Empregos no exterior - Salários astronômicos

45 respostas
A

Pessoal,
entre 2006 e 2007, fui pra Itália para requerer minha cidadania italiana, tinha apenas 19 anos e curso técnico em informática. Morei em uma cidade pequena e universitária (Perugia), onde a oferta de emprego era escassa. Nao poderia sair de lá até ficar pronto o processo de reconhecimento de cidadania. Se eu fosse pra Roma ou Milao conseguiria emprego, mas nao tinha dinheiro pra bancar uma mudança de cidade naquela altura do campeonato.
Assim que ficou pronta a cidadania, voltei pro BR e comecei a faculdade de Tecnologia em BD na FATEC-SJC.
Agora que falta um ano pra terminar, vivo sondando o mercado europeu-americano, em vista de oportunidades melhores para aprender tanto o ofício quanto uma língua estrangeira.
O que me chama a atençao sao os salários para JAVA, SAP, ORACLE e etc. Alguns passam de 300 libras (650 reais) por hora para Senior. Vejam alguns de Londres:

1. Java / WebObjects Developer / Java / WebObjects Programmer - London
    Java / WebObjects Developer / Java / WebObjects Programmer - London Location: London Salary: £35,000 - £48,000 Company: People’s IT Job type: Permanent Date posted: 30/09/2009 14:29:02

2. Senior Java Developer - J2SE/Core Java, Multithreaded, Scalable
    Job Title: Java Developer (Senior) -J2SE, JSE, Core Java, Concurrent, Multithreaded, Scalable, high transaction applications experience Location: Central London Salary: £55-70K + Excellent benefits

3. Java Web Developer - CSS, AJAX, JQuery, J2EE (Initial 2 Month )
    Java Web Developer - CSS, AJAX, JQuery, J2EE (Initial 2 Month Contract) London EC3 £300-£350 per day

4. Java Graduate Junior Developer/Programmer/Software Engineer ? Harrow/London
    Java Graduate Junior Developer/Programmer/Software Engineer ? Harrow Location - to £28,000 on exp + G.Bens

Como podem ver, um JR. ganha por volta de 28 mil.

Minha irma que trabalha como subgerente de um restaurante dentro da BBC, ganha 1,5k/mes ou 19k/ano e vive muito bem, sem passar nenhuma necessidade.

Esse é apenas um post para motivar, dar um empurraozinho, pra quem deseja ir a Europa mas tem algum receio. Fora a remuneracao, existem N beneficios que sao até mais importantes que o dinheiro (nao deve ser o principal motivo, ainda se for inexperiente como eu), como aprender uma nova língua, cultura diferente e tomar Black Label 12 anos por 15 Euros e Absolut idem.

Sucesso a todos!

45 Respostas

L

errr… não é por nada não, tem vagas alí que são boas, mas tu tens consciência que esses valores são anuais?

A

Absolutamente sim amigo.
70k libras sao 210 mil reais anuais. Considerando um custo de vida de 13500 libras/ano (padrao minha irma eheheh), te sobra 56500 libras, ou 170 mil reais, se voce for um senior. Um junior, considerando 28k, te sobraria 15k ou 35 mil reais por ano.

S

Sem querer desanimar, mas os impostos no UK comem até 40% do salário anual.

A

Também pesso em ir para o exterior, assim qu eu me formar, daquis 3 anos, pretendo ganhar experiência fora do pais.

W

Mesma coisa aqui (Suecia) !!!

Tudo bem que os impostos sao revertidos (de verdade) em coisas que beneficiam a sociedade, como por exemplo, tratamento hospitalar gratuito e de qualidade, sistema de transporte impecavel entre outras coisas.
Mas de qualquer forma eh uma “mordida” bem grande no salario, outra coisa que tem que ser levada em consideracao sao gastos diarios, tipo pequenas coisa que vc tem que comprar no supermercado, almoco, etc, tudo isso eh extremamente caro.
Ai no Brasil da pra sair de casa e fazer um rolezinho direto, sair pra jantar fora, cinema, baladinha, aqui se vc fizer isso o salario do mes vai rapidinho a nao ser que vc ganhe mto mto mto bem.
Salario por salario, acho que nao eh muito diferente dai do Brasil nao, logico se vc ganhar em dolar, euro ou qualquer outra coisa, vai ser muito se vc estivesse vivendo no Brasil, mas morando no exterior nao eh tanto quanto parece.

