Fazer autenticação spring security passando login e senha no body do postman

2 respostas
spring-boot
A

Olá, pessoal! Lá venho eu fazer mais uma pergunta…

Eu fiz uma autenticação Auth Basic com spring security e estou usando o Postman, em Authorization → Basic Auth e preenchendo os campos de username e password para ver se autentica ou não. Bom, está dando certo, retorna “200 - ok” para usuário cadastrado no banco e “401 - não autorizado” para não cadastrado.

Porém queria criar um controller de login, passar login e senha no body do Postman como uma requisição POST. Alguém consegue me dar uma luz de como fazer isso? Sou novo com spring e tou perdido…

Obs.: não estou usando encriptação, nem Token por enquanto.

Valeu!!

2 Respostas

T

Voce esta usando o formulario de login que o spring cria certo?

sua aplicacao vai ser web com um template engine ou api rest ?

pq se for api rest, sugiro que voce use um jwt com o spring security.

do jeito que voce fez hoje, usando postman e passando no corpo da requisicao, voce precisa apenas passar um post na url http://localhost:8080/login e no corpo voce coloca username e password mas nao em formato json mas sim em formdata que da certo

A

Oi, cara! Agradeço pela resposta.

É isso mesmo e minha aplicação é Api Rest.

Consegui implementar o JWT e deu certo. Só que estou com outra dúvida: o meu token gerado aparece no body do Postman quando chamo a rota do método de login e passo login e senha, até aí tudo certo. Só que para acessar as rotas que precisam de autenticação, eu estou passando este token no Postman mesmo, em Header → Authorization, porém gostaria de retornar o usuário logado na sessão ou colocar informações para ele no banco passando o token de outra forma que não seja dependendo da interface do Postman.

Consegue me dar alguma ideia do que fazer?

Valeu!

Criado 20 de abril de 2022
Ultima resposta 26 de abr. de 2022
Respostas 2
Participantes 2