Final do estágio chegando: O que fazer depois de terminar?

15 respostas
E

Bom dia, galera. Eu estou fazendo estágio e a duração dele é de maio de 2012 a maio de 2013, e eu não sei exatamente o que vou fazer depois que terminar.
Ah, aqui na empresa adquiri um bom conhecimento com desenvolvimento web, e banco de dados, ajudei a montar o novo portal dos nossos clientes.
Faço faculdade de Ciência da Computação, e já estou no 3º ano.
Devo procurar um emprego assim que eu terminar o estágio? Ah, gostaria também de saber se posso arrumar emprego na área que eu gosto, que é de Sistemas Embarcados.
Grato desde já.

15 Respostas

K

Tu não só pode como deve procurar um emprego cara, até para não perder o ritmo. Talvez tu não consiga exatamente a área que quer, mas se tu não tentar nunca vai saber.

E

Pra quem não tem muita experiência com as diversos requisitos que as empresas pedem e que não aprende-se na faculdade e nem vi no estágio, as empresas exigem muito?
Ou pessoas com primeiro emprego eles não exigem tanto conhecimento com “ferramentas comerciais”, e sim “conhecimento lógico”?
Ah, sabe me dizer também, em média, quanto é o salário para quem está começando?

N

Penso que a melhor pessoa para responder essa pergunta seja você mesmo.
Analise o que quer para seu futuro, suas atuais condições financeiras e de tempo entre outros fatores que possam lhe afetar de algum modo.

Antes de mais nada, é decidir se quer seguir uma área acadêmica, de pesquisa ou ir para o mercado de trabalho.
Feito isso, é responder outras questões. Está disposto a encarar um novo estágio só para atuar na área que deseja ?
Talvez seja necessário, já que não tem experiência nessa área em específico.

Outra questão, não há chances de ser efetivado no emprego atual ?
Não quer isso ?

Há coisas que só nós sabemos, precisa meditar sobre o assunto.

N

Pra quem não tem muita experiência com as diversos requisitos que as empresas pedem e que não aprende-se na faculdade e nem vi no estágio, as empresas exigem muito?
Ou pessoas com primeiro emprego eles não exigem tanto conhecimento com “ferramentas comerciais”, e sim “conhecimento lógico”?
Ah, sabe me dizer também, em média, quanto é o salário para quem está começando?

A resposta é depende. Há empresas e empresas, cidades e cidades, regiões e regiões, etc e etc.
Não vão dar uma vaga de senior para alguém inexperiente na área mas quem sabe para um jr, sim.
Ou eles tem cargos como desenvolvedor júnior e aceitam. Enfim, depende e depende.

O salário é amplamente discutido em outro tópico, incluindo qualidade de vida e etc.
Se quiser falar sua cidade e região de atuação pode facilitar.

E

nel:
Analise o que quer para seu futuro, suas atuais condições financeiras e de tempo entre outros fatores que possam lhe afetar de algum modo.
Antes de mais nada, é decidir se quer seguir uma área acadêmica, de pesquisa ou ir para o mercado de trabalho.
Feito isso, é responder outras questões. Está disposto a encarar um novo estágio só para atuar na área que deseja ?

Então, eu penso sim em fazer outro estágio, mas só se for na área de sistemas embarcados, ou algo mais perto disso. Quero aproveitar que eu ainda não entrei no mercado de trabalho, e fazer tudo o que tenho de fazer / me preparar.
Eu só não sei o que é/como funciona essa área acadêmica e de pesquisa. Poderia me explicar?

Sim, seria bom para o meu primeiro emprego na área, meu coordenador e o chefe dele eogiam meu conhecimento.

N

Erick Ribeiro:
nel:

Então, eu penso sim em fazer outro estágio, mas só se for na área de sistemas embarcados, ou algo mais perto disso. Quero aproveitar que eu ainda não entrei no mercado de trabalho, e fazer tudo o que tenho de fazer / me preparar.
Eu só não sei o que é/como funciona essa área acadêmica e de pesquisa. Poderia me explicar?

Sim, seria bom para o meu primeiro emprego na área, meu coordenador e o chefe dele eogiam meu conhecimento.

Há universidades que contam com programas de pesquisa e extensão. Você pode verificar com o chefe/orientador do seu curso e ver o que a universidade oferece em relação a isso, quais projetos e etc e ver se algum deles é de seu interesse. Aqui na UDESC, onde eu faço, tem projetos dos mais variados, IA, redes, segurança, realidade virtual entre outros.

Bom, isso é outra coisa que tu precisa ver. Se te elogiam, gostam do seu trabalho, há grandes chances de tu ser efetivado, correto ?
Se falarem em estender o seu estágio, é questão de procurar outro ligado a sua área. Estágio normalmente é mais simples de se conseguir, pois não vão te exigir tanto quanto seria para um efetivo.

