rei está nu e azar de quem nos acha burro.

É melhor deixar quieto. Eles são muitos e vem com fakes.

G

Pessoas inteligentes/esforçadas/estudiosas existem em qualquer lugar… talvez um pouco mais em algumas lugares e um pouco menos em outras.

Agora, se a pessoa te julga pela instituição que você cursou… bom só tenho a lamentar pela mente medíocre que essa pessoa tem. E na boa mesmo, nem compensa discutir com esse tipo de pessoa.

Como o pessoal já disse, o objetivo da faculdade não é formar um Desenvolvedor com a linguagem X. Isso é uma coisa que, gostando ou não, você terá que se virar para aprender. O conhecimento que a faculdade vai te passar é muito mais abrangente. Além disso, existem varias áreas de atuação para quem cursa determinada faculdade.

Por mais chato e inútil que a faculdade possa parecer, tente aproveitar ao máximo tudo que você aprende (não só durante as aulas).

D

giovanni_dalfre:
Pessoas inteligentes/esforçadas/estudiosas existem em qualquer lugar… talvez um pouco mais em algumas lugares e um pouco menos em outras.

Agora, se a pessoa te julga pela instituição que você cursou… bom só tenho a lamentar pela mente medíocre que essa pessoa tem. E na boa mesmo, nem compensa discutir com esse tipo de pessoa.

Como o pessoal já disse, o objetivo da faculdade não é formar um Desenvolvedor com a linguagem X. Isso é uma coisa que, gostando ou não, você terá que se virar para aprender. O conhecimento que a faculdade vai te passar é muito mais abrangente. Além disso, existem varias áreas de atuação para quem cursa determinada faculdade.

Por mais chato e inútil que a faculdade possa parecer, tente aproveitar ao máximo tudo que você aprende (não só durante as aulas).

infelizmente, somos julgados por nossos títulos, muitas vezes a empresa apósta em você e gasta uma tora…treinamentos, investimentos, bonus de entrada, e um filtro acaba sendo necessário, e muitas vezes fazem estatisticas para definir estes filtros.

empresas de privateEquite ou até mesmo o google, investem muito nas pessoas, e querem pessoas que buscam sempre os melhores estudos. (eles têm muitos motivos para querer alguem de universidade de ponta)

ai você acha empresas que não pedem nem faculdade, mais vai ver se vale a pena…

B

Uma breve analogia, se me permite.

Eu acho a certificação OCJP medíocre, uma piada de mal gosto alguém falar que é bom programador apenas por tê-la. Mas em muitos lugares ela é pré-requisito, então o que posso fazer? Deixar de tirar e ficar desmerecendo-a pra sempre ou tirar e desencanar?

Prefiro a segunda opção.

D

Eu acho a certificação OCJP medíocre, uma piada de mal gosto alguém falar que é bom programador apenas por tê-la. Mas em muitos lugares ela é pré-requisito, então o que posso fazer? Deixar de tirar e ficar desmerecendo-a pra sempre ou tirar e desencanar?

Prefiro a segunda opção.

concordo com você que temos que fazer muitas coisas para inglês ver, mas eu acho o conteúdo, pelo menos o livro da kathy bem útil. você poderia dar uma lida, eu resisti bastante antes de começar ler, parei na metade e ainda não deu pra voltar. mas voltarei

V

Sim, é muito útil. Mas pensar que ele é parametro para determinar se alguem é um bom profissional ou não é sacanagem. No mínimo a certificação diz que esse cara conhece os fundamentos de Java SE.

B

rafael_jesus:
Tive um professor que se formou na URFJ muito bom, me ensinou algoritimos com Java e teve a maior paciência do mundo no começo do curso, mas me pediu pra ensinar MVC a ele no final do curso (fiz isso com um prazer enorme)

Tive um professor que da aula de Doutorado no ITA e me disse sobre uma vaga para trabalhar com ele num projeto no INPE, quando perguntei do que era a vaga ele me disse “Orientação a Objeto”

Rafael, antes de mais nada eu gostei da sua resposta, foi respeitosa e objetiva.

Sobre esses professores, eu não duvido que existam muito mais com esse perfil, especialmente em Universidades… mas de qualquer forma, isso é o óbvio: eles são professores de fundamentos da computação, geralmente pesquisam, propõe inovações e possuem conhecimento aprofundado em fundamentos, e não na tecnologia do momento. Mas também existe o outro lado, de pessoas bem aprofundadas tanto nos conceitos quanto nas tecnologias, inclusive dentro do ITA, como o Eduardo Guerra (Mundoj).

