Estrutura JSF, MVC, DAO

5 respostas
F

Olá a todos, sou iniciante no mundo java mais, estou atualmente focado em jsf, já li uma quantidade absurda de conteúdo tanto aqui no GUJ quanto em outros fóruns e blogs pela web afora, porém algumas (várias) duvidas permanecem, vou listar abaixo.

• Qual seria a estrutura logica de uma aplicação nas seguintes condições:
  • utilizar MVC, DAO(com postgresql), Beans.

Na teoria seria
View(jsp) ->Controller -> Modelo Certo ?

Porém oque vai dentro dessas "camadas"
View - apenas a interface ?
Controller - validações, chamadas de conexão, beans ?
Modelo - Regras de negocio, conexão com banco(DAO), validações ?

Espero ter sido o mais claro possível.

Conto com a experiência de vocês para sanar esta dúvida, que só aumenta a cada artigo ou post de fórum/blog que leio. Estou aprendendo por conta própria então as vezes torna-se mais complicado assimilar as diversas fontes de conteúdo disponível na web.

5 Respostas

G

Acho que você está se precipitando em ir logo para jsf, visto não entender essas coisas básicas.

Comece com jsp e servlets primeiro, também use jdbc ao inves de um framework de persistencia.
Digo isso pois é muito util entender como funciona essas coisas básicas, visto que a maioria dos frameworks se baseiam nelas.

Vamos lá:

MVC

View: jsps, javascript, css, html
Controller: Servlets
Model: Dao e classes de dominio.

Sua jsp vai acessar um servlet via link ou um form. Seu servlet vai receber os parametros enviados e vai montar a classe de dominio, depois de montar a classe de dominio seu servlet passará ela para um Dao fazer a operação no banco. Feito isso seu servlet irá redirecionar o usuario para uma jsp de resposta.

Essa estrutura é a mais básica, proposta em muitos livros de java para iniciantes que eu li. Inclusive do deitel - java como programar.

Uma vez entendido isso poderá se sentir mais confortável em usar frameworks jsf,struts etc…