//Daniel

A

Sao 2 os impostos retidos diretamente na fonte: o TAX, de 22% e o National Insurance, de 11%, somando 33% de impostos.
E lembrando que o TAX, depois de um ano de trabalho, pode ser reembolsado em até 4800 libras, que é muito considerável. E o NI, você acumula pra sua aposentadoria, mas é difícil alguem aguentar ficar fora até se aposentar né? Tem que voltar pro BR pq tem família, amigos, igreja e tudo mais.

Então, não é nada muito diferente daqui, que te comem 27,5% e mais aquelas taxas irritantes de sindicato (PQP como eu odiava essa taxa)!

S

…Mas de qualquer forma eh uma “mordida” bem grande no salario, outra coisa que tem que ser levada em consideracao sao gastos diarios, tipo pequenas coisa que vc tem que comprar no supermercado, almoco, etc, tudo isso eh extremamente caro.

Isso sem contar aluguel. Em Londres não é incomum um apê de 1 quarto sair por mais de £1000,00/mês (por isso a maioria dos jovens divide com alguém). Em compensação viagem, alimentação, roupas, eletrônicos são bem acessíveis para o poder aquisitivo da população aqui.

B

Nossa, mais barato que o Brasil! E ainda tem retorno do “investimento”! Onde assino?

A

Sanches, com 1100 libras consegue pagar todo esse custo de vida astronomico, vivendo em apartamento bom (sem ter que dividir com 1000 indianos) e comendo carne diariamente. Isso é o que minha irmã gasta. Ela só não vai pra night, porque está casada. Sem contar a faculdade que ela paga la, de 3 mil/ano.

1100 libras são 3 mil reais. Realmente é um absurdo (com esse dinheiro aqui em SJCampos eu moro no bairro mais valorizado da cidade) mas pra quem é estudante e vive limpando pratos, como a maioria dos brasileiros que vão pra lá, a coisa fica preta mesmo.

O cenário é animador, pra quem tem competência. Se for pra lavar pratos, o que nao foi o que eu disse, o melhor é ficar aqui no BR, que o mercado de subemprego está bombando tbm.

M

Pela descrição das vagas o tipo de emprego oferecido não é o equivalente a lavar pratos em TI?

G

Mas e quando você acha que é descontado do teu aqui no BR? Eu sou empresário, e a cada funcionário da minha empresa pago o mesmo valor para o Lula, ou seja, você ganha mil e deixa mais mil para o governo. São tantos nones: PIS, COFINS, CSSL, INSS, ISQN… e por aí vai… soma-se tudo e dá mais que 50%.

Hmm, também tenho interesse, hehe. Só 40% tá fichinha para o custo brasil.

S

Mas e quando você acha que é descontado do teu aqui no BR? Eu sou empresário, e a cada funcionário da minha empresa pago o mesmo valor para o Lula, ou seja, você ganha mil e deixa mais mil para o governo. São tantos nones: PIS, COFINS, CSSL, INSS, ISQN… e por aí vai… soma-se tudo e dá mais que 50%.

Desculpa, devia ter botado quote. Meu post foi uma resposta a:

andre_mbm:

70k libras sao 210 mil reais anuais. Considerando um custo de vida de 13500 libras/ano (padrao minha irma eheheh), te sobra 56500 libras, ou 170 mil reais, se voce for um senior. Um junior, considerando 28k, te sobraria 15k ou 35 mil reais por ano.

Eu sei que no Brasil os impostos são pesados e mal utilizados. Essa foi uma das razões que me motivaram a morar fora :slight_smile:

Só queria corrigir estas contas malucas onde “sobra” £50k/ano. Isso está longe da realidade.

