[encerrado] java vai morrer?

29 respostas
B

[color=red] [size=18]Por questão de bom senso, topico encerrado. Abraço e agradeço a todos que opinaram. [/size][/color]
Bom galera na verdade eu abri este topico para colher algumas opinioes sobre a vida do java.
Sei que o Java está longe de morrer, mas gostaria de saber o que vocês acham;
Qual o tempo de vida do Java?
Java seria imortal, como C e Cobol ?

Eu sei muito bem que java é alem de uma simples linguagem, e sim uma plataforma.

Gostaria de confrontar minha opiniao com a da galera. Eu acho que a linguagem pode um dia sim deixar de existir, mas a plataforma java acho que talvez seja mais dificil, visto que ela suporta diversa linguagem rodando em sua plataforma. A linguagem tem se adaptado bastante ao que tem surgido de novo, como as linguagens funcionais, mas acho que será impossivel o java manter por muito tempo a retrocompatibilidade.

O que vocês acham?

LEMBRANDO: É discussão saudavel, estou apenas levantando dados estatistico da maior comunidade java do Brasil, sobre o que elas acham do futuro do java.

Abraços

29 Respostas

H

Cara,

o Java está entranhado na vida do Brasil.
Todos os grandes sistemas web desenvolvidos
depois de 95 para o governo federal e grandes
bancos tem o Java como carro chefe.
Para ele morrer, estes milhares de sistemas teriam
que ser redesenvolvidos. Acredito que, pelo menos
nos próximos 30 anos, isto não vai acontecer.
Vai ser como o cobol, ainda vai ficar
firme por ai por muito tempo.

S

Só nao podemos cortar a cabeça dele porque Java é igual highlander, se perder a cabeça morre. :slight_smile:

J

uooooooooow…

A

Deveria ter deixado claro isso no título do tópico (algo como “O Futuro do Java”, por exemplo) em vez de usar uma afirmação sensacionalista em letras maiúsculas (“JAVA VAI MORRER”).

B

Deveria ter deixado claro isso no título do tópico (algo como “O Futuro do Java”, por exemplo) em vez de usar uma afirmação sensacionalista em letras maiúsculas (“JAVA VAI MORRER”).

Desculpa cara, vou colocar uma interrogação no final do titulo , blz !?

P

Ridiculo, pois na minha cabeça não se passa uma linguagem que faça melhor o que o java se propõe em fazer! Igual talvez, mas melhor? Não por pouco tempo…

A

Desculpa cara, vou colocar uma interrogação no final do titulo , blz !?

Troca o título pra algo mas de acordo com o tópico. Esses títulos costumam gerar muito flame aqui no GUJ.

G

Acredito que na há possibilidades do “java morrer”.
O Java está presente em todos os lugares…

R

Cara, não sei se essa discussão vai longe, porque já houveram diversas discussões sobre isso, com uma rápida busca no google encontrei duas:

http://www.guj.com.br/java/275371-o-java-pode-perder-mercadomorrer

R

Não entendi sua colocação, o que o Java se “propõe a fazer?” Até onde eu sei é uma linguagem de propósito geral.

T

Só um questionamento: quando você diz “a linguagem deixar de existir” (ou morrer), o que quer dizer exatamente?

Na minha visão, uma linguagem deixa de existir quando não há mais demanda para ela e todos os projetos relacionados a ela (o compilador, os programas desenvolvidos com ela) são migrados completamente para outra linguagem. Por esta visão, não consigo citar uma linguagem sequer que tenha “deixado de existir”. Mesmo Fortran e companhia estão por aí firmes e fortes, a despeito da “evolução” e “facilidades” das demais linguagens. O Java, como você disse, ainda tem a vantagem de ser uma linguagem que “evolui”, mudando suas especificações para comportar novas tecnologias e paradigmas.

