Elaboração de contas a receber

20 respostas
java
I

Bom dia a todos do fórum, estou com um problema a mais de um ano, estou precisando muito da ajuda de vocês, vou tentar simplificar o máximo possível.
Objetivo: Elaborar um conta a receber.

Vou tentar descrever o que eu desejo:
Eu vou efetuar varias vendas no crediário, estas vendas vai para contas a receber de um determinado cliente, quando este cliente comparecer para efetuar o pagamento, eu quero fazer um sistema que coloque apenas um valor, ai o sistema vai dando baixa em todas as venda para aquele cliente.

Exemplo:
Venda 1 = 100,00
Venda 2 = 50,00
Venda 3 = 80,00
Venda 4 = 150,00

O valor total de todas as venda é 380,00
O cliente vai efetuar o pagamento de apenas 350,00
Vai ficar faltando 30,00
Então o sistema terá de fazer o seguinte:
Venda 1 = 100,00 - pg
Venda 2 = 50,00 - pg
Venda 3 = 80,00 - pg
Venda 4 = 150,00 - Obs: 120 - valor pago e falta pagar 30,00 reais da venda 4

depois, em outra data o cliente farar a efetuação do pagamento de 30,00,
Venda 4 = 150,00 - pg

valos lá, eu já estou trabalhando com as seguintes tabelas:

tb.vendas
idVenda, cdgCliente, dtVenda, hrVenda, status

tb.vendas.pagamentos
idPagamento, cdgVenda, valorDoPagamento

tb.vendas.pagamentos.credito
idPagamentoCredito, cdgPagamento, valorTotalDoPagamento, qtdParcelas, valorDasParcelas

Esta funcionando da seguinte forma.
toda venda é armazenada na tabela tb.vendas
quando a venda for efetuada a vista, o valor vai para a tabela tb.vendas.pagamentos
quando a venda for efetuada no crediário, o valor vai para a tabela tb.vendas.pagamentos.credito
dependendo da quantidade de parcelas o valor é calculado altomaticamente

O que devo fazer para que o sistema funcione do jeito que desejo?
fazendo o calculo automaticamente.

20 Respostas

A

Qual é sua dúvida exatamente? Modelar o banco de dados para o sistema trabalhar desse jeito?

O que você descreveu parece um sistema de cartao de crédito, quando você pode pagar parcialmente, pagar o mínimo, etc.
Se você pode pagar parcialmente, para que quer controlar quais vendas foram totalmente pagas ou nao? Nao te ajuda manter apenas o saldo do cliente?

Se for pra realmente resolver desse jeito, você pode criar uma tabela para vendas “fechadas” e inserir novos registros lá a cada vez que o cliente efetuar pagamentos.
Geralmente em sistemas financeiros você quer evitar fazer updates ou deletes, entao é melhor registrar essas operaçoes como eventos que ocorreram, sempre inserindo novos registros.

I

Muito obrigado pela a sua atenção amigo.
eu já tenho o PDV funcionando, quero implementar um contas à receber a partir das vendas efetuada no credito.
Desejo modelar o banco de dados para depois começar a criar as telas no sistema “uso o Netbeans”. Eu quero montar uma forma que informe quanto o cliente esta devendo e mostre o que já foi pago.

Como ficaria a relação desta tabela vendas.fechadas com as tabelas tb.vendas, tb.vendas.pagamentos, tb.vendas.pagamentos.credito e o caixa?

Estou quebrando a cabeça com a elaboração deste banco de dados, pensando como vai ser montado o sistema.

I

Bom dia a todos do grupo, peço desculpas pois o meu conhecimento na programação é muito pouco, por isso a dificuldade, caso não tenha sido muito claro no que desejo, peço para deixarem o comentário e tentarei esclarecer, se alguém poder mim ajudar ficarem muito grato.

J

Mas em qual linguagem pretende fazer isso ?

I

Muito obrigado por sua atenção, eu uso a Linguagem Java, trabalho com o NetBeans!

J

Esta’ fazendo em swing ou em javafx e qual banco de dados esta’ usando ?

I

swing e o banco é mysql.

