Erro ao executar o arquivo Jar fora da IDE

13 respostas
U

Bom dia a todos

Este é a minha primeira participação neste forum e desejo, antes de mais nada, poder ser utíl também a todos desta grande comunidade.

Sou iniciante em Java e estou com um problema um pouco dificil de resolver. Estou utilizando o NetBeans 5.5, MySql, e Linux. Para realizar a conexão com o MySql estou utilizando o mysql-connector-java-3.2.0-alpha-bin.jar e por meio do NetBeans eu associei este connector à aplicação, fazendo com que o NetBeans adicionasse este connector ao classPath. Quando executo a aplicação pela IDE funciona tudo correto mas quando eu mando gerar o arquivo jar a aplicação trava na parte onde tenho de ler o driver do mysql. Quando digo trava quer dizer isto mesmo...não dá nenhuma mensagem de erro (apesar de em minhas classes, quando ocorrer algum erro eu estou gerando uma exceção para transmitir esta exceção para um bloco superior que mostraria a mensagem. Vou postar parte do código para ficar mais claro.

package brc.database;

/**
 * @author Ubiraci Lage Brandão Júnior ([email removido])
 * @version 1.0.0 - 03/08/2007
 */
public final class LoadDriver {

public static boolean MySql() throws Exception {
        try {
            //Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver");
            Class.forName("org.gjt.mm.mysql.Driver");
            return true;
        }
        catch(Exception e) {
            throw new Exception("Não foi possível carregar o driver do MySql");
        }
    }

}

Esta classe acima faz parte de um framework que estou escrevendo para automatizar a criação de aplicações. Esta classe acima é quem faz a leitura do driver do mysql.

package brc.database;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;

/**
 * @author Ubiraci Lage Brandão Júnior ([email removido])
 * @version 1.0.0 - 03/08/2007
 */
public final class LoadConnection {