Eu não sou bobo, sei que para pelo menos 80% das vagas no mercado de TI, não é necessário um conhecimento tão aprofundado nos fundamentos. Mas eu aprecio o tempo que tive de acadêmico, de ter aprendido muito dos fundamentos, para hoje não ter dificuldade com novas tecnologias e desafios, ou para propor boas soluções (e não apenas a primeira opção que “resolve temporariamente”) para a maioria dos problemas que surgem.

E como lidero e já liderei tecnicamente várias equipes de desenvolvimento, sei o quanto uma pessoa com conhecimento profundo nos fundamentos faz a diferença. Não estou dizendo em hipótese alguma que é obrigatório a faculdade, mas nas minhas experiências, não é comum encontrar alguém com conhecimentos sólidos de fundamentos sem ter feito uma faculdade decente. Há exceções e pelo visto você e vários outros aqui do GUJ fazem parte deste conjunto, mas precisamos nos contentar com este dado.

D

Sim, é muito útil. Mas pensar que ele é parametro para determinar se alguem é um bom profissional ou não é sacanagem. No mínimo a certificação diz que esse cara conhece os fundamentos de Java SE.

é a certificação mais básica. depois tem outras.

não deve ser parâmetro. mas pode ser que diante de tanto candidato, acabe se tornando um pequeno filtro. mas ai, ja é com o RH

J

assembler:

Isso era verdade?

Não sei como está hoje, mas na minha época onde terminei em 2000, Sistemas de Informações era 80% conceitos e técnicas do que foco em modas da época (onde mesmo assim um pouco de moda é importante pra ter uma base pra estimular estudar por fora e assim conseguir iniciar no mercado). Muitas disciplinas envolvendo técnicas de banco de dados, análise e desenvolvimento, além de Redes que eu confesso que fugia de muitas aulas. Já Ciências da Computação tinha muita matemática avançada, física e computação gráfica, que não eram meu foco e continuam não sendo. Tudo depende do que cada um quer na frente.

R

Eu que o diga, ele já me ajudou a identificar erros em produção que tive,

Alem de ser uma pessoa bacana ele manda muuito bem, são poucos mas existem sim

A

rafael_jesus:

URFJ = UFRJ ?

Não quero ser grosseiro, mas você poderia escrever um livro, descrever toda a sua estória de esforço e dificuldades;
Pode ser descrito tudo que mencionou este tópico, andar de balsa, acordar de madrugada. Poderia descrever melhor como foi enganado pela faculdade, onde achava que iria aprender algo útil mas não aprendeu, descrever sua postura diante dos seus colegas de classe, onde enquanto eles assistiam aulas inúteis em slides, você se matava no eclipse.
Um ponto áureo do livro pode ser este mencionado acima, onde você leciona MVC, um design pattern tão básico ao seu professor de Java, professor este que é formado na UFRJ (uma das melhores federais do país).
Nossa já vejo um sucesso, pode até virar um filme …

PS: Desculpe não agregar nada de útil ao tópico.
PS 2: Mais um assunto, sua iteração com o Eduardo Guerra!!!

G

Prefiro a segunda opção.

Boa analogia, foi oque eu disse… Ficar desmerecendo a pessoa a pessoa sem conhece-la. Ai está o erro.

Nunca disse que a empresa utilizar um filtro é errado, por exemplo, “Apenas com Curso Superior”.
Agora, “Apenas com Curso Superior na Instituição X”, é errado.

R

UPDATE:

Para de deboche cara, o cara programou a vida toda em delphi e pegou um projeto web em C# com um backlog super agressivo, o cara não sabia mvc pq nunca precisou, idai?

Compartilhei minha experiência para agregar valor, cabe ao author do tópico julgar se vale a pena ou não, mas sinceramente se arrependimento matasse, eu já era…

Além de tudo agente é taxado de burro e até de mentiroso se eu não entendi errado, só no Brazil mesmo!!

Vai fundoo broo!!

A

rafael_jesus, quais são essas matérias ridículas que os seus professores davam?

V

Quem eu chamei de burro ou ignorante?
Na discussão, sempre me referi aos argumentos.

No GUJ está se tornando comum generalizações absurdas, como a sua ou a do caosfast. Um classificou TODAS AS FACULDADES como inúteis, só pq cursou UMA ÚNICA faculdade ruim, e outro taxou todos os que fazem uma faculdade de RICOS, só porque se organizaram para ter condições de cursar. Dessa forma, você despreza um universo GIGANTESCO fora da sua realidade pessoal, só para tentar provar um argumento.

Engraçado, o cara que geralmente levanta a bandeira de RESPEITO é o mesmo que começa a discussão falando frases como essas aqui:

Me diz, sob que ótica uma frase dessas pode ser considerada educada e respeitosa?