A

Ok, não são 150 mil ano, são 100 mil. Você venceu… 8)

A

Acho bacana essa idéia de ir pro exterior… mas tenho os pés no chão…

Inicialmente vc pode ir e arrumar um subemprego qualquer em um Pub, posteriormente com uma residência fixada tentar arrumar algum eskema por lá

Eu faria primeiro um treinamento em Java EE no país, teria algumas certificações para aí sim correr atrás de algum emprego na área de TI

considerando que diploma nacional nada vale na europa e Inglês é obrigatório

G

O importante não é o quanto exatamente você ganha, mas sim o que você consegue juntar. De nada adiantar eu ganhar 100k por ano se os impostos são altos e se o custo de vida também for elevado, dessa grana vou conseguir reter quantos %?

Mas de qualquer forma acho válido ir para fora pela experiência de vida, ficar proficiente em um idioma, conhecer novas culturas e pessoas, aprimorar novas técnicas, etc. Mas claro, se a grana for boa e conseguir juntar somado a tudo isso, fica melhor ainda!

J

Mudando um pouco o assunto,
Como é a dificuldade de se arranjar emprego na área nesses países? Tipo EUA e UK?

Nós brasileiros somos muito descriminados? eles gostam da gente? como é as coisas?

S

jcneto:
Como é a dificuldade de se arranjar emprego na área nesses países? Tipo EUA e UK?

Nós brasileiros somos muito descriminados? eles gostam da gente? como é as coisas?

Com visto/passaporte europeu e alguma experiência, no UK é fácil conseguir emprego.

Brasileiros no geral têm boa fama na área de desenvolvimento. E no caso de Londres, como tem bastante estrangeiro, ninguém liga muito de onde você vem.

R

s4nchez wrote:
Sem querer desanimar, mas os impostos no UK comem até 40% do salário anual.

Mesmo assim, considerando os demais posts deste tópico, ainda se torna mais animador as ofertas de trabalho do exterior. Mesmo pq existem outros fatores além de salário X custo de vida que atraem os profissionais brasileiros para ocupar estas vagas oferecidas em outros países.

R

Mesmo com o alto custo e vida, acho que vantajoso.
É a chance de conhecer novas culturas e morar em lugares de 1ª linha.

Mas acho muito dificil conseguir entrar nesse mercado, a não ser que o cara aqui do brasil seja muito bom mesmo e tenha um destaque a cima da média em sua área.

Já ouvi dizer que mercados como a India e Nova Zelandia, estão abertos a estrangeiros. Esses lugares começaram a pouco tempo a investir em tecnologia, por isso tem muita vaga de trabalho.

A

jcneto:

Meu amigo, logo após de conseguir a cidadania, conseguiu trabalho na Posta (correios da IT), ganhando por volta de 1300 Euros, em Roma, onde o custo de vida é complicado. Programando em .net.

Abs…

F

Carne todo dia? mesmo?
Minha tia mora em londres e diz que é um absurdo de caro a carne. Quando ela
volta pra brasil nas férias vai todos os dias na churrascaria.

Sempre pensei ir pra londres pq tenho passaporte italiano, então pra mim seria uma barbada pra
entrar.
Mas meu caso é que agora tenho familia a tals, então não me arrisco a ir pra procurar
emprego e correr o risco de ficar um tempo sem job… apenas se for algo certo

A

Sim, come carne todo dia, não na churrascaria ou em restaurante, mas em casa…
Abs!

F

pq ninguém elenca aqui: Austrália e Canadá?

abraço

R

felipeguerra:

abraço

Australia eu não sei, mas canada é outro lugar que sempre se fala muito em oportunidades, inclusive em diversas áreas. Mas dizem que é dureza morar lá, o frio espanta todo mundo.

P

em compensacao, tudo que é publico (educação, saúde, transporte, cultura, etc.) deve funcionar PERFEITAMENTE em comparação com o Brasil, por exemplo. Pagaria sem DÓ 40% do meu salário aqui se a coisa funcionasse como na europa.

abs.

W

romarcio:
felipeguerra:

abraço

Australia eu não sei, mas canada é outro lugar que sempre se fala muito em oportunidades, inclusive em diversas áreas. Mas dizem que é dureza morar lá, o frio espanta todo mundo.

