rafael,
mas esse EditPlus reconhece tags struts e jstl ???
cada um tem seu jeito de produzir … mas eu acho q esses plugins do eclipse trazem MUITA produtividade ao desenvolvimento.
mas talvez vc seja até mais produtivo com seu notepad do q eu com 10mil plugins … cada um com seu cada qual 
o q eu acho mesmo é q o eclipse deveria ter PACOTES de distribuicao.
pegava um conjunto desses plugins já consagrados pra cada tipo de desenvolvimento (web, swing, aspectos, etc …) deixava cada um rodando perfetinho (o q atualmente nao é realidade, muito desses consagrados plugins tem muito bugzinho) juntava num pacote e lançava as chamadas DISTRIBUICOES 
nem sei se isso já ocorre … senao, tomara q aconteça num futuro proximo.
alguem pode dizer entao: o q vc quer é o NETBEANS … 
é verdade, o netbeans (principalmente o 4.1) já vem como muita coisa q temos q usar como plugin do eclipse.
mas ainda acho q essas funcionalidades já inerentes ao netbeans nao sao tao completas como os plugins especializados q usamos no eclipse.
e ainda tem umas frescurinhas no netbeans q tmb nao gosto … enfim, prefiro o eclipse.
cada ide tem suas vantagens e desvantagens, o ideal era juntar as vantagens dos dois em um só 
hehe mas aí a gente nao ia ter o q reclamar 
por favor, nao quero invocar uma discursao religiosa sobre o tema NETBEANSxECLIPSE … foi só uma observacao pessoal. pois como eu ja escrevi: cada um com seu cada qual.