V

Talvez esse fosse o objetivo da vaga para o bolsista de graduação, que pode ser um aluno de primeiro ou segundo ano. Não significa que a pesquisa com a qual você fosse trabalhar se resumisse a isso.

K

Só tome cuidado com esses “ranks” de faculdades, pois se fomos levar isso em conta então nós brasileiros somos todos um grande nada, já que no cenário mundial o Brasil não tem sequer uma faculdade com um curso de TI entre as top 50.

R

assembler:
rafael_jesus:

rafael_jesus, quais são essas matérias ridículas que os seus professores davam?

Eu acho que entra perfeitamente no perfil de Sistemas de Informação e/ou Gestão/Governança em TI e não em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

• ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
  • COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
  • ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES
  • PLANEJAMENTO DE CARREIRAS
  • OFICINA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
  • TOMADA DE DECISÃO
  • FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS
  • PROJETO INTEGRADOR
  • GESTÃO EMPRESARIAL
  • GESTÃO DA QUALIDADE EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
  • GESTÃO DE PROJETOS
  • INTELIGÊNCIA PARA NEGÓCIOS

Veja quanto “GESTÃO” tem ai,

E veja o que pedem no mercado para programação:

https://www.odesk.com/o/jobs/job/Ruby-Programmer-w...xperience_~01a65dde0f4181e4dd/

Claro que as matérias são super/mega interessantes mas podeira ser dada em outra etapa talvez uma pós,

Gostaria de subtituir “ridículas” por “existem outras matérias que agregam mais valor no momento”

Uma coisa importante que eu não disse peço mil desculpas por isso, é que fiz tecnólogo,

Aquele que te deixa prontinho para o mercado (segundo os especialistas do jornal da tarde na Globo, hoje - 29/07/13)

Se for pra subir o nível da disciplina deveria ser algo como o que tem no http://www.infoq.com/br

Agora sériooo mesmo, será que estou viajando?

Abrcs

R

Quem eu chamei de burro ou ignorante?
Na discussão, sempre me referi aos argumentos.

No GUJ está se tornando comum generalizações absurdas, como a sua ou a do caosfast. Um classificou TODAS AS FACULDADES como inúteis, só pq cursou UMA ÚNICA faculdade ruim, e outro taxou todos os que fazem uma faculdade de RICOS, só porque se organizaram para ter condições de cursar. Dessa forma, você despreza um universo GIGANTESCO fora da sua realidade pessoal, só para tentar provar um argumento.

Engraçado, o cara que geralmente levanta a bandeira de RESPEITO é o mesmo que começa a discussão falando frases como essas aqui:

Me diz, sob que ótica uma frase dessas pode ser considerada educada e respeitosa?

Sinceramente vc disse isso somente umas vez, mas vc já explicou que era contra os argumentos

V

Eu também fiz tecnólogo. O meu foi bastante prático. Tive várias disciplinas de programação e redes. O curso claramente dividia em dois âmbitos, para os que queriam programar e para os que queriam ir para a área de infra.

Mas novamente, você tá generalizando “todos os tecnólogos” em relação ao curso tecnólogo que você fez.
Já deu para entender, você fez uma péssima escolha de faculdade. O alerta aqui no GUJ é válido, eu mesmo pretendo repassa-lo.

Agora, querer malhar todas as outras faculdades, não.

R

Eu também fiz tecnólogo. O meu foi bastante prático. Tive várias disciplinas de programação e redes. O curso claramente dividia em dois âmbitos, para os que queriam programar e para os que queriam ir para a área de infra.

Mas novamente, você tá generalizando “todos os tecnólogos” em relação ao curso tecnólogo que você fez.
Já deu para entender, você fez uma péssima escolha de faculdade. O alerta aqui no GUJ é válido, eu mesmo pretendo repassa-lo.

Agora, querer malhar todas as outras faculdades, não.

Show de bola,

Eu disse que fui pego no marketing que as faculdades fazem por isso disse que salvo a FIAP, Fatec e algumas do Sul (onde eu já sei que vc se formou lá e ministra cursos por lá)

Abrcs

R

http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/08/1321237-formacao-do-professor-tem-muita-teoria-e-pouca-pratica.shtml

L

rafael_jesus:
http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/08/1321237-formacao-do-professor-tem-muita-teoria-e-pouca-pratica.shtml

Estas tragédias são realmente uma pena. Na Inglaterra professor ganha muito bem tbm. Principalmente os de filosofia.
Nossos governantes deveria enxergar o potencial de nossas crianças.

