Formação Acadêmica

66 respostas
R

Sei que isso é bastante importante, porém o que isso pode influenciar em um uma carreira?

Existiria alguma diferença entre curso técncio,bacharelado em universidade particular ou universade pública?

Ou qualquer um desses já seriam “suficientes”, já que “perder tempo” decorando vários conteudos para passar em um vestibular de universidade pública é bastante complicado e desgastante, sendo que esse tempo eu posso usar para melhorar no java.

66 Respostas

B

RafaelViana

Esse assunto ja ouvi o MAx Geringer falando… na CBN, pelo que me lembro, ele disse que algumas empresas olham sim para a formação academia, por exemplo o Google. Mas acho que isso é o que menos importa, na hora de contratar o que vale mesmo é o seu conhecimento técnico e também sua experiência profissional. Quem ja fez algum curso técnico tem mais chances na hora de arrumar um estágio. Por isso vejo assim, se você tem condição $$$$$$$$$$$, entra numa universidade paga de nome…
Abs.

P

bsatrianim:
RafaelViana

Esse assunto ja ouvi o MAx Geringer falando… na CBN, pelo que me lembro, ele disse que algumas empresas olham sim para a formação academia, por exemplo o Google. Mas acho que isso é o que menos importa, na hora de contratar o que vale mesmo é o seu conhecimento técnico e também sua experiência profissional. Quem ja fez algum curso técnico tem mais chances na hora de arrumar um estágio. Por isso vejo assim, se você tem condição $$$$$$$$$$$, entra numa universidade paga de nome…
Abs.

Bom, achei bem equivocada a sua sugestão. Por que a pessoa é um estudante de uma universidade paga “de nome”, seu currículo é melhor? Se você for ver as últimas avalições do MEC, há uma imensa quantidade de cursos com nota 0 (zero) nas univ. privadas.

Eu sugiro iniciar em uma univ. pública e investir o que você dispensaria em uma univ. privada (tanto em termos de capital quanto de TEMPO – talvez, o mais importante na graduação – para se obter o capital da mensalidade) em livros e hardware também.

Basicamente, meu pensamento é esse: há excelentes alunos tanto nas universidades públicas quanto privadas. Tudo vai depender mesmo da própria pessoa.
IMHO, entrar em uma universidade somente porque ela é uma “universidade paga de nome…” não se justifica.

No Flames!

P

É equivocado falar que uma universidade particular é pior que publica e vice-versa. Tem muito curso em faculdade particular que eu GARANTO que é melhor que em renomadas universidades publicas (UnB, por exemplo). E o que sempre vale é: Quem faz a faculdade é o aluno.

Por experiencia pessoal e o que vejo por ai (estudei pra passar na USP em eng. aeronáutica - se tivesse feito a prova acho que teria passado sim pelas notas que eu tirava nas provas que eu baixava), nao acho que valha a pena o cara passar 2 anos estudando pra passar em um curso de CC em uma universidade publica. Porra, se fosse uma engenharia aeronáutica, aeroespacial ou elétrica eu até acho que valheria a pena. Mas CC não vale. Fazer um curso particular e um publico quem faz o curso é você mesmo. Você que dfetermina a qualidade.

Já vi muito nego bom formado em universidade que é apga e muito do interior.

[]'s

F

Mr. RafaelViana,

Minha opinião…

Faça o curso universitário, tanto faz se publico ou privado, a escola privada e publica tem que formar a grade curricular com base na grade que o MEC passar, as variações devem ser mínimas. Ao menos foi isso o que me foi informado.

Em muitos momentos vc irá fatalmente achar que estará sendo perda de tempo ex. Aula ou confecção de um trabalho da matéria de Direito sendo que seu curso é de Ciência da Computação, mas não se deixe abater porque o curso superior é o próximo passo na sua carreira academica, depois o mestrado e depois o doutorado. Vc é obrigado a fazer tudo isso? Não, mas esta é a expectativa do setor academico e o mercado em relação a você.