J

Bom !!! depois de definida todas as telas de entradas, processamento e as saidas

O esqueleto do controle de recebimento seria mais ou menos assim .

arquivo fatura // indice = (chave cpf + codigo_fatura)
codigo_fatura, // chave primaria
cpf
valor // o total da compra
data_hora_compra

arquivo duplicatas // indice (codigo_duplicata + parcela + vencimento)
codigo_duplicata (usando a chave estrangeira codigo_fatura)
parcela
vencimento
valor_total_parcela
valor_total_parcela_pagamento_recebido
forma_pagamento // 1-avista chegue, 2-cheque pre, 3-avista dinheiro, 4-cc 5-cartao debito

// na hora de dar a baixa, você começa baixando da primeira a ultima, se faltar dinheiro o campo
valor_total_parcela_pagamento_recebido sera’ menor que o valor_total_parcela.

E tambem voce podera criar outros indices diante da necessidade de exibição ou processamento.

Ainda se seus clientes costumam pagar as parcelas em pedaços, voce pode criar um terceiro arquivo e nele colocar o valor recebido a data e o tipo de recebimento tendo como chave estrangeira o arquivo de duplicatas.

Uma dica : por causa da integração com a contabilidade Eu não gosto de ir diminuindo o valor total_parcela a medida que o cliente vai pagando,mas isso e’ de cada um.

I

Obrigado amigo, vou tentar estruturar minha tabela e depois comunico como ficou!

I

Bom dia a todos, amigo j-menezes desculpa a demora, estou montando a minha estrutura do banco de dado.
A duplicata é lançada quando for gerada a fatura ou quando o cliente efetuar o pagamento da fatura?

J

Ela e’ lançada quando for gerada a fatura ( porque isso te dá a possibilidade de controlar as duplicatas em aberto e paga )

I

Amigo, quais colunas devem ter na tabela duplicata
idDuplicata,
codigoFatura,
dataEmissao,
horaEmissao,
dataVencimento,
qtdParcela,
valorParcela,
tipoPagamento,
dataPagamento,
horaPagamento,
juros,
multa,
descontos,
status

na sua visão teria que acrescenta alguma coluna?

J

Veja bem caro ismaelmartinsds,

Como mencionado antes, na tabela “titulo” você coloca tudo que pertence a nota fiscal fatura, já no arquivo “duplicatas” você coloca tudo que se refere as parcelas. Veja com calma o que postei anteriormente e confronta com o que você tem em mente. Você pode colocar dentro da tabela “titulo” uma matriz com as parcelas[], vencimentos[], etc[]…, mas Eu não gosto de usar assim, prefiro criar uma tabela separada de “duplicatas”.Mas isso e’ de cada um.

idDuplicata,
codigoFatura,
dataEmissao, // essa não precisa porque a emissao da duplicata e’ a mesma do titulo
horaEmissao, // nao precisa tambem

dataVencimento,
qtdParcela, // correto e’ o nroParcela

valorParcela,
tipoPagamento,
dataPagamento, // coloca num mesmo campo a data e hora
horaPagamento, // nao precisa

juros,
multa,
descontos,

status

E’ por ai mesmo

I

Teria mais alguma coluna para ser criado?

J

Talvez os detalhes do tipo de pagamento.
As vezes você quer guardar em um campo o numero do recibo do CC, do cheque , enfim…
nesse caso pode criar um campo tipo texto

O bom é que a table poderá ser modificada se preciso for no futuro.

I

Bom amigo, é o seguinte, eu criei a tabela Duplicata e nela como citada acima foi criada o campo dataPagameto, agora o que devo fazer se a Duplicata for paga em mais de uma vez?
ex:
o valor da duplicata é R$ 200,00 e foi gerada em uma parcela
na hora do pagamento foi paga da seguinte forma:
R$ 60,00
R$ 20,00
R$ 40,50
R$ 60,00
R$ 19,50
vejamos que vai ter vários pagamento com data diferente

é melhor criar uma tabela DuplicataArquivo?

em cima do exemplo sitado vou tentar demostrar outro problema.

o valor da duplicata é R$ 200,00 e foi gerada em uma parcela
na hora do pagamento foi paga da seguinte forma:
R$ 60,00
R$ 20,00

os valores de 60,00 e 20,00 foi pagos, agora falta o restante.
será bom criar um campo valor residual onde quando cada pagamento for feito eu var alterando este valor ate ele zerar?
ou será melhor efetuar a soma até chegar o valor da parcela de 200,00?

J

Nesse caso Eu prefiro criar um terceiro arquivo, apenas para controlar os recebimentos quebrados da duplicata.

Volto a mencionar que isso e’ de cada um, apenas estou dando a minha opinião. No entanto prefiro gerar esse terceiro arquivo e deixar tudo o que for pago da duplicata nele e por causa da integração com a contabilidade não gosto de ir zerando o campo.

