Estrutura JSF, MVC, DAO

5 respostas
F

Olá a todos, sou iniciante no mundo java mais, estou atualmente focado em jsf, já li uma quantidade absurda de conteúdo tanto aqui no GUJ quanto em outros fóruns e blogs pela web afora, porém algumas (várias) duvidas permanecem, vou listar abaixo.

• Qual seria a estrutura logica de uma aplicação nas seguintes condições:
  • utilizar MVC, DAO(com postgresql), Beans.

Na teoria seria
View(jsp) ->Controller -> Modelo Certo ?

Porém oque vai dentro dessas "camadas"
View - apenas a interface ?
Controller - validações, chamadas de conexão, beans ?
Modelo - Regras de negocio, conexão com banco(DAO), validações ?

Espero ter sido o mais claro possível.

Conto com a experiência de vocês para sanar esta dúvida, que só aumenta a cada artigo ou post de fórum/blog que leio. Estou aprendendo por conta própria então as vezes torna-se mais complicado assimilar as diversas fontes de conteúdo disponível na web.

5 Respostas

G

Acho que você está se precipitando em ir logo para jsf, visto não entender essas coisas básicas.

Comece com jsp e servlets primeiro, também use jdbc ao inves de um framework de persistencia.
Digo isso pois é muito util entender como funciona essas coisas básicas, visto que a maioria dos frameworks se baseiam nelas.

Vamos lá:

MVC

View: jsps, javascript, css, html
Controller: Servlets
Model: Dao e classes de dominio.

Sua jsp vai acessar um servlet via link ou um form. Seu servlet vai receber os parametros enviados e vai montar a classe de dominio, depois de montar a classe de dominio seu servlet passará ela para um Dao fazer a operação no banco. Feito isso seu servlet irá redirecionar o usuario para uma jsp de resposta.

Essa estrutura é a mais básica, proposta em muitos livros de java para iniciantes que eu li. Inclusive do deitel - java como programar.

Uma vez entendido isso poderá se sentir mais confortável em usar frameworks jsf,struts etc…

Eu estava criando um tutorial básico para iniciantes. No primeiro post abordei a camada Dao, confira: http://programadorprofissional.blogspot.com.br/2012/09/crud-no-banco-de-dados-com-java-e-jdbc.html. Falta o resto.

Pode pesquisar por conta própria como implementar um servlet e acessá-lo via jsp

Bons estudos

F

ola,

Gustavo obrigado pelas dicas, o seu tutorial esta muito bom, uma pena que falta uma boa parte dele…

Porém ainda não consegui sanar bem minhas duvidas.

Vou explicar um pouco melhor a situação que tenho em mãos para resolver.

Preciso desenvolver uma pequena aplicação java(web) jsf da seguinte forma utilizando os seguintes itens :

• BD postgresql
  • modelos(classes)
  • DAO
  • beans
  • xhtml

Oque á tenho conhecimento:

• xhtml (fazer a ligação com os beans)
  • conectar ao bd (classe de conexão)
  • modelos(classes)
  • DAO
  • beans
  • xhtml
  • css

Acredito que está faltando conseguir juntar tudo isso… pois dificilmente encontra-se um material ou até mesmo um exemplo de tudo isso junto. E no caso minha dificuldade é colocar tudo junto para funcionar…

Se alguém tiver um exemplo/modelo prático, que me ajude a juntar todo o conhecimento obtido na web(em apostilas, tutoriais, documentação oficial).

Vlw aguardo uma boa alma que me de uma luz…

Att.

D

Como já lhe informaram o mais adequado é entender bem como as coisas funcionam, mas caso queira ver como integrar varias tecnologias tem esse livro que parece ser bem bacana -> http://www.javaparaweb.com.br/blog/

E para conhecer bem o JSF 2.0 tem o livro “Core Java Server Faces - 3ª Edição”, e para persistência de dados tem o “Pro JPA 2 - Mastering Java Persistence API”, estou lendo o de JSF estou achando ele muito bom, o de JPA também é bom.

M

Mas então o que diferencia JSF de JSP? JSF se usa mais as tag libs etc?

D

Cara são coisas com propósitos diferentes, você terá que estudar ambos para entender.

Criado 30 de outubro de 2012
Ultima resposta 2 de nov. de 2012
Respostas 5
Participantes 4