A preocupação com o fim de uma linguagem me parece um problema mais pessoal do que técnico (não digo que é o seu caso). Reflete uma insegurança das pessoas em relação às próprias capacidades (“eu só sei trabalhar com a linguagem x”) e um desconhecimento do que é realmente desenvolver software. É algo normal em iniciantes, mas qualquer desenvolvedor com algum tempo de estrada é capaz de ver que essa é uma preocupação pequena, ainda mais quando começa-se a pensar nos conceitos por trás do desenvolvimento e menos na linguagem usada. Não, ao contrário de muitos, eu, hoje (não sei amanhã), não encaro como trivial e indolor a migração entre linguagens, sejam similares (Java/C#) ou não (Python/Prolog), mas nós já escolhemos uma área (desenvolvimento) em que isso é uma característica inerente à própria. Reclamar que estes ventos não sopram como queremos implica em questionar nossas próprias escolhas, algo que nem sempre nos damos conta.

O outro ponto que você colocou, a retrocompatibilidade, é uma faca de dois gumes. É amplamente desejável, mas o custo para tal feito é alto. Li um artigo sobre isso recentemente (falava sobre o Windows e a famigerada Win32) e pude notar que é um trabalho mais que hercúleo manter bibliotecas e funções que funcionem por longos tempos, a fim de não quebrar as aplicações dos usuários. Parte do sucesso do Windows se deve justamente a isso (programas de 98~2000 rodando no 7), mas o custo para os desenvolvedores e o inchaço da API provavelmente vão sepultar o Win32 logo logo (ao menos as partes antigas dele). Não imagino como as linguagens e outros ambientes escapem desse problema, e a maioria delas, como o Java, tem feito um trabalho decente (se não louvável) nesse sentido.

Abraço.

B

[quote=digaoneves]Cara, não sei se essa discussão vai longe, porque já houveram diversas discussões sobre isso, com uma rápida busca no google encontrei duas:

http://www.guj.com.br/java/275371-o-java-pode-perder-mercadomorrer

Cara como falei são apenas dados estatisticos, vc me passou um link que iniciou-se em 2010, se não quer responder simplesmente ignore o topico, existe uma porção de falsos moralista, que gostam de tumultuar o topico.

Só salientando este tópico não é pra dizer Java é melhor ou pior, gostaria apenas de saber o que a galera acha sobre o fato de o java virar eterno como C e Cobol, pois é o que parece em minha opinião.

Uma opiniao sem ter um outro parecer é invalida, como já diria no proverbios biblico de salomao

Vês um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há para o tolo do que para ele.

B

TerraSkilll:
Só um questionamento: quando você diz “a linguagem deixar de existir” (ou morrer), o que quer dizer exatamente?

Na minha visão, uma linguagem deixa de existir quando não há mais demanda para ela e todos os projetos relacionados a ela (o compilador, os programas desenvolvidos com ela) são migrados completamente para outra linguagem. Por esta visão, não consigo citar uma linguagem sequer que tenha “deixado de existir”. Mesmo Fortran e companhia estão por aí firmes e fortes, a despeito da “evolução” e “facilidades” das demais linguagens. O Java, como você disse, ainda tem a vantagem de ser uma linguagem que “evolui”, mudando suas especificações para comportar novas tecnologias e paradigmas.

A preocupação com o fim de uma linguagem me parece um problema mais pessoal do que técnico (não digo que é o seu caso). Reflete uma insegurança das pessoas em relação às próprias capacidades (“eu só sei trabalhar com a linguagem x”) e um desconhecimento do que é realmente desenvolver software. É algo normal em iniciantes, mas qualquer desenvolvedor com algum tempo de estrada é capaz de ver que essa é uma preocupação pequena, ainda mais quando começa-se a pensar nos conceitos por trás do desenvolvimento e menos na linguagem usada. Não, ao contrário de muitos, eu, hoje (não sei amanhã), não encaro como trivial e indolor a migração entre linguagens, sejam similares (Java/C#) ou não (Python/Prolog), mas nós já escolhemos uma área (desenvolvimento) em que isso é uma característica inerente à própria. Reclamar que estes ventos não sopram como queremos implica em questionar nossas próprias escolhas, algo que nem sempre nos damos conta.