Tenho feito pesquisas de campo aqui perto de onde moro.
Apesar de se saber da importante necessidade de se estudar, não existe muito interesse da molecada. E são poucos que possuem os recursos e veem essa importância. É uma região mais carente e periférica daqui de Brasília. Se o professor quiser dar aula particular, por exemplo, ele prefere enfrentar o transito e ir para o centro. Plano Piloto.

Muitos alunos, principalmente os de comunidades mais pobres veem os professores como inimigos ou intrusos.
Isso exige uma nova forma de aproximação, apresentação e as vezes ousadia pra poder apresentar as vantagens do estudo à molecada da rua. Alguns precisam até pedir permissão aos traficantes em algumas localidades do Rio.

Aluno do ensino básico da escola pública não reprova. Os professores estão sendo aconselhados a passar os alunos pra maquiar as estatísticas. Ainda não entendi porque, mas pelo que entendi é pq o Brasil, pra participar de alguns eventos internacionais, deve possuir uma parcela de sua população ‘educada’. Ai, infelizmente mora alguns de nossos problemas… alunos que passam em vestibulares só de não zerar as disciplinas das provas. A nota de corte para matemática nos vestibulares que fiz pra matemática ficava entre 3 e 4.
Já cheguei a dar aula particular de operação básica pra colega de faculdade!

Muita gente se apega a um estudioso, como Piaget, e se esquece de Vygotsky e muitos outros.

R

rafael_jesus:

Cara, esse é o típico comentário canalha dos políticos. Até concordo que as faculdades dedicadas à licenciatura não tenham a quantidade necessária de disciplinas voltadas à sala de aula. Mas isso é simplesmente reflexo da falta de investimento na área. Com o salário pago para os professores, quem vai se aventurar a encarar uma sala de aula depois de 4 anos de faculdade ? E de que adianta um professor de Física que só sabe resolver os exercícios do livro-texto do 2o grau ? Além disso, quanto dinheiro é investido em bolsas de pesquisa para a educação ? Como que a educação vai crescer se não tiver investimento em pesquisa educacional ?

Ah, mas vai sugerir colocar Paulo Freire no currículo dos futuros professores …

J

Luiz Augusto Prado:
rafael_jesus:

Estas tragédias são realmente uma pena. Na Inglaterra professor ganha muito bem tbm. Principalmente os de filosofia.
Nossos governantes deveria enxergar o potencial de nossas crianças.

Tenho feito pesquisas de campo aqui perto de onde moro.
Apesar de se saber da importante necessidade de se estudar, não existe muito interesse da molecada. E são poucos que possuem os recursos e veem essa importância. É uma região mais carente e periférica daqui de Brasília. Se o professor quiser dar aula particular, por exemplo, ele prefere enfrentar o transito e ir para o centro. Plano Piloto.

Muitos alunos, principalmente os de comunidades mais pobres veem os professores como inimigos ou intrusos.
Isso exige uma nova forma de aproximação, apresentação e as vezes ousadia pra poder apresentar as vantagens do estudo à molecada da rua. Alguns precisam até pedir permissão aos traficantes em algumas localidades do Rio.

Aluno do ensino básico da escola pública não reprova. Os professores estão sendo aconselhados a passar os alunos pra maquiar as estatísticas. Ainda não entendi porque, mas pelo que entendi é pq o Brasil, pra participar de alguns eventos internacionais, deve possuir uma parcela de sua população ‘educada’. Ai, infelizmente mora alguns de nossos problemas… alunos que passam em vestibulares só de não zerar as disciplinas das provas. A nota de corte para matemática nos vestibulares que fiz pra matemática ficava entre 3 e 4.
Já cheguei a dar aula particular de operação básica pra colega de faculdade!

Muita gente se apega a um estudioso, como Piaget, e se esquece de Vygotsky e muitos outros.

Isso já acontece desde que esse maldito governo começou. Sem criticas a partidos, mas ao governo atual. Tem aproximadamente 10 anos que essa política de não reprovar acontece. Sou amigo de vários professores, inclusive os que me deram aula no médio e eles reclamam estar de mãos atadas a mercê de burocracia dessa política.

R

A qual governo você se refere ? Federal ou estadual ? Se não me falha a memória começou lá no governo do Covas em SP, era o famoso “Janeirão”. Não importasse o qual mal o aluno fosse durante o ano, o pessoal esticava as aulas em Janeiro, davam uma provinha vagabunda o aluno passava de ano. Se eu não me engano, aos poucos foram relaxando os critérios cada vez mais.

Criado 15 de julho de 2013
Ultima resposta 5 de ago. de 2013
Respostas 79
Participantes 27