Estuda pra certificação java

12 respostas
T

Vale a pena foca seis meses estudando java puro so pra certificação , sem estudar web ?

O que voce sugerem ? como se da bem nos estudo pra certificação…

Tenho dois livro de certificação da casa do codigo e o do deitel 8° edição…

12 Respostas

I

Qual das certificações ?
Se você tem como meta tirar, provavelmente vale a pena, só não estipularia um tempo, depende de quanto tempo você pretende dedicar aos estudos, você poderia diminuir/aumentar esse tempo.
Uma das coisas mais legais da certificação que eu acho, não é só o certificado em si, é o aprendizado que você obtém após o tempo de estudo sobre a linguagem, saber porque determinadas coisas funcionam de determinas formas, porque você precisa implementar certas coisas assim, ai com certeza sua mente irá clarear a muito mais.
E como se dar bem é o mesmo blablabla de sempre cara, estudar, treinar, fazer os teste online e etc.
E sem estudar web, depende muito de você, da uma lida nisso, acho que irá te ajudar http://blog.alura.com.br/o-dia-a-dia-de-um-profissional-que-aprende-o-calendario-de-estudo/

T

Ainda nao tenho nenhuma certificação , pretendo tira a primeira depois a segunda, ja conheco muitos topicos java, exception collections, threads , classe NIO etc…

Com certeza antes eu so estudava por videos aulas, agora que comecei a ler comecei a entender como funciona as coisa …

Rapaz que artigo top cara , vou compra amanha mesmo minha agenda rs muito massa ,

valeu pela dica.

I

Tranquilo :slight_smile:
E uma dica, nunca deixe de ler livros, independente de assunto, os livros trazem uma complexidade em si do assunto, que nenhuma vídeo aulas trás.
Uma coisa que particularmente que gosto de fazer, é quando vou estudar um assunto novo, gosto de assistir uma vídeo aula sobre o assunto (Ex: uma trilha na alura), acho mais fácil para conhecimento de um assunto novo, e sempre depois disso compro algum livro sobre o mesmo assunto, e ai sim começo estudar mais profundamente e acabo agrupando os tópicos dos vídeos, junto com uma explicação mais embasada do livro :slightly_smiling:
Espero ter ajudado

T

Eu tambem faço isso man, por exemplo comecei estuda java8 porem assistindi video depois adquirir um livro de java8 da casa do codigo agora estou lendo…, Mas to praticamente em faze de recomeco , pois comecei no livro do deitel quinta tou no terceiro capitulo muito massa… Amanha faço esta agenda rsrsrs
vlw! @igomes

D

@igomes concordo,

sempre que vou ver conteudo novo , vejo video aulas antes, e depois vou para o livro ,fica muito mais facil ! e acho que o livro e onde realmente você se aprofunda.

@TEC.ER você esta lendo o como programa 8 edição? ele e muito bom

T

Estou lendo ele… E lendo alguns ebook da casa do codigo… vou assinar o alurar , sou assinante devmedia e no fim do mes tambem vou assinar o alurar pra pega alguns cursos que nao tem na devmedia…

D

A udemy tem um conteudo inglês muito bom , e alguns português tambem, como trabalho não tenho tempo de participar de tantos sites assim , pq e correria faculdade/trabalho , mas nas ferias aproveitei e vi muita coisa na devmedia, la eles te dao descontos excelentes pelo e-mail deles, paguei 19,90 por todo conteudo do site.

pretendo voltar a assinar quando tiver um tempinho.

T

Estou precisando mesmo do ingles, pequisei aqui e vi que a prova é em ingles, ha algum tempo venho estudando java, pretendo esse ano , esta mais familiriazado coma linguagem , estudando tambem web …Que ainda n tenho nenhuma experiencia.

D

Estou no mesmo ritmo que você , comecei com java final do ano passado e como já tinha conhecimento de C/C++/VB/PHP e orientado a objetos , eu consegui avançar bem , agora fazem 3 meses que estudo java constantemente, espero ate o fim do ano dominar bem a linguagem e me aperfeiçoar com ela para web.

T

Eu comecei sem saber nada, acho que esta foi a minha maior dificuldade rsrs so sabia manutenção de computadores…rs

R

O Java que teoricamente você está estudando para a primeira certificação é base para aprender java na web. Tanto que a certificação voltada p/web vem depois dessa inicial. Então, é valido sim estudar, porque lá na frente vai ser útil para vc aprender java p/web.

E não precisa ficar 6 meses inteiros estudando apenas para a certificação, reserve 1 a 2 horas por dia pra isso, e 1 a 2 horas para estudar outros assuntos, entre eles, java p/web.

E outra, não sei seu nível de inglês, mas a certificação é em inglês, então, vai precisar ter um bom nível de inglês também. Lembre-se, se em provas em português já há as chamadas questões pega ratão, imagina como será quando você ficar de frente com elas em inglês. As vezes uma palavra na resposta ou na pergunta que você não saiba o significado, vai te complicar bastante.

Eu não conheço o livro de certificação da casa do código, mas conheço o Deitel, o qual não aconselho para estudar para a certificação. Pense assim, Deitel é aquele livro que você usa no ensino médio durante os 3 anos de escola. E um livro voltado para certificação é aquele livro/apostila que você vai ter em um pre-vestibular, com o foco para a prova. Então, os livros oficiais de certificação da Oracle são mais indicados e eles ainda vem com prova de simulado, que são bem similares ao modelo de prova real.

Não sei porque todo mundo que começa a estudar Java, 1 mês depois já pensa em certificação. Se preocupe em aprender a programar, a usar os padrões de projeto, busque um estágio, uma emprego para ganhar experiencia e depois sim, reserve um tempo para pensar em certificação.
A certificação não vai dizer que você é um bom programador, mas que você conhece a linguagem Java. O mercado de trabalho procura por bons programadores, e esse titulo você vai ganhar entrando no mercado de trabalho e não ficando em casa estudando feito um maluco por 6 meses para um prova.
São muito poucas as vagas que vão exigir certificação de você, então, primeiro vá ganhar experiencia no mercado de trabalho, depois pense em certificação. Ou melhor ainda, se conseguir conciliar os 2 ao mesmo tempo, vá em frente.
Se você não consegue entrar no mercado de trabalho e acha que a certificação vai mudar isso, esqueça, procure por um bom curso de java, isso sim vai te ajudar a conseguir uma vaga. Muitas escolas de TI sistemas de CV nos quais as empresas selecionam possíveis candidatos.
Faça um teste, vá até um site de vagas, busque por vagas em Java, selecione as 10 primeiras e veja como talvez, no máximo 2 vai falar em certificação e se falar não será como requisito exigido ou indispensável, mas como algo complementar.

T

Valeu romacio pelo feedback, estou estudando para web, fazendo um curso com você na devmedia, estou me preparando para o mercado, estudando java web, html , css, depois vou estudar java web, … Tenho um sistema para desenvolver com jsp de agendamento clinico…

Criado 14 de fevereiro de 2016
Ultima resposta 3 de mar. de 2016
Respostas 12
Participantes 4