Exibir data em textArea

15 respostas
R

Boas pessoal…

sei que para pegar a data do sistema em tempo real devo instanciar um objeto date e usar o método currentTimeMillis() como no exemplo abaixo:

Date data = new Date(System.currentTimeMillis());

a minha pergunta é, como exibo isso, em formato Windows (dd/mm/aa) em um txt area?

se não, em qual componente devo exibir?

obrigado!

15 Respostas

V

Pode ser assim:

Date data = new Date();
SimpleDateFormat df = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy");
String dataString = df.format(data);

dai é so pegar a string e setar onde vc quiser.

R

Cara, isso mesmo que eu queria…

com essa solução cheguei à essa também, que também pega a data:

Calendar novoCalendario = Calendar.getInstance();
SimpleDateFormat dataHoraFormatada = new SimpleDateFormat("dd/MM/yyyy - hh : mm : ss");
txtAreaData.setText(dataHoraFormatada.format(novoCalendario.getTime()));

Agora só gostaria de saber como atualizo o horário, seja de segundo em segundo ou de minuto em minuto, só para atualizar mesmo, para não ser estático.

Obrigado!

V

Pelo jeito vc quer ficar exibindo na tela tipo um relogio.
Vc pode colocar este codigo em uma thread com sleep de 1seg.

R

Amigo, vc poderia exemplificar por favor?

Obrigado.

E

Um exemplo de relógio.

import java.awt.event.ActionEvent;
import java.awt.event.ActionListener;
import java.text.DateFormat;
import java.text.SimpleDateFormat;
import java.util.Date;

import javax.swing.JLabel;
import javax.swing.Timer;

public class Relogio extends JLabel {

public Relogio() {
		super();
		timerAtualizacao = new Timer (500, new ActionListener() {
			@Override
			public void actionPerformed(ActionEvent arg0) {
				setText (df.format(new Date()));
			}
		});
		timerAtualizacao.start();
	}
	public void setFormato (String formato) {
		df = new SimpleDateFormat (formato);
	}
	private Timer timerAtualizacao;
	private DateFormat df = new SimpleDateFormat ("HH:mm:ss");
}

Exemplo:

import java.awt.BorderLayout;

import javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JPanel;
import javax.swing.SwingConstants;

public class ExemploRelogio extends JFrame {

private static final long serialVersionUID = 1L;
	private JPanel jContentPane = null;
	private Relogio lblRelogio = null;

/**
	 * This is the default constructor
	 */
	public ExemploRelogio() {
		super();
		initialize();
	}

/**
	 * This method initializes this
	 * 
	 * @return void
	 */
	private void initialize() {
		this.setSize(300, 200);
		this.setContentPane(getJContentPane());
		this.setTitle("JFrame");
	}

/**
	 * This method initializes jContentPane
	 * 
	 * @return javax.swing.JPanel
	 */
	private JPanel getJContentPane() {
		if (jContentPane == null) {
			lblRelogio = new Relogio();
			lblRelogio.setHorizontalAlignment(SwingConstants.CENTER);
			lblRelogio.setVerticalAlignment(SwingConstants.CENTER);
			jContentPane = new JPanel();
			jContentPane.setLayout(new BorderLayout());
			jContentPane.add(lblRelogio, BorderLayout.CENTER);
		}
		return jContentPane;
	}

}

E

Note que:
a) É necessário usar um timer (para simplificar, usei um javax.swing.Timer). Não se deve usar Thread.sleep nesse caso.

b) Por que é que usei um timer de 0,5 segundo em vez de um de 1 segundo cravado?

1. Se eu usasse um timer de 1 segundo cravado, às vezes você notaria que ele iria pular um segundo na hora de exibir - isso é porque um timer de 1000 milissegundos pode, por circunstâncias que o Java não pode controlar, ficar um pouco atrasado (mas nunca adiantado). Vá reclamar com o Bill Gates :slight_smile:
  2. Usando um timer de 0,5 segundos, além de eu não ter esse problema de ficar pulando segundos, eu teria um erro de no máximo 0,5 segundos na exibição do relógio, o que é normalmente suficiente para a maior parte dos casos.

c) Você pode reaproveitar essa classe Relogio em qualquer lugar onde você precise mostrar a data e hora corrente. No caso do NetBeans você pode até inserir uma instância dessa classe no seu formulário :slight_smile:

R

pra funcionar ta faltando o meto do main

public static void main(String[]args) {

new  ExemploRelogio().setVisible(true);  }

tambem tirei o super das duas classes.
para que este super?

e o @override,

e funcionou bem.

