Se alguém ainda estiver passando pelo problema do JavaFX eu tenho a solução, vou passar por partes o que precisa fazer. (Teste com NetBeans 12.0)
1º) Acesse o link https://www.oracle.com/java/technologies/javase/javase-jdk8-downloads.html, você irá escolher o download que é compatível com seu sistema operacional, aceite o “Contrato de Licença de Rede de Tecnologia da Oracle para Oracle Java SE” clicando no quadradinho e depois clique em “Baixar…”.
2°) Se tiver uma conta da Oracle entre em sua conta para poder fazer o download, se não tiver você terá que criar, se ficar em dúvida quanto ao “Título da Função”, “Telefone de Trabalho” e “Nome da Empresa” não se preocupe, se não estiver trabalhando no momento coloque algo que você ache melhor, eu por exemplo trabalho em uma empresa que não é minha e não tem a ver com a Oracle então eu coloquei algo que estou fazendo como freelancer deixando informações como:
Título da Função: Desenvolvedor
Telefone de Trabalho: “O meu próprio número”
Nome da Empresa: Sem nome
PS: Eu recomendaria não mentir em algumas informações pois você está enviando isso para um empresa!
Após tudo concluído um e-mail de validação será enviado para você, vá ao seu e-mail, clique no botão que aparece e valide sua conta, volte ao site e entre em sua conta para iniciar o download.
3º) Após baixar inicie o instalador e deixe ele terminar de instalar, quando pronto abra o NetBeans, clique em “New Project…”, crie um projeto JavaFX e agora sim vem a parte em que nós vamos configurar o NetBeans, clique em “Manage Platforms…”, depois em “Add Platform…”, “Next >”, Selecione a pasta “jdk1.8.0_261” em “C:\Program Files\Java”, “Next >” de novo e por fim em “Finish”, agora voltando a primeira janela mude o “JavaFX Platform” para o perfil que criamos (JDK 1.8), pronto, aproveite seu NetBeans com JavaFX.