Existe alguma forma de automatizar o processo de setup de uma máquina nova para um novo colaborador?

9 respostas Resolvido
L

Tem como automatizar o processo de setup do ambiente de um novo colaborador? Como se fosse um template que toda máquina básica segue, com o JDK, banco, estrutura de diretórios, arquivos de chaves de acesso já pré definidos? Não sei se uma imagem docker seria o ideal pois precisaria da interface gráfica

9 Respostas

D

Antigamente havia o norton ghost. Você criava uma imagem e, a partir dela, criava um instalador “padrão”, contendo tudo o que a máquina base possuía.
Não sei se ainda existe. Mas, hoje em dia, deve haver ferramentas melhores.

L

Então, eu pesquisei e achei algumas coisas sobre Vagrant e Puppet, mas pelo que vi são VMs não sei se tem como transportar essas mudanças pro host

V
Solucao aceita

Bom dia!

Trabalhei numa empresa em que os colaboradores trabalhavam em instâncias de máquinas virtuais remotamente viabilizando inclusive o home office. As VMs eram pré-configuradas pela empresa já com os softwares necessários e regras de segurança pré-definidas. Procure por VDI (Virtual Desktop Infrastructure).

Em geral, VDI é uma solução cara. Teria que avaliar se justifica no seu caso.

Exemplo de fornecedor:
https://www.citrix.com/pt-br/products/citrix-virtual-apps-and-desktops/

D

Cara, não precisa de nada disso não.
Ele precisa criar uma imagem e instalá-la.
Porém, é corriqueiro que devs instalem seus ambientes… Então, vai dele.

L

Sim, em muitas empresas é bem comum um dev perder o dia todo configurando seu ambiente, então por isso eu estava atrás de um “bootstrap” de fácil replicação, sla imagina que a máquina pegou fogo, eu tenho outra pra repor porém ainda perderia muito tempo replicando o ambiente. Fora que máquinas configuradas manualmente são suscetíveis a erro humano, e até achar qual lib que faltou instalar ou qual variável está errada fica complicado

F

Então creio que a solução pro seu problema é mesmo criar uma imagem e distribuir ela. Dependendo do OS, é muito fácil fazer isso. Se for Linux tem soluções prontas pra isso, agr Windows/Mac já é mais dificil

D

Sei não, cara. A intenção é boa, mas, só nessa empresa onde estou desde janeiro, já tive que configurar o meu ambiente para 3 projetos diferentes. Como solucionaria isso? Cada vez que precisar, pega e formata a máquina do dev?

Se pegar fogo, o trabalho do cara está no repositório git ou svn ou similar.

Cara, SO é programado por seres humanos. Drivers, idem. Softwares, também. Ou seja, tudo está suscetível a isso.

Em geral, cria-se um kit contendo o básico para o projeto X ou Y ou Z. E esse cara roda as máquinas, passando de dev para dev, para evitar essas preocupações.

F

Pessoalmente, eu como dev prefiro configurar meu ambiente. É onde vou trabalhar, então eu sei o que preciso. Acho que cê tá procurando pelo em ovo…

J

Imagem padrão é o mais prático e mais usado. Normalmente quem faz isso é o pessoal de infraestrutura, desenvolvedor só tem que baixar o projeto e produzir.

Criado 25 de novembro de 2019
Ultima resposta 26 de nov. de 2019
Respostas 9
Participantes 5