V

É importante manter o super() pois ele chama o construtor das classes superiores. Ter funcionado bem sem eles pode ter sido um golpe de sorte.

O @Override não é necessário, mas é fortemente recomendado. Ele indica que aquele método está sobrescrevendo um método da classe pai. Assim, se você cometer um erro de sintaxe como escrever:

public void actionPeformed(ActionEvent arg0) {

O compilador não deixará o código compilar e te dará um erro dizendo que “actionPeformed” não sobrescreve método nenhum.

É útil também para quando você tem o controle da classe pai. Usar o @Override garante que, se você alterar o nome de um método que é sobrescrito no pai, todos os filhos receberão um erro até que alterem o nome do método também.

Note que sem o @Override no lugar do erro, você acabará com dois métodos declarados (o “actionPerformed” e o “actionPeformed”), e obviamente, um programa que não funciona.

R

interessante a explicação, um pouco eu ja fazia idéia. porém erros estão sendo previstos e

no caso o super da relogio, chama a propria jLabel que ele estende não ?

estou tendo usar esta classe relogio na minha aplicação até, investigar melhor seu fucionamento e talvez colocar direto, ou deixar assim mesmo.

R

porque é complicado colocar uma data no swing, não achei que fosse tão dificil. não aceita na label e nem no textfield.

??? e quando vai como string, nao se atualiza automatico.

E

O meu programa também serve para mostrar a data.

Basta você mudar “HH:mm:ss” para a formatação adequada, por favor veja em:

http://download.oracle.com/docs/cd/E17409_01/javase/6/docs/api/java/text/SimpleDateFormat.html

Por exemplo, para pôr a data “21/07/2010”, use “dd/MM/yyyy”.

D

ViniGodoy:
É importante manter o super() pois ele chama o construtor das classes superiores. Ter funcionado bem sem eles pode ter sido um golpe de sorte.

O @Override não é necessário, mas é fortemente recomendado. Ele indica que aquele método está sobrescrevendo um método da classe pai. Assim, se você cometer um erro de sintaxe como escrever:

public void actionPeformed(ActionEvent arg0) {

O compilador não deixará o código compilar e te dará um erro dizendo que “actionPeformed” não sobrescreve método nenhum.

É útil também para quando você tem o controle da classe pai. Usar o @Override garante que, se você alterar o nome de um método que é sobrescrito no pai, todos os filhos receberão um erro até que alterem o nome do método também.

Note que sem o @Override no lugar do erro, você acabará com dois métodos declarados (o “actionPerformed” e o “actionPeformed”), e obviamente, um programa que não funciona.

O super() também não é necessário, a classe filha sempre chama o construtor da classe pai. Se você não especificar o construtor na filha, ele vai chamar o construtor default, e caso não existe um construtor default na classe pai, ai sim você vai ser obrigado a chamar um explicitamente, senão vai dar erro de compilação.

E

dm_thiago:

O super() também não é necessário, a classe filha sempre chama o construtor da classe pai. Se você não especificar o construtor na filha, ele vai chamar o construtor default, e caso não existe um construtor default na classe pai, ai sim você vai ser obrigado a chamar um explicitamente, senão vai dar erro de compilação.

Como as regras são um pouco complicadas (você levou mais de duas linhas para explicá-las :slight_smile: ), eu prefiro chamar eu mesmo (não, nunca fui programador Cobol e não gosto de escrever coisas a mais). Mas se é possível haver alguma confusão, opto por não haver confusão - é a mesma coisa que omitir as chaves quando o if, ou while, ou do/while; é possível mas costuma dar alguma confusão depois de alguma manutenção no código.

V

Tem razão, devo ter me confundido de linguagem.
Mas ainda sou da filosofia do entanglement. Tem certas coisas que são melhores deixar explicitas.

D

entanglement:

Como as regras são um pouco complicadas (você levou mais de duas linhas para explicá-las :slight_smile: )

hauhauhauahuahauhauhau

entanglement:

Mas se é possível haver alguma confusão, opto por não haver confusão - é a mesma coisa que omitir as chaves quando o if, ou while, ou do/while; é possível mas costuma dar alguma confusão depois de alguma manutenção no código.

Concordo totalmente! Só quis deixar claro que não daria problemas suprimir aquele super() ali.

Criado 2 de junho de 2010
Ultima resposta 21 de jul. de 2010
Respostas 15
Participantes 6