O outro ponto que você colocou, a retrocompatibilidade, é uma faca de dois gumes. É amplamente desejável, mas o custo para tal feito é alto. Li um artigo sobre isso recentemente (falava sobre o Windows e a famigerada Win32) e pude notar que é um trabalho mais que hercúleo manter bibliotecas e funções que funcionem por longos tempos, a fim de não quebrar as aplicações dos usuários. Parte do sucesso do Windows se deve justamente a isso (programas de 98~2000 rodando no 7), mas o custo para os desenvolvedores e o inchaço da API provavelmente vão sepultar o Win32 logo logo (ao menos as partes antigas dele). Não imagino como as linguagens e outros ambientes escapem desse problema, e a maioria delas, como o Java, tem feito um trabalho decente (se não louvável) nesse sentido.

Abraço.

Cara todas opiniões são validas e concordo muito plenamente com você em diversos pontos, mas o que eu quero realmente é levantar este dados, o que os desenvolvedores acham sobre o Java, programador que é programador é adaptavel, eu era programador Delphi, fui ASP, fui PHP, sou JAVA e na minha empresa ja tive que dar manutenção em programa PERL.
Como você disse o morrer é relativo, por exemplo existe muitos programas em Delphi e existe ainda muitas pessoas programando em Delphi, mas na epoca em que programava, o Delphi era a linguagem do momento, existia uma guerra com o pessoal do VB, muito parecida com a que existe hoje com Dot.NET. E pra mim hoje Delphi é uma linguagem morta.
Você pode discordar de mim, pois são apenas opiniões.

Abraços, muito obrigado pela colaboração com sua opinião

R

blackstile:
Cara como falei são apenas dados estatisticos, vc me passou um link que iniciou-se em 2010, se não quer responder simplesmente ignore o topico, existe uma porção de falsos moralista, que gostam de tumultuar o topico.

Só salientando este tópico não é pra dizer Java é melhor ou pior, gostaria apenas de saber o que a galera acha sobre o fato de o java virar eterno como C e Cobol, pois é o que parece em minha opinião.

Uma opiniao sem ter um outro parecer é invalida, como já diria no proverbios biblico de salomao

Vês um homem que é sábio a seus próprios olhos? Maior esperança há para o tolo do que para ele.

Bom, se você quer a minha opinião, é que você já tumultuou o tópico logo de início, já chegou de uma maneira sensacionalista como disse o Ataxexe sem justificar sua opinião, além do “achismo”.

O Java vai morrer? O Java vai “virar Cobol”? Um tópico que eu te mandei (iniciado em 2012), se é que você sequer leu, responde essas perguntas, e o mesmo foi trancado justamente por já existirem diversos tópicos sobre isso no GUJ.

Existem diversas linguagens que rodam na JVM hoje em dia, que seguem um paradigma diferente, como programação funcional.

Java não segue esse paradigma, apesar de que algumas novidades do Java 8 indicam que querem pelo menos arranhar essa ideia.

Se você buscar em sites de vagas por Java, vai ver que está longe de “morrer”, existem muitos, mas muitos sistemas feitos em Java, existem vagas tanto pra sustentação, quanto pra desenvolvimento de aplicações novas, e isso é fato, não é suposição minha nem a minha opinião.

Então sinceramente, não sei o que você espera conseguir com seus comentários e indagações.

H

digaoneves:
Bom, se você quer a minha opinião, é que você já tumultuou o tópico logo de início, já chegou de uma maneira sensacionalista como disse o Ataxexe sem justificar sua opinião, além do “achismo”.

O Java vai morrer? O Java vai “virar Cobol”? Um tópico que eu te mandei (iniciado em 2012), se é que você sequer leu, responde essas perguntas, e o mesmo foi trancado justamente por já existirem diversos tópicos sobre isso no GUJ.

