Bom dia todos.
Estou com problemas para usar a Expressão de filtragem para um relatório que lê os dados de um arquivo CSV.
Criei um parâmetro chamado EXPRESSAO do tipo boolean com valor default new Boolean(true) e na expressão de filtragem coloquei $P{EXPRESSAO}. O relatório compila e roda sem problemas.
Na minha classe java monto dinâmicamente uma string para passar como expressão de filtragem, por exemplo, $F{nome}.substring(0,1).compareTo(“A”)>=0 && $F{nome}.substring(0,1).compareTo(“D”)<=0, e passo como parâmetro para o relatório. Ele acusa um erro em tempo de execução por problemas na expressão de filtragem.
Depois de muito teste resolvi colocar uma expressão diretamente no iReport para ver se tinha algo a ver com algum erro na classe onde gero a string ou na passagem do parâmetro para o relatório
Quando uso uma expressão do tipo:
$F{nome}.compareTo(“AAA”)>0
Aparece o erro já na compilação
net.sf.jasperreports.engine.JRException: Errors were encountered when compiling report expressions class file: 1. Cannot cast from boolean to Boolean value = (java.lang.Boolean)(((java.lang.String)field_nome.getValue()).compareTo(“AAA”)>0);
Alguém pode me dar alguma dica???