Oi pessoal.
Estou fazendo um trabalho da faculdade em Java, onde preciso ler uma figura no formato PGM. Até aí tudo bem, consigo ler ela.
Porém, minha matriz de pixels fica totalmente desregulada - os caracteres são símbolos estranhos, em vez de números. Eu estava lendo a imagem e usando um read() para pegar o símbolo atual. Só que, para passar para a matriz de pixels eu usava cast para char. Será que pode ser isso? Eu tentei abrir com o bloco de notas, mas os símbolos ficam quadrados. Eu acredito que seja algum problema com a imagem mesmo e não com o leitor.
O que vocês acham? (Estou postando a imagem em anexo). Eu tentei mudar para pegar a linha como String, porém tive o mesmo resultado.
O código da inserção na matriz está assim:
for (int i = 0; i < altura; i++) {
for (int j = 0; j < largura; j++) {
pixels[i][j] = (char)leitor.read();
}
}
Aliás, alguém sabe onde posso encontrar uma base de faces em escala de cinza e com resolução pequena? A maioria das bases tem resolução muito alta, mas acho complicado treinar uma rede neural assim. A base de faces que estou usando é a CBCL, do MIT.
Alguém conhece outra que seja grayscale e seja imagens de frente (ou um pouco de lado?).