Existem diversas linguagens que rodam na JVM hoje em dia, que seguem um paradigma diferente, como programação funcional.

Java não segue esse paradigma, apesar de que algumas novidades do Java 8 indicam que querem pelo menos arranhar essa ideia.

Se você buscar em sites de vagas por Java, vai ver que está longe de “morrer”, existem muitos, mas muitos sistemas feitos em Java, existem vagas tanto pra sustentação, quanto pra desenvolvimento de aplicações novas, e isso é fato, não é suposição minha nem a minha opinião.

Então sinceramente, não sei o que você espera conseguir com seus comentários e indagações.

+1

Pesquise no Linkedin a quantidade de vagas disponíveis para Java ou até mesmo na net e você vai ter sua resposta.

Custa nada fazer uma pesquisa antes do que ter que ficar levantando esse tipo de pergunta aqui… Essa pergunta aparece 1 vez por mês aqui no forum.

E pior… no forum de Java Avançado? O.o

T

blackstile

A pergunta é: por quais parâmetros você diz que, por exemplo, Delphi é uma linguagem (ou IDE, que seja…) morta? Pois dependendo de quais parâmetros, qualquer linguagem pode ser considerada “morta”. Foi o que te perguntei no primeiro post. Só para fins de curiosidade, eu hoje programo em Delphi, e estou começando a arriscar em PHP e Java, por motivos diversos, e nenhum deles é que me preocupe a possível morte do Delphi/Object Pascal.

Mas, respondendo a sua pergunta: sim, acho que Java, assim como C e Cobol, vai morrer algum dia. Não sei quando, e duvido que seja em um futuro próximo (menos de 20 anos), de modo que acho essa preocupação pouco relevante.

Abraço.

S

TerraSkilll:
blackstile

A pergunta é: por quais parâmetros você diz que, por exemplo, Delphi é uma linguagem (ou IDE, que seja…) morta? Pois dependendo de quais parâmetros, qualquer linguagem pode ser considerada “morta”. Foi o que te perguntei no primeiro post. Só para fins de curiosidade, eu hoje programo em Delphi, e estou começando a arriscar em PHP e Java, por motivos diversos, e nenhum deles é que me preocupe a possível morte do Delphi/Object Pascal.

Mas, respondendo a sua pergunta: sim, acho que Java, assim como C e Cobol, vai morrer algum dia. Não sei quando, e duvido que seja em um futuro próximo (menos de 20 anos), de modo que acho essa preocupação pouco relevante.

Abraço.

na boa, um cara que fala que C morreu não sabe usar o google, desculpe minha sinceridade, mas perai! o gcc que é o compiler nativo no linux ainda é desenvolvido e é a base dos sistemas *nix, é um bom exemplo disso.
cobol ainda existe na maioria dos sistemas bancários, quem nunca viu integrações macabras com MQSeries e Java pra acessar strings quilometricas do cobol?

desculpa amigo mas antes de criar tópicos sem embasamento teórico algum seria bom dar uma boa pesquisada no google.

abraço

J

Não, não vai.

Entendo que queira uma discussão bacana e saudável, que gere muito conhecimento.
Mas esse assunto é bem inútil. Na boa, sem querer ofender.
É mito, perda de tempo. Não existe isso de linguagem morrer.

Ja vi gente dizendo que Cobol morreu, mas usa o banco que usa Cobol…e quem programa em Cobol tá super vivo, principalmente com o salário que ganha.
Fortran, que é da década de 50, ainda é ensinada, principalmente em Ciências, como em cursos de Física, pois é bem útil pra esses propósitos.

Você mesmo já respondeu sua pergunta: “E pra mim hoje Delphi é uma linguagem morta”
Ela só morre pessoalmente, pra um ou outro, mas vai ter sempre alguém usando.

R

jarlisson:
Não, não vai.

Entendo que queira uma discussão bacana e saudável, que gere muito conhecimento.

