Estudar API java

2 respostas
G

Bom dia pessoal,

estou prestes a começar meus estudos a API do java. Bom ouvi dizer que é bom eu ler a introdução de todos os pacotes pra mim ter uma idéia do que cada um pode fazer, me ajudando assim na hora de uma demanda buscar o que preciso com mais facilidade. Pois dizer “eu preciso fazer algo para conseguir algo” é meio vácuo. Mas gostaria da opinião de vcs de como eu posso estudar a API. Como sempre a maior dificuldade em um aprendizado é o de como começar. Peço a ajuda de vcs, pois conhecer a API é mais do que fundamental…

Obrigado pela atenção de todos…

2 Respostas

D

Bom, se você vem de outra linguagem, sugiro, fortemente, começar pelo básico.
As apostilas da Caelum são grandes fontes de informação. Um livro (o do Deitel é ótimo) ajuda muito também.
Acho que mais do que ler as definições de cada pacote, o ideal será você criar um caminho de aprendizado. Pega o início, lê, faz exercícios, passa para outro, até chegar onde quer (seja web ou desktop).
Sugiro que comece pelo básico, montando o ambiente, configurando o classpath, programando no notepad (sugiro o notepad++), mas só para entender o que o javac faz.
A partir daí, baixe uma IDE (Eclipse ou Netbeans) e parta para a programação em si.
Conceitos de orientação a objetos, herança, polimorfismo e lógica serão fundamentais para o entendimento da linguagem.

No mais, muitas coisas você acha na internet (bendito seja google). A maioria das pesquisas irá te trazer a este fórum. Por gentileza, faça pesquisas nele também, é muito raro possuirmos uma dúvida que não tenha sido apresentada antes (somos seres únicos, mas quando se trata de aprender, as dúvidas são coletivas).

T

Não acho que seja inteligente você estudar a API Java toda lendo os javadocs, como se fosse um livro, do começo ao fim. É muita, mas MUITA coisa que você precisaria ler, e boa parte dela você jamais iria utilizar.

A forma mais eficiente na minha opinião de você estudar isso seria através da sua necessidade, isto é, conforme você precisar usar a API. Vá programando, criando pequenas aplicações em Java e, quando você se deparar com um problema, aí sim busque na API uma solução.

Se ainda assim você se sentir “perdido” em relação a por onde começar, sugiro que você estude a parte da API que lida com as Collections como as listas, conjuntos e mapas que são, de longe, um dos aspectos mais utilizados no dia-a-dia de um desenvolvedor Java.

Mas estude focado em um problema: como armazenar, por exemplo, um determinado conjunto de objetos, que possuem uma característica tal, em uma estrutura de dados em Java? E se esse armazenamento precisar ser ordenado, eu mudo essa estrutura de dados ou não? E se eu precisar ordenar esse conjunto de coisas de um jeito diferente?

Depois, passe para a parte da API que lida com IO e streaming de bytes, como manipulação de arquivos. Mas sempre focado em resolver um problema específico, “de baixo pra cima”.

Por fim, siga pra outras partes da API, como Concorrência (Threads), Comunicações (Sockets) etc.

Criado 1 de julho de 2011
Ultima resposta 1 de jul. de 2011
Respostas 2
Participantes 3