Não estou dizendo que vc não será um bom profissional sem curso superior…estou dizendo que sempre vai ter um figura que vai ficar cobrando isso de vc. Muitas vezes poderá ser vc mesmo (o pior caso).

flw

J

A curto prazo não faz a mínima diferença. Na verdade, fazer 4 anos de faculdade (ou até mais) só vai te render dor de cabeça, pouco tempo pra ganhar dinheiro, pouco tempo pra curtir, pouco tempo pra namorar, muitos livros pra ler e você vai ver seus amigos técnicos todos ganhan do dinheiro enquanto você tá se ferrando de estudar. rsrssrrs

Agora se você quer ter portas abertas faça uma faculdade. Ela vai te dar muito dinheiro?? Não… Somente vai te abrir certas portas. Daí em diante é com você.Com um curso superior, aumentam sim suas chances quanto a trabalho. Você pode partir para pós graduação (tanto especialização como mestrado e doutorado). Muitos dizem que fazer mestrado e doutorado não vale a pena. Bem, não conheço um doutor desempregado.

Claro que quem trabalha com ensino e pesquisa não ganha tão bem assim, mas esses trabalham assim porque querem, porque cansaram da correria da vida empresarial. Vida de pesquisador também tem suas vantagens.

Ter uma graduação também aumenta suas chances em concursos publicos. Ter pos graduação mais ainda. querm tentar vaga da petrobras pra ganahr 9000 só com tecnico? Sonha!

é verdade que um tecnico por ficar rico??? Conheço analfabetos que ficaram ricos. Até um que é presidente da republica!

Agora, você tá afim de trabalhar 20 ou trinta anos que nem cachorro pra soh depois começar a ver os resultados?

Quer saber o que vai te fazer crescer de verdade?

Gradução + Pós + Certificações + Cursos extras + Cursos ministrados + Trabalhos extra curriculares + Inteligencia emocional + criatividade + networking + marketing pessoal + poderes ocultos do jedi…

É filho, não existe formula magica para o sucesso. Mas existe uma para o fracasso: se acomoda!

V

Inteligencia emocional ???

J

http://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_emocional

M

concordo com tudo o que o josenaldo disse…e só acrescentando sobre o que foi dito antes dele…

é errado dizer que faculdade publica é melhor de um modo geral, só pq varias facudades privadas ficam com 0 em avaliações de seus cursos no mec… isso é julgar todas por algumas… outras em contrapartida são excelentes… mais mesmo numa medianazinha da vida… se vc se dedica kra… se vc se esforça mesmo, vc fica um profissional otimo…até numas piorzinhas…desde q vc estude bastante… se vc vai fica bom ao sair da facudade depende DE VC, o q depende da facudade é reprovar aluno ruim… coisa que infelizmente as com os piores conceitos não fazem…

P

Pessoal, essa discussão não vai levar a lugar algum, mas gostaria de reiterar que eu citei a questão das avaliações do MEC apenas para corroborar meu pensamento/opinião:

"Basicamente, meu pensamento é esse: há excelentes alunos tanto nas universidades públicas quanto privadas. Tudo vai depender mesmo da própria pessoa.
IMHO, entrar em uma universidade somente porque ela é uma “universidade paga de nome…” não se justifica. "

W

Normalmente universidades públicas tem a área de pesquisa bem mais forte. Os professores são contratados em tempo integral e se dedicam mais aos cursos do que numa privada (onde o professor dá a aula e cai fora). Isso, pra mim, já é uma grande vantagem. Normalmente pesquisas realizadas em universidades públicas são bem maiores, mais gente envolvida, mais reconhecimento. Outro fator que eu acredito que exista, é que em universidades públicas seja exigido mais do aluno (pelo menos é uma comparação que vejo entre a que eu faço e a federal próxima daqui). No curso que eu faço, se o cara tiver um pouco de inteligência e conhecimento geral na computação não precisa estudar muito pra passar os semestres. E nem poderia ser diferente, um curso noturno pressupõe que o cara trabalha durante o dia e não pode se dedicar exclusivamente a ele.

Se o indivíduo tiver bastante força de vontade pra estudar, mesmo sem ser exigido, não vejo problema em estudar em faculdades privadas menores (tem umas particulares que são exceção). E quanto ao mercado, acho que é bem relativo. É normal que alguém com faculdade seja inicialmente mais valorizado, mas, como já foi dito, o conhecimento é o mais importante (ou deveria ser!). Se você conseguiu obter ele numa universidade pública, privada ou no Google, pouco importa, desde que vocë o domine.

Falou!

A

Acho que não é que é pública que uma Universidade vai ter mais reconhecimento e publicações. Essa visão acontece por causa do CNPq e associações e coisas do tipo, que apóiam a pesquisa, que é maior para as Universidades públicas.
Sobre dedicação do professor, tem muito professor de particular que é dedicado também.

