Erro 404 Tomcat?

3 respostas
tomcathtml5java
P

Estou seguindo o livro “Use a cabeça - JSP & Servlets” para aprender java web e estou fazendo esses passos (que são mencionados no livro):

1. Instalei o Tomcat versão 7 (zip) e criei a estrutura de diretórios recomendada no livro; uma para desenvolvimento e uma para distribuição que fica na pasta webapps do próprio Container.
  2. Uso o comando startup.bat, o tomcat inicia e consigo acessar a página sua inicial.
  3. (Aqui o Problema) acesso o endereço da aplicação: localhost:8080/Beer-v1/index.html e recebo um erro 404.

Descrição do erro:

**HTTP Status 404 - /Beer-v1/index.htm**l
type Status report
message /Beer-v1/index.html
description The requested resource is not available.
Apache Tomcat/7.0.76

Observações:

• O próprio Tomcat tem outras aplicações dentro dele e elas consigo acessar.
  • Baixei uma aplicação da internet, colei dentro da pasta webapps e essa consegui rodar.

3 Respostas

L

Está desenvolvendo o que aprende utilizando qual ferramenta? Alguma ide (eclipse, netbeans, etc)?
Se não usa nenhuma, precisará gerar o .war e, então, realizar o deploy do mesmo no tomcat.
Caso contrário, sempre terá o erro 404 - not found

P

Como estou seguindo o livro meticulosamente não utilizo nenhuma ide.
Mesmo para acessar um arquivo .html é preciso ter o .war?
Não duvidando do seu conhecimento, mas é que o livro não cita gerar o .war para acessar a página.

L

Se você quer só acessar o html, pode abrí-lo diretamente no browser, sem precisar de um servlet container como o Tomcat.
Agora, se quiser acessar algo a partir do servlet container, precisará que o mesmo realize o deploy da tua aplicação.
No caso do java, isto será possível a partir da criação de um arquivo chamado Web ARchive (destaque para o W e o AR, pois a combinação deles gerará a extensão deste arquivo, o famoso .WAR). Alguns suportam um tipo diferente de arquivos, o Enterprise ARchive, ou EAR (ainda tem uma outra extensão, o GAR).

Na realidade, todos estes tipos não passam de arquivos compactados (sim, quase um .zip ou .rar), que serão descompactados pelo servlet container e disponibilizados para acesso, caso não haja erros nas configurações ou na estrutura do mesmo.

Dá uma olhada aqui para saber como criar este war.

Criado 26 de março de 2017
Ultima resposta 27 de mar. de 2017
Respostas 3
Participantes 2