Na sua cidade/região, já pesquisou o mercado de sistemas embarcados?

R

Pelo que você citou, você já uma experiência de praticamente um ano no estágio, isso conta sim como experiência no mercado. O ideal seria você procurar algum outro emprego pra já entrar como efetivo, com sua experiência acredito que já seja possível.

R

Algumas empresas exigem que você tenha conhecimento em diversos frameworks e conceitos de ferramentas amplamente usadas no mercado. Na primeira empresa que entrei o que foi exigido mesmo foi a lógica de programação e orientação a objetos, de resto você vai aprendendo, mas é claro que varia.

Tente encontrar uma vaga em seu perfil e mande seu curriculum.

E

nel:
Erick Ribeiro:
nel:

Há universidades que contam com programas de pesquisa e extensão. Você pode verificar com o chefe/orientador do seu curso e ver o que a universidade oferece em relação a isso, quais projetos e etc e ver se algum deles é de seu interesse. Aqui na UDESC, onde eu faço, tem projetos dos mais variados, IA, redes, segurança, realidade virtual entre outros.

Bom, isso é outra coisa que tu precisa ver. Se te elogiam, gostam do seu trabalho, há grandes chances de tu ser efetivado, correto ?
Se falarem em estender o seu estágio, é questão de procurar outro ligado a sua área. Estágio normalmente é mais simples de se conseguir, pois não vão te exigir tanto quanto seria para um efetivo.

Na sua cidade/região, já pesquisou o mercado de sistemas embarcados?

Eu estudo na UNIP. os programas de pesquisa são os apresentados nessa página:
http://www.unip.br/pesquisa/grupos_pesquisa.aspx,
ou nessa: http://www.unip.br/pesquisa/bolsas_iniciacao_cientifica_pibic.aspx?

R

Erick Ribeiro:
Bom dia, galera. Eu estou fazendo estágio e a duração dele é de maio de 2012 a maio de 2013, e eu não sei exatamente o que vou fazer depois que terminar.
Ah, aqui na empresa adquiri um bom conhecimento com desenvolvimento web, e banco de dados, ajudei a montar o novo portal dos nossos clientes.
Devo procurar um emprego assim que eu terminar o estágio? Ah, gostaria também de saber se posso arrumar emprego na área que eu gosto, que é de Sistemas Embarcados.
Grato desde já.

Não tem chance de ser efetivado ai mesmo??

E

raf4ever:
Erick Ribeiro:
Grato desde já.

Tenho sim, mas caso eu não consiga aí vou ter que fazer outra coisa.

K

Eu conheço pessoas que ficaram eternamente fazendo estágios com receio de não estar preparado para encarar desafios maiores.

É como falaram, vai depender muito da exigência da empresa, mas se tu se sente preparado para o desafio, não deixe que o medo e a duvida vençam e vai em frente.

E

kmunga:
Eu conheço pessoas que ficaram eternamente fazendo estágios com receio de não estar preparado para encarar desafios maiores.

É como falaram, vai depender muito da exigência da empresa, mas se tu se sente preparado para o desafio, não deixe que o medo e a duvida vençam e vai em frente.

Não quero ficar fazendo mais muitos estágios. Só vou fazer se for sobre Sistemas Embarcados. Caso contrário, vou tentar em empresas que não exigem tanta experiência, ou seguir uma carreira de Pesquisa como me indicaram.

N

Erick Ribeiro:
kmunga:

Não quero ficar fazendo mais muitos estágios. Só vou fazer se for sobre Sistemas Embarcados. Caso contrário, vou tentar em empresas que não exigem tanta experiência, ou seguir uma carreira de Pesquisa como me indicaram.

Eu não olhei os links mas nenhum dos cursos são de seu interesse ? E não há projeto sobre sistemas embarcados ?
Se não estiver exposto no site, as vezes poderia questionar o seu chefe de curso sobre a ideia e quem sabe, haja interessados.

É que você precisa ver. O que pode fazer é começar buscando estágio na área que quer, caso não encontre, veja se será efetivado ai.
O mercado vai aceitar seu um ano de experiência tranquilamente. Não há vagas somente para seniors, arquitetos, com certeza também há para “iniciantes”, fique tranquilo.

R

Erick Ribeiro:
raf4ever:
Erick Ribeiro:
Grato desde já.

Tenho sim, mas caso eu não consiga aí vou ter que fazer outra coisa.

Só te digo uma coisa,se vc aprendeu bem nesse estágio,vaga na area eh q nao vai faltar…

Criado 5 de março de 2013
Ultima resposta 5 de mar. de 2013
Respostas 15
Participantes 5