Essa coisa do frio e pura lenda.
Morei dois anos no norte da Suecia e la o inverno chegava a -30 graus. Nios dias bons -15 graus, neve direto, mas tem aquecimento em tudo quanto eh lugar, nas casa, nos apartamentos, nas lojas, bares, baladas, empresas, enfim, frio a pessoa nao.
Eh logico que no inverno, nao da pra fazer muitas coisas (como no verao), entao as pessoas fica mais dentro de casa.
Acho que isso que eh um pouco deprimente, mas frio eh de boa.
Mas mesmo num frio desses a vida nao para, a galera sai pra tomar cerveja, trabalhar, ir pra escola e etc.

A questao de frio tb eh muito relativo, tem pessoas que se dao bem com o frio outras sofrem mais, eu sempre odiei verao, sol, praia, entao pra mim nao faz diferenca, mas eu conhece uns brasileiros que reclamam do frio por aqui.

//Daniel

B

dohko:
Acho bacana essa idéia de ir pro exterior… mas tenho os pés no chão…

Inicialmente vc pode ir e arrumar um subemprego qualquer em um Pub, posteriormente com uma residência fixada tentar arrumar algum eskema por lá

Eu faria primeiro um treinamento em Java EE no país, teria algumas certificações para aí sim correr atrás de algum emprego na área de TI

considerando que diploma nacional nada vale na europa e Inglês é obrigatório

mestrado nacional vale na europa? :-o

B

Eu morei 6 meses na Irlanda/Dublin. O mercado de TI la esta muito aquecido e também sem profissionais. Morei com um Sueco que trabalhou na IBM de la, teve que sair da Suecia porque nao tinha gente qualificada na Irlanda para trabalhar, detalhe: Ele trabalhava no suporte !. É um bom lugar para quem quer se arriscar.

J

E o visto pra lá é fácil de conseguir? ou só com passaporte europeu?

B

E o visto pra lá é fácil de conseguir? ou só com passaporte europeu?

Sinceramente, acho que é o lugar da Europa mais facil de conseguir visto.

J

windsofhell:
romarcio:
felipeguerra:

abraço

Essa coisa do frio e pura lenda.
Morei dois anos no norte da Suecia e la o inverno chegava a -30 graus. Nios dias bons -15 graus, neve direto, mas tem aquecimento em tudo quanto eh lugar, nas casa, nos apartamentos, nas lojas, bares, baladas, empresas, enfim, frio a pessoa nao.
Eh logico que no inverno, nao da pra fazer muitas coisas (como no verao), entao as pessoas fica mais dentro de casa.
Acho que isso que eh um pouco deprimente, mas frio eh de boa.
Mas mesmo num frio desses a vida nao para, a galera sai pra tomar cerveja, trabalhar, ir pra escola e etc.

A questao de frio tb eh muito relativo, tem pessoas que se dao bem com o frio outras sofrem mais, eu sempre odiei verao, sol, praia, entao pra mim nao faz diferenca, mas eu conhece uns brasileiros que reclamam do frio por aqui.

//Daniel

Não acho que seja pura lenda. Pense bem: O Brasil é o 5 maior país do mundo, e entre eles o maior verticalmente. O clima daqui é quente, e o povo EM GERAL tende a gostar disso. Já no Sul do Brasil você consegue pegar uma praia, em grande parte do ano.

Eu pesquisei para ir para o Canadá, especificamente para a região do Quebec (a parte francesa). Eles estão precisando de gente para trabalhar, e bastante na área de informática.
É um país em que tudo funciona, transporte, educação, saúde. Tem muita, muita gente de fora, e o país depende de imigração - e não é pra lavar prato.

Se você gostar de frio, é isso aí. Quando começar o inverno, trate de pegar a sua pá, tire toda a neve de frente da sua casa senão toma uma multa. Vários estabelecimentos fecham no Inverno, outros abrem, são específicos para a estação. Todos os lugares tem aquecimento, mas pra sair na rua você tem que se agasalhar. Entra no estabelecimento e tira. Sai na rua, coloca de novo. Entra em outro lugar e tira… e por aí vai.

Se você gosta de frio e dinheiro, vá para o Alasca. O governo americano paga um percentual para a população em cima do petróleo explorado.

S

bicarbonato:

mestrado nacional vale na europa? :-o

Cada país tem sua maneira de reconhecer títulos acadêmicos de outros países. Em geral é preciso passar por um processo de equivalência de conteúdo feito por uma universidade do país onde você quer ter o título reconhecido.