Resumindo table duplicataParcelada

codigo // chave primaria
codigoDuplicata // chave estrangeira codigo duplicata
data_recebimento
valor
tipo_pagamento
detalhe_pagamento
juros,
multa
desconto

Observaçao, se usar esse terceiro arquivo, os campos tipo_pagamento, juros, multa, desconto podem sair da table duplicatas e ir para duplicataParcelada

I

Acho que a parte do banco esta ok, agora vamos aumenta o nível de dificuldade vamos passar para a criação do formulário:
tenho duas tabela
1 - pega todas as duplicatas
2 - pega todas as duplicatas recebidas

tenho cinco campos para lança os valores
1 - Total a receber - recebe o calcula de todas as duplicatas
2 - Valor pagamento - onde lanço o valor que o cliente vai efetuar o pagamento
3 - Juros - onde lanço o valor do juros
4 - Multas - onde lanço o valor do multas
5 - Descontos - onde lanço o valor do descontos

1- Pergunta. de que forma devo fazer a logica para receber o pagamento das duplicatas?

este é botão que clico para adicionar a duplicatarecebida

private void bt_adicionarActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {

for (int i = 0; i < tabela_despesa.getRowCount(); i++) { 
        Boolean ck = (Boolean)tabela_despesa.getValueAt(i, 5);
        if (ck == null){
            ck = false; 
            }else if((Boolean) tabela_despesa.getValueAt(i, 5)==true) {  
        bdr.codigoDuplicata = Integer.parseInt(String.valueOf(tabela_despesa.getValueAt(i, 0)));  
        bdr.juros                 = Double.parseDouble(parametrosNS.TransStrDou.TransformaValorStringeDouble(txt_valorJuro.getText(), 1));
        bdr.multas                = Double.parseDouble(parametrosNS.TransStrDou.TransformaValorStringeDouble(txt_valorMulta.getText(), 1));
        bdr.desconto              = Double.parseDouble(parametrosNS.TransStrDou.TransformaValorStringeDouble(txt_valorDesconto.getText(), 1));

PegaDuplicataRecebida();

IncluirDuplicataRecebida();

mensagem = "Pagamento da duplitada finalizada com êxito!";
        mostraMensagem();

} 
          }
}

private void PegaDuplicataRecebida(){

sql = "select \n"
        + "   tb_duplicata_recebidas.idDuplicataRecebidas, \n" 
        + "   tb_duplicata_recebidas.idEmpresa, \n"
        + "   tb_duplicata_recebidas.codigoGrupo, \n"
        + "   tb_duplicata_recebidas.codigoEmpresa, \n"
        + "   tb_duplicata_recebidas.codigoDuplicata, \n"
        + "   tb_duplicata_recebidas.dataRecebimento, \n"
        + "   tb_duplicata_recebidas.valorRecebimento, \n"
        + "   tb_duplicata_recebidas.tipoPagamento, \n"
        + "   tb_duplicata_recebidas.detalhePagamento, \n" 
        + "   tb_duplicata_recebidas.juros, \n"  
        + "   tb_duplicata_recebidas.multas, \n"
        + "   tb_duplicata_recebidas.descontos \n"                

+ "from tb_duplicata_recebidas "
        + "where tb_duplicata_recebidas.codigoDuplicata = " + bdr.codigoDuplicata + " and tb_duplicata_recebidas.idEmpresa = " + parametrosNS.be.IdEmpresa + "\n" 
        + preenchimento
        + "   order by dataRecebimento asc;";

dadosContaRecebida.clear();
    dadosContaRecebida = parametrosNS.dao.Consulta(sql);
    PegaDadosDuplicataRecebida();
}

private void PegaDadosDuplicataRecebida(){

tabela_recebida.getColumnModel().getColumn(0).setPreferredWidth(0);  
    tabela_recebida.getColumnModel().getColumn(0).setMaxWidth(0);  
    tabela_recebida.getColumnModel().getColumn(0).setMinWidth(0);  
    tabela_recebida.getTableHeader().getColumnModel().getColumn(0).setMaxWidth(0);  
    tabela_recebida.getTableHeader().getColumnModel().getColumn(0).setMinWidth(0); 

TableContaRecebida.setNumRows(0);

SomaValorContaReceberdr    = 0;
    SomaValorPagodr       = 0;
    SomaValorRecebidodr     = 0;