Ja vi gente dizendo que Cobol morreu, mas usa o banco que usa Cobol…e quem programa em Cobol tá super vivo, principalmente com o salário que ganha.
Fortran, que é da década de 50, ainda é ensinada, principalmente em Ciências, como em cursos de Física, pois é bem útil pra esses propósitos.

Você mesmo já respondeu sua pergunta: “E pra mim hoje Delphi é uma linguagem morta”

E pro cara que disse que Delphi é linguagem morta, pesquise por Tasy(o nome do sistema), atende os maiores hospital públicos e particulares do Brasil. A empresa que desenvolve foi comprada ano passado pela Philips.

É uma prova de que o Delphi tá bem vivão!

:roll:

Na real essa de linguagem morta não existe. Tem empresa pagando desenvolvedor Java, PHP, .Net pra aprender essas linguagens mais antigas, pois precisam de funcionalidades que só linguagens de mais baixa plataforma podem proporcionar.

Tem muito DOS, Cobol e Fortran rodando em ambiente crítico por aí…

:wink:

B

SmartCardMan:
TerraSkilll:
blackstile

Abraço.

na boa, um cara que fala que C morreu não sabe usar o google, desculpe minha sinceridade, mas perai! o gcc que é o compiler nativo no linux ainda é desenvolvido e é a base dos sistemas *nix, é um bom exemplo disso.
cobol ainda existe na maioria dos sistemas bancários, quem nunca viu integrações macabras com MQSeries e Java pra acessar strings quilometricas do cobol?

desculpa amigo mas antes de criar tópicos sem embasamento teórico algum seria bom dar uma boa pesquisada no google.

abraço

Galera nunca disse que C morreu, ao contrario disse que C e Cobol são imortais e adicionei a seguinte questão, será que java também será uma linguagem imortal !? Como C e Cobol !?

B

jarlisson:
Não, não vai.

Cara não acho que seja uma discursão inutil, desculpa, porque acho que não. Estou levantando dados para evangelizar a linguagem e mostrar, e recolher os melhores argumentos, não só daquilo que penso, mas do que uma comunidade tao poderosa como java pensa a respeito do seu futuro. Vaga de Java eu sei que tem um monte, pois recebo varias todos os dias, as vezes algumas vem direcionada excepcionalmente a mim, e acreditono potencial do Java. Mas como já disse aquele que é sabio no seu próprio entendimento é tolo.

Abraços e obrigado por sua participação em dar opinião

R

a VELHA pergunta de antes hahahahah

J

Tomara que esses caras que falam que java vai morrer acreditem nisso realmente,
e dessa forma ‘estudem’ outras tecnologias, pois assim vai sobrar mais vagas em java e com isso
meu salário vai aumentar ainda mais ao mudar de empresa, pela falta de gente qualificada e o mercado com muitas vagas.

Quem tem essa dúvida sobre o futuro do java, faz um favor para mim, estude outras tecnologias e nos deixem ganhar dinheiro
com essa ‘tecnologia que vai morrer’.

Conforme o amigo já disse, esse tipo de tópico aparece todo mês. Nos próximos tópicos que eu ver essa pergunta
vou responder sim que java vai morrer, e que o criador do tópico estará fazendo um excelente negócio em não estudar nada relacionado com java.

B

TerraSkilll:
blackstile

Abraço.

Cara concordo com você que existe ainda grandes aplicações desenvolvidas em Delphi, inclusive quando tenho que fazer coisas simples, projetos pessoais ou até um aplicação desktop rapidamente, utilizo Delphi, até porque Java SE nao tem sido o meu forte, sempre desenvolvi pra WEB.
Eu digo morta, pois duvido que hoje uma empresa talvez investisse em um projeto novo de grande porte usando Delphi. Sei lá pode ser ignorancia minha, mas já não vejo o potencial do Delphi que todos pregavam, uma vez o Fabio Camara, cara que tem varios livros de Delphi publicado disse que Delphi iria durar ainda por muito e muitos anos por causa do Kilix o que perimitia programar tambem em linux e não apenas em windows, todo mundo tinha uma alta credibilidade que o delphi iria continuar crescendo e nao foi o que aconteceu.
Concordo que pelo indice do Tiobe o Delphi continua grande pois ocupa a posição 12 no rank. Mas acredito que seja mais por legados, que por novos projetos. Opinião Pessoal MINHA.

