Olá galera…
Podem me dar 2 exemplos de ferramentas de virtualização?
ja citando elas, farei uma pesquisa mais apronfundada depois…
8)
Exemplos sobre ferramentas de virtualização
4 Respostas
Para instalação no host, usando seu sistema na maquina e podendo instalar varias maquinas.
Virtual Box
VmWare
Para virtualização da maquina completa, já é o sistema operacional:
VmWare ESXI
XEN
Daí já da pra vc procurar alguma coisa.
Só por opinião, quais cenários poderiam ser usado a virtualização?
O virtualBox e o VMWare vc pode usar para rodar na sua maquina, para testar um outro sistema operacional, se vc precisa de um sistema limpo ou um servidor de teste.
Ja o VMWare ESXI e o XEN são usados para configuração de servidores virtualizados. Vc instala um deles em uma maquina e configura maquinas virtuais pelo software que eles fornecem.
Exemplo:
Eu uso o virtualBox em meu Mac para rodar um windows, para executar testes e alguns aplicativos. E tenho um cliente com um servidor onde instalei o ESXI e configurei 6 maquinas virtuais nele, servidor de aplicação, banco de dados, email etc.
Em corporações grandes, as máquinas virtuais são usadas com o principal objetivo de economia, pois a empresa pode invertir em um servidor parrudo, e instalar sobre ele diversar VMs, cada uma para um determinado objetivo/sistema. E também é possível isolar diversos ambientes, separando-os “físicamente”. Isso é mais facilmente gerenciável e poupa dinheiro, em termos de infra-estrutura.
Também é possive tirar snapshots das VMs, e caso alguma coisa de errado aconteça a essa VM, basta restaurar esse snapshot. É como se fosse um “backup da máquina inteira”.
Como as VMs trabalham geralmente com um arquivo grande (esse arquivo funciona como um HM virtual, onde o SO e tudo mais é salvo), é possível executar migrações de forma bem mais rápida.