P

Andre Brito:
Acho que não é que é pública que uma Universidade vai ter mais reconhecimento e publicações. Essa visão acontece por causa do CNPq e associações e coisas do tipo, que apóiam a pesquisa, que é maior para as Universidades públicas.
Sobre dedicação do professor, tem muito professor de particular que é dedicado também.

A maioria dos prof. dedicados que eu ja vi são particulares. Os publicos sabem que podem nao fazer nada por 20 anos nem se atualizar que nunca vão ser demitidos.

P

Como assim lugar algum ???
Sempre há algo de bom para se extrair de uma discussão.
Esses conselhos aí, por exemplo:

josenaldo:
A curto prazo não faz a mínima diferença. Na verdade, fazer 4 anos de faculdade (ou até mais) só vai te render dor de cabeça, pouco tempo pra ganhar dinheiro, pouco tempo pra curtir, pouco tempo pra namorar, muitos livros pra ler e você vai ver seus amigos técnicos todos ganhan do dinheiro enquanto você tá se ferrando de estudar. rsrssrrs

Agora se você quer ter portas abertas faça uma faculdade. Ela vai te dar muito dinheiro?? Não… Somente vai te abrir certas portas. Daí em diante é com você.Com um curso superior, aumentam sim suas chances quanto a trabalho. Você pode partir para pós graduação (tanto especialização como mestrado e doutorado). Muitos dizem que fazer mestrado e doutorado não vale a pena. Bem, não conheço um doutor desempregado.

Claro que quem trabalha com ensino e pesquisa não ganha tão bem assim, mas esses trabalham assim porque querem, porque cansaram da correria da vida empresarial. Vida de pesquisador também tem suas vantagens.

Ter uma graduação também aumenta suas chances em concursos publicos. Ter pos graduação mais ainda. querm tentar vaga da petrobras pra ganahr 9000 só com tecnico? Sonha!

é verdade que um tecnico por ficar rico??? Conheço analfabetos que ficaram ricos. Até um que é presidente da republica!

Agora, você tá afim de trabalhar 20 ou trinta anos que nem cachorro pra soh depois começar a ver os resultados?

Quer saber o que vai te fazer crescer de verdade?

Gradução + Pós + Certificações + Cursos extras + Cursos ministrados + Trabalhos extra curriculares + Inteligencia emocional + criatividade + networking + marketing pessoal + poderes ocultos do jedi…

É filho, não existe formula magica para o sucesso. Mas existe uma para o fracasso: se acomoda!

Eu só acrescentaria o seguinte: faça faculdade na época certa, na sequencia normal dos seus estudos (quase sempre em torno dos 20 anos de idade). Vc vai encontrar tempo e disposição para ainda curtir a vida, namorar, etc., enquanto estuda.
Se deixar para quando for casado e tiver filho(s), phodeu…
Obviamente que não é impossível, mas vai te exigir muito mais do que perder algumas curtições e baladas.

W

Andre Brito:

Eu falei maior reconhecimento e publicações por decorrência deles deterém as maiores pesquisas. Não estou falando que são privilegiados, mas é natural que onde se faz mais pesquisas se tenha maior reconhecimento.

Quando a dedicação do professor, falei em relação ao fato deles estarem mais tempo na universidade. Com certeza há professores de universidades particulares que são extremamente dedicados (conheço vários deles). Assim como não é a universidade que “faz” o aluno, não é ela que “faz” o professor. Mas, penso eu, que influencia bastante.

Falou!

P

Sergio Figueras:
Andre Brito:

A maioria dos prof. dedicados que eu ja vi são particulares. Os publicos sabem que podem nao fazer nada por 20 anos nem se atualizar que nunca vão ser demitidos.

A realidade não é bem essa. A maioria dos professores das federais estão lá por prazer ou ideologia. Os que estão por dinheiro tem que continuar estudando para pegar projetos de P&D com financiamento externo.

Eu faço Engenharia Elétrica em uma universidade federal. A realidade é essa aí. Esses projetos de P&D rendem 4 mil reais mensais adicionais ao salário base e não podem deduzir impostos desse valor. Portanto, não existe esse comodismo. Na verdade, a maioria dos meus professores pesquisam e dão aula por ideologia. Afinal, a maioria tem conhecimento para ganhar ainda mais fora da universidade.

E nas universidades particulares, encontra-se muitos professores bons também. Há uma tendência de se contratar mestrandos por um salário menor, mas isso de tudo não é ruim: eles se dedicam também.