Na prática isso é interessante apenas se você quer continuar a carreira acadêmica. Para o mercado de trabalho dificilmente vão pedir algum tipo de validação.

W

O que eu quis dizer eh que o frio nao eh uma coisa que nao pode ser superada. Esse papo de “ah eu voltei pro Brasil porque eh muito frio la” eh papo de quem nao conseguiu se manter e arrumar um emprego legal fora do pais e arruma desculpa.

Como eu disse, se ta -30 graus, neve e o caramba, nao eh que a vida para. As pessoas fazem praticamente as mesmas coisas que as fazem no verao, escola, trabalho, saem pra baladinha, vao na cidade comprar coisas nas lojas. Pelo menos pra mim, eu nao acho o frio uma coisa insuportavel eu nao acho que eh insuportavel pra quem tem o objetivo de trabalhar fora do pais.

Nunca vi nenhum estabelecimento fechar no inverno, uma loja de roupas por exemplo, no verao coloca pra vender roupas de verao, no inverno roupas de inverno. O inverno eh longo em alguns paises, Canada eh a mesma coisa que aqui na Suecia, se uma loja so abrir no verao ela nao consegue se manter.
A unica loja que pode fechar dependendo da estacao do ano eh lojinha de conveniencia em estacao de ski no verao. :slight_smile:
Ate perguntei pra uma colega de trabalho que eh canadense de Toronto, eh nao eh bem assim nao.

Portanto quem ta querendo se aventurar fora do pais, vai mesmo. So tem em mente que os salarios nao sao tao atronomicos quanto se pensa, mas tem muitas outras vantagens, como aprender uma nova lingua, nova cultura, conhecer gente legal e olhar as coisas em uma perspectiva diferente.

//Daniel

S

+1

L

Não precisa ir para o exterior… o salario de sp pelo que falam aqui no guj ja é astronomico… vamos para sp…

P

Olá Daniel, blz?

Estou me candidatando a algumas vagas na Suécia. No mês de Janeiro vou fazer um intensivo de sueco aqui em SP.
Já falo inglês, já trabalhei falando inglês; trabalho há 8 anos com Java.
Tenho enviado alguns cvs (fiz meu CV em inglês de 1 página como sugere o sweden.se e fiz uma cover letter ±), alguns poucos responderam (mas está ok considerando que enviei na última semana e recebi vários autoreply de férias), mas não sei se estou no caminho certo.

Tem alguma dica? É difícil conseguir sponsor?
Qual a média de Analista Programador Java aí? (vc mora em Estocolmo?) Vi uma média de 38.000 SEK/mês pra programador, dado de 2010. Estaria por aí? Passo bem com esse valor?

Obrigado,
Paulo

W

paulo.bing:
Olá Daniel, blz?

Estou me candidatando a algumas vagas na Suécia. No mês de Janeiro vou fazer um intensivo de sueco aqui em SP.
Já falo inglês, já trabalhei falando inglês; trabalho há 8 anos com Java.
Tenho enviado alguns cvs (fiz meu CV em inglês de 1 página como sugere o sweden.se e fiz uma cover letter ±), alguns poucos responderam (mas está ok considerando que enviei na última semana e recebi vários autoreply de férias), mas não sei se estou no caminho certo.

Tem alguma dica? É difícil conseguir sponsor?
Qual a média de Analista Programador Java aí? (vc mora em Estocolmo?) Vi uma média de 38.000 SEK/mês pra programador, dado de 2010. Estaria por aí? Passo bem com esse valor?

Obrigado,
Paulo

windsofhell:

Como eu disse, se ta -30 graus, neve e o caramba, nao eh que a vida para. As pessoas fazem praticamente as mesmas coisas que as fazem no verao, escola, trabalho, saem pra baladinha, vao na cidade comprar coisas nas lojas. Pelo menos pra mim, eu nao acho o frio uma coisa insuportavel eu nao acho que eh insuportavel pra quem tem o objetivo de trabalhar fora do pais.