String valorDespesa         = "";

for(int i = 0; i < dadosContaRecebida.size(); i++){
        bdur = new BeanDuplicataReceber();

bdur.idDuplicataReceber     = Integer.parseInt  ((String) dadosContaRecebida.get(i).get(0));
        bdur.idEmpresa              = Integer.parseInt  ((String) dadosContaRecebida.get(i).get(2));
        bdur.codigoGrupo            = Integer.parseInt  ((String) dadosContaRecebida.get(i).get(3));
        bdur.codigoEmpresa          = Integer.parseInt  ((String) dadosContaRecebida.get(i).get(4));
        bdur.codigoDuplicata        = Integer.parseInt  ((String) dadosContaRecebida.get(i).get(1));
        bdur.detalheRecebimento     =                    (String) dadosContaRecebida.get(i).get(8);

bdur.valorRecebimento     = Double.parseDouble((String) dadosContaRecebida.get(i).get(6));
            bdur.dataRecebimento   =                    (String) dadosContaRecebida.get(i).get(5);
            valorDespesa    = TransStrDou.TransformaValorStringeDouble(String.valueOf(bdur.valorRecebimento), 0);

bdur.juros              = Double.parseDouble((String) dadosContaRecebida.get(i).get(9));
            bdur.multas             = Double.parseDouble((String) dadosContaRecebida.get(i).get(10));
            bdur.desconto           = Double.parseDouble((String) dadosContaRecebida.get(i).get(11));

SomaValorContaReceberdr       += bdur.valorRecebimento;
        SomaValorPagodr               = bdur.valorRecebimento + bdur.juros + bdur.multas - bdur.desconto;
        SomaValorRecebidodr           += SomaValorPagodr;

bdur.dataRecebimento        = invdata.inverterData(bdur.dataRecebimento, 1);

TableContaRecebida.addRow(new Object[] {fc.FormataCampo(String.valueOf(bdur.idDuplicataReceber), 6, 0), fc.FormataCampo(String.valueOf(bdur.idDuplicataReceber), 6, 0), bdur.detalheRecebimento, bdur.dataRecebimento,valorDespesa,TransStrDou.TransformaValorStringeDouble(String.valueOf(bdur.juros), 0),TransStrDou.TransformaValorStringeDouble(String.valueOf(bdur.multas), 0),TransStrDou.TransformaValorStringeDouble(String.valueOf(bdur.desconto), 0),TransStrDou.TransformaValorStringeDouble(String.valueOf(SomaValorPagodr), 0)

});

}
       new AjustarLarguraColunasBoolean(tabela_recebida);
}
private void IncluirDuplicataRecebida(){

bdr.idEmpresa             = parametrosNS.be.IdEmpresa;

bdr.codigoGrupo           = parametrosNS.bge.CodigoGrupo;

bdr.codigoEmpresa         = parametrosNS.be.CodigoEmpresa;

bdr.dataRecebimento       = invdata.inverterData(cdh.CapturarData(), 2);

bdr.valorRecebimento      = SomaValorRecebidodr;         //Ismael Martins: tenho que ver este calculo para tentar da baixa

bdr.tipoPagamento         = 1;

bdr.detalheRecebimento    = "Ref. ao Pagamento da Duplicata de : +bdr.codigoDuplicata+ ";
sql = "insert into tb_duplicata_recebidas (idEmpresa, codigoGrupo, codigoEmpresa, codigoDuplicata, dataRecebimento, valorRecebimento, tipoPagamento, detalhePagamento, juros, multas, descontos) "
        + "values (" + bdr.idEmpresa + ", " + bdr.codigoGrupo + ", " + bdr.codigoEmpresa + ", " + bdr.codigoDuplicata + ", '" + bdr.dataRecebimento + "', " + bdr.valorRecebimento + ", " + bdr.tipoPagamento + ", '" + bdr.detalheRecebimento + "', " + bdr.juros + ", " + bdr.multas + ", " + bdr.desconto + ");";

sqlstate = parametrosNS.dao.incluirRegistro(sql);
    if(!sqlstate.equals("00000")){
        mensagem = "Erro ao incluir duplicatas recebidas!";
        mostraMensagem();
    }

}

Com estes códigos, o sistema já insere os dados no banco, só falta a parte de cálculos.
Estou com problema nos cálculos para inserir os valores no banco de dados.
quem puder mim ajudar, pode manisfesta-se que eu passo todos os detalhes.

I

ficarem muito grato se alguém poder ajudar.

I

Alguém tem algum material que posa disponibilizar para mim sobre elaboração de conta a receber?

Criado 26 de junho de 2018
Ultima resposta 21 de jul. de 2018
Respostas 20
Participantes 3