P

Como assim lugar algum ???
Sempre há algo de bom para se extrair de uma discussão.
Esses conselhos aí, por exemplo:

Mais um post: não gostaria de ser mal interpretado. :slight_smile:

Eu disse isso porque essa discussão está sendo muito tendenciosa e pouco racional.
É instintivo dizer “a minha universidade é melhor”.

L

O melhor mesmo é vc fazer em uma faculdade publica… pois particular eles são muito mercenarios não tão nem ai pra vc so para seu dinheiro publica é um pouco diferente…
porem vc não precisa passar no vestibular para entrar em uma faculdade federal por exemplo… vc pode iniciar em uma particular meia boca e depois de um tempo fazer o provar a prova de vagas remanescentes nas faculdades publicas… a questão é que cursos desta area tem muita desistencia o indice de desistencia é absurdamente grande… pelo vestibular é a maneira mais dificil de entrar mas pelo provar é extremamente facil… pq geralmente tem mais vaga do que candidatos… so que o ruim e que em grande parte das faculdades publicas os cursos são integrais… e isto complica para quem precisa trabalhar…

G

e quem te disse que em faculdade publica o povo tah ai pra vc… me formei em faculdade publica e ninguem tava nem ai não… e outra os professores são geralmente são quase os mesmos. A diferença tah na direção, que ai sim na privada são bem mercenarios.

nao toh defendendo faculdade privada, tudo depende mesmo do aluno

vlws

L

gzofera:

O melhor mesmo é vc fazer em uma faculdade publica… pois particular eles são muito mercenarios não tão nem ai pra vc so para seu dinheiro publica é um pouco diferente…

e quem te disse que em faculdade publica o povo tah ai pra vc… me formei em faculdade publica e ninguem tava nem ai não… e outra os professores são geralmente são quase os mesmos. A diferença tah na direção, que ai sim na privada são bem mercenarios.

nao toh defendendo faculdade privada, tudo depende mesmo do aluno

vlws

Eu não gosto disso de falar de tudo depende do aluno, e por um motivo bem simples, aqui aonde eu trabalho eu ajudo no processo seletivo de novos candidatos e o que eu vejo todos os dias é a mesma coisa:

-Pessoas vindo de faculdades boas são boas

-Pessoas vindo de faculdades ruins são ruins

é claro que existem exceções dos dois lados. Teve uma vaga mesmo que tinhamos um rapaz da Unicamp competindo com um outro que tinha feito uma universidade Tabajara, e optamos pelo cara da universidade Tabajara. Mas como eu disse…é a exceção.

[]'s

G

mais isso é meio logico, concorcodo com vc, que os poucos são excessões, por um motivo simples, se vc estuda em uma faculdade boa, vc vai estar em um ambiente com pessoas mais qualificadas, seu aprendizado ai com certeza será bem melhor. O meio onde se estuda influencia muito, tbém. Se a facul tem uma cultura corpo mole, pelo menos 70% dos academicos ali formados tbem vao ser assim.

mto se depende do aluno claro, mais se ele tiver oportunidade de entrar em uma facul boa, com certeza ele vai estar se ajudando e mto

H

Gente,

Na faculdade ninguem estuda 4-5 atoa, e nem fica la cossando e bebendo. rala muito e sai muito bem preparado,

pode não sair do geitinho que o mercado gosta mas pega qualquer coisa muito mais rapido , sem contar que conhece a solução para todos os problemas classicos, coisa que que não faz faculdade pena.

conheço excelente programadores que nunca fizeram faculdade , mas que se fizessem seriam melhores ainda.

bom essa é a minha opnião

inte
Heber

P

Heberfa,

Entao meu colega, voce nao conhece a UnB. Parece que o pessoal la estuda 4 anos pra se formar em truco. (A maioria). Acho que é ilusao que em uma faculdade nao aconteca esse tipo de coisa.

Eu mesmo vou fazer facul tecnologica e so no final do ano. Porque eu sei o trabalho (esforco sem compensacao) entrar em uma publica da vida e sem contar que eu sei que em BSB existem várias universidades particulares que tem muito mais compromisso com voce do que a publica. Um exemplo é o UniCeub.

[]'s

S

Sergio Figueras:
Heberfa,

Entao meu colega, voce nao conhece a UnB. Parece que o pessoal la estuda 4 anos pra se formar em truco. (A maioria). Acho que é ilusao que em uma faculdade nao aconteca esse tipo de coisa.