Abraços

B

johnny quest:
Tomara que esses caras que falam que java vai morrer acreditem nisso realmente,
e dessa forma ‘estudem’ outras tecnologias, pois assim vai sobrar mais vagas em java e com isso
meu salário vai aumentar ainda mais ao mudar de empresa, pela falta de gente qualificada e o mercado com muitas vagas.

Quem tem essa dúvida sobre o futuro do java, faz um favor para mim, estude outras tecnologias e nos deixem ganhar dinheiro
com essa ‘tecnologia que vai morrer’.

Conforme o amigo já disse, esse tipo de tópico aparece todo mês. Nos próximos tópicos que eu ver essa pergunta
vou responder sim que java vai morrer, e que o criador do tópico estará fazendo um excelente negócio em não estudar nada relacionado com java.

Cara eu sou Javeiro, o que eu quero na verdade é ter argumentos legais para poder evangelizar alguns alunos na Universidade, e provar para ele que não apenas opiniao minha, alem das vagas que temos hoje, mostrar essa enome segurança que todos nos desenvolvedores java temos.

Obrigado por sua opiniao

abraços

J

Como eu disse, entendo e sei que sua intenção foi das melhores.

O problema é que esse tipo de discussão existe em TODAS as linguagens…até em frameworks, sistemas operacionais (sempre torço pra ser verdade no caso do Windows - brincadeira).

O problema é que é chover no molhado. Não há base nem fundamento nisso…se você ao menos tivesse dado algum argumento ou uma fonte de pesquisa, um link com alguma notícia…mas nada.
É tentar tirar leite de pedra. Você vai ver…aliás, já está vendo pelas respostas do tópico.
E pode ver mais, se pesquisar no google, sobre qualquer linguagem.

Cria aí um script, usando regex, pra gerar as saídas pra buscas: [nome de várias linguagens] vai morrer? / ou morreu
e joga no google…vai achar muita coisa, e nenhuma resposta.
Soa como sensacionalismo…qualquer dia a gente vai ver aqueles programas de fofoca, tipo Nelson Rubens, noticiando isso “Java foi visto com Cobol usando crack, no fundo do poço”.

Mas enfim, boa sorte aí na sua jornada…só fiquei curioso sobre o ‘evangelizar a linguagem’. Como assim?

P

Não entendi sua colocação, o que o Java se “propõe a fazer?” Até onde eu sei é uma linguagem de propósito geral.

Quis dizer que sua utilidade não deixa fáceis brechas a substituições. Cumpre bem o que faz…

B

[size=18][color=red]Encerrado por questão de bom senso. O topico desvirtuou-se. Mas de qualquer forma agradeço a todos por suas opiniões.

Abraços[/color][/size]

H

blackstile:
Cara eu sou Javeiro, o que eu quero na verdade é ter argumentos legais para poder evangelizar alguns alunos na Universidade, e provar para ele que não apenas opiniao minha, alem das vagas que temos hoje, mostrar essa enome segurança que todos nos desenvolvedores java temos.
PRa que isso rapaz?
Não importa quantos argumentos você tenha, vai ter sempre alguém que pense diferente.

Você pode mostrar 100 fatos concretos que vai ter gente que continue a pensar diferente.

Do mesmo modo que você escrevendo [ENCERRADO] vai ter gente que vai desconsiderar sua opinião e continuar a escrever aqui… :lol: :lol: :lol:

Criado 1 de outubro de 2012
Ultima resposta 1 de out. de 2012
Respostas 29
Participantes 14