Nunca vi nenhum estabelecimento fechar no inverno, uma loja de roupas por exemplo, no verao coloca pra vender roupas de verao, no inverno roupas de inverno. O inverno eh longo em alguns paises, Canada eh a mesma coisa que aqui na Suecia, se uma loja so abrir no verao ela nao consegue se manter.
A unica loja que pode fechar dependendo da estacao do ano eh lojinha de conveniencia em estacao de ski no verao. :slight_smile:
Ate perguntei pra uma colega de trabalho que eh canadense de Toronto, eh nao eh bem assim nao.

Portanto quem ta querendo se aventurar fora do pais, vai mesmo. So tem em mente que os salarios nao sao tao atronomicos quanto se pensa, mas tem muitas outras vantagens, como aprender uma nova lingua, nova cultura, conhecer gente legal e olhar as coisas em uma perspectiva diferente.

//Daniel

Mandei uma MP para voce.

//Daniel

I

pow windsofhell responde para geral ai!

L

windsofhell também estou a procura de uma oportunidade na Suécia, falo inglês e já possuo experiência na área, poderia me dar algumas dicas de como conseguir uma oportunidade ai, tenho preferência de ir para Gotemburgo, pretendo fazer mestrado em Chalmers

J

Acho melhor ganhar em euros/dólar sem precisar ir morar lá.

Você pode até ganhar mais, mas vai ter mais despesas já que o custo de vida vai aumentar, sem falar de ficar longe da família e amigos.

E

Vi muitas vagas boas, mas a maioria nao queria enfrentar a burocracia do visto, ou seja, já queriam alguem com work permit.

O

Mas por que as empresas ainda fazem esse tipo de contratação ?

O ponto do Canadá eu entendo : eles querem pessoas também habitando o país etc. Agora a Suécia ? Qual a motivação deles em trazer gente de fora ? Pagar salários mais baixos ? Se a resposta for falta de pessoal qualificado, não seria mais fácil($$$) terceirizar o trabalho para uma Índia da vida ?

P

emanuelmm:
Vi muitas vagas boas, mas a maioria nao queria enfrentar a burocracia do visto, ou seja, já queriam alguem com work permit.

Isso na Suécia?
Pq vi num site que meio representa a Suécia falando que estão com falta de profissionais de TI, de engenharia, medicina e uns outros… até chaveiro rs.
Será q é tão difícil eles quererem ajudar com o WP?

W

Ola,
Uma coisa que eu ja comentei aqui eh que, na Suecia eh muito comum ter mestrado. Entao se a pessoa nao tem mestrado pode ser um pouco mais dificil de encontrar um emprego, mas nao eh impossivel.

O que eh muito comum o pessoal fazer aqui eh vir para estudar e perto do final do curso arrumar um emprego, e ai soh arrumar a papelada para mudar o visto de estudante para visto de trabalho. Como ja disseram as empresas aqui tem uma certa “preguica” de contrarar um candidato que esta fora do pais e nao tem visto nem nada. E aqui na Suecia pelo que eu sei, as empresas nao pode fazer nada para agilizar ou facilitar as coisas, a unica coisa que eles pode fazer eh fornecer um certificado que vc eh contratado pela empresa para vc levar na imigracao quando for pedir o visto.

Dicas eu nao tenho muitas mas o que vc pode fazer eh ir nos sites de emprego, por exemplo: http://www.monster.se e http://www.jobbsafari.se e pesquisar por “systemutvecklare” (desenvolvedor de sistemas) “java utvecklare”, nesses sites tambem eh possivbel filtrar por regiao.

Eu nao sei como eh o mercado de informatica em Göteborg mas eu acredito que eh Stockholm voce vai ter muito mais chances de achar algum emprego.

//Daniel

O

Depois de me formar no Brasil, eu queria ir para um país que pudesse trabalhar e fazer Msc e depois ir para outro que pudesse trabalhar e fazer Phd.

Conheço uma pessoa que fez Phd no Canada trabalhando…

Um local que antes era bom pra isso, era UK, agora com a Europa falida ficou complicado.

Sem falar que os grande centros acadêmicos não enxergam isso, que é relativamente normal no Brasil, com bons olhos, ou seja, não aceitam mesmo.

Criado 25 de novembro de 2009
Ultima resposta 31 de dez. de 2012
Respostas 45
Participantes 26