Oi pessoal. Blz ?
Será que alguém poderia me dizer quais são as funções dos arquivos faces-config.xml e web.xml do JSF ? E por quê eu devo configurá-los para um JavaBean ?
Agreço desde então.
Faces-config.xml e web.xml
7 Respostas
Andre,
Basicamente o faces-config.xml faz navegação entre as paginas JSF.
O web.xml serve para realizar algumas configurações da sua WebApp, por exemplo filtros, temas de frameworks, pagina inicial, etc.
O JavaBean é para realizar alguma lógica por traz das páginas (camada View), podendo fazer o papel da camada Controller e/ou Model na arquitetura MVC.
Espero ter ajudado.
Até +.
faces-config.xml se vc usar o JSF2.0 naum precisar mexer em kse nd…
web.xml Este arquivo é lido diretamente pelo seu servidor, e é através dele que o servidor fica sabendo qual framework você está utilizando, quais os níveis de segurança que ele deve utilizar, qual o tempo de vida de seus servlets, até mesmo qual será sua página inicial, ou seja, todas aplicações web tem um web.xml nos seus diretórios.
Olha, vinnysoft .
Mas de que forma ele faz essa navegação. Eu não entendo. Pra que ele precisa navegar entre as páginas. Qual informação que esse faces-config.XML carrega ? E de que forma essa informação é desmapeada para as outras páginas/aplicações ?
Outra coisa. Para todo javabean que eu crio, preciso configurá-lo no faces-config.XML ?
Agradeço desde então.
Se vc usar o JSF1.2 vai precisar sim, mas se usar o JSF2.0 ele tem as anotações entaum vc faz isso no próprio bean saka?
Sim luxu. Agradeço a resposta.
Mas e quanto as demais perguntas: Mas de que forma ele faz essa navegação. Eu não entendo. Pra que ele precisa navegar entre as páginas. Qual informação que esse faces-config.XML carrega ? E de que forma essa informação é desmapeada para as outras páginas/aplicações ?
Andre,
É mais ou menos o seguinte:
Voce vincula um bean em um link ou commandbutton que redireciona para outra pagina. Ao inves de usar um comando em html (redirect por exemplo), vc usa o bean para redirecionar. Isto significa que vc pode executar algum codigo entre as navegacoes, como por exemplo filtrar os usuarios ou limpar a sessao ou mesmo armazenar algum parametro que deva ser compartilhado entre as paginas.
Por exemplo:
<navigation-rule>
<from-view-id>/default.jsp</from-view-id>
<navigation-case>
<from-outcome>teste</from-outcome>
<to-view-id>/teste.jsp</to-view-id>
</navigation-case>
</navigation-rule>
No codigo acima (no faces-config.xml), quando da pagina default.jsp vier o valor teste (por exemplo, clicando em um botao vinculado a um bean que contenha um metodo que retorne esta string), sera feito o redirecionamento para a pagina teste.jsp
Alem de redirecionar, vc pode executar alguma logica.
Tem muito material bom pra vc ler na internet. Da uma pesquisada sobre JSF.
Até +!
Agradeço a ajuda de todos.
André.