“Rafael Steil”:
Ate hoje nao existe suporte a outro banco de dados por ser uma tarefa estupidamente dificil de fazer. O compiere simplesmente depende do Oracle.
A arquitetura dos caras eh bastante complexa tambem, e se voce quiser suporte decente, vai ter que pagar pros caras.
Rafael
Acho quem uma das razoes de depender do banco de dados ORACLE é a velocidade de processamento, pois um ERP trabalha mto com o banco de dados. Alem do que , o oracle é bem completinho na parte de processamento dos dados dele ( triggers, procs, etc ) fora a estrutura do banco em si ( se falei bosta, podem corrigir )
Agora, falar que depende dos caras ( compiere ) pra dar manutenção no sistema acho bobagem. Se a aplicação tah bem documentada, creio que qqer um quem entenda o minimo de java, oracle e EPR ( negócio ) , dá manutenção facil, facil nele.
Mas se os caras fizeram de proposito pra ninguem entender, aí nao tem bixo que entenda :roll:
Eu já trabalhei com erp em diversas linguagens e acho que se vc manja da coisa,~e tah tudo bem feitinho, vc mexe nela sussa… 
Agora essa coisa de independencia do banco de dados, acho bem legal, so nao sei o q seria melhor, pois, como disse antes, um ERP tem alguns processos ( pra nao dizer mts ) que trabalham pesado com banco de dados. Fazer esse processos na linguagem, acho que vão matar a aplicação, devido a velocidade: banco-aplicação. A comunicação entre eles deveria ser tao rapido qto desenvolvido no banco de dados propriamente. Logico, isso qdo se trata de uma empresa de porte médio, pois, claro que uma empresa de fundo de quintal nao tera problemas com demora no processamento.
Abraços!