Eu mesmo vou fazer facul tecnologica e so no final do ano. Porque eu sei o trabalho (esforco sem compensacao) entrar em uma publica da vida e sem contar que eu sei que em BSB existem várias universidades particulares que tem muito mais compromisso com voce do que a publica. Um exemplo é o UniCeub.

[]'s

Cara, o que você tem contra a Unb ? Todos que conheci de lá eram muito bons.

Isso parece dor de cotovelo.

P

Ssalgado:
Sergio Figueras:
Heberfa,

[]'s

Dor de cotovelo? rsrsrs. Vou te contar viu.

Não vou entrar nessa discussao porque nao vai dar em nada.

E só uma coisa, tenta não gerar flames. =)

S

Desculpe pela piadinha.
Mas vamos lá, uma pergunta séria e objetiva: O que existe de tão ruim na Unb ? Que experiencias você ou conhecidos seus tiveram lá ?

G

sem compensação??? nao generaliza amigo… se não tem peito e coragem para encarar uma federal, e acha isso perca de tempo, faça uma particular, ai quando vc for nos congressos da vida vai ver a galera das federal dando palestra, apresentando projetos, etc… ai vc vai mudar de ideia, os melhores projetos que conheci vieram de faculdades publicas, vlws

L

Sergio Figueras:
Ssalgado:
Sergio Figueras:
Heberfa,

[]'s

Dor de cotovelo? rsrsrs. Vou te contar viu.

Não vou entrar nessa discussao porque nao vai dar em nada.

E só uma coisa, tenta não gerar flames. =)

Cara, vc é o maior gerador de flames do guj e agora vem dar uma de santinho…

Primeiro, nesta mesma thread vc falou que não vale a pena estudar pra fazer CC, falando que só vale a pena estudar pra fazer engenharia, ou seja, desmereceu todo mundo que (fez,faz) Ciências da Computação.

Não contente, agora vc vem e fala mal da UnB. Sendo que ontem vc falou que achava antietico falar mal de uma faculdade. Dai hj vc vem e faz isso…

Fala sério! Começa a ajudar mais no GUJ e escrever menos besteiras nos Off-Topic da vida…

P

Ssalgado:
Desculpe pela piadinha.
Mas vamos lá, uma pergunta séria e objetiva: O que existe de tão ruim na Unb ? Que experiencias você ou conhecidos seus tiveram lá ?

Ok, desculpado.
Antes de tudo quero deixar claro que HA EXCECOES.
Uma boa parte dos professores dos cursos de estatística, veterinária, agronomia (esse nem se fala), e CC são completamente desleixados e pouco estão ligando pra faculdade. O tipico professor que não tenta se atualizar e ainda está na epoca da prog. estruturada. Um amigo meu largou estatística na UnB pra fazer em outra universidade porque lá não prestava. Tenho vários conhecidos lá dentro e ja fui lá algumas vezes, conheço os determinados cursos.
Maiori dos alunos são demasiadamente babacas, daqueles que acham que só estar na UnB já vale, não estudam - so colam, nao fazem porra nenhuma da vida. E os professores vendo isso, continuam lá, na deles…

P

gzofera:

Eu mesmo vou fazer facul tecnologica e so no final do ano. Porque eu sei o trabalho (esforco sem compensacao) entrar em uma publica da vida

sem compensação??? nao generaliza amigo… se não tem peito e coragem para encarar uma federal, e acha isso perca de tempo, faça uma particular, ai quando vc for nos congressos da vida vai ver a galera das federal dando palestra, apresentando projetos, etc… ai vc vai mudar de ideia, os melhores projetos que conheci vieram de faculdades publicas, vlws

gzofera,

Eu estou dizendo que tem muita faculdade assim, não falei de todas. Tem muita faculdade publica boa sim.

G

na boa amigo… e o que te faz pensar que em faculdades particulares isso é diferente???

P

Cara, vc é o maior gerador de flames do guj e agora vem dar uma de santinho…

Primeiro, nesta mesma thread vc falou que não vale a pena estudar pra fazer CC, falando que só vale a pena estudar pra fazer engenharia, ou seja, desmereceu todo mundo que (fez,faz) Ciências da Computação.

Não contente, agora vc vem e fala mal da UnB. Sendo que ontem vc falou que achava antietico falar mal de uma faculdade. Dai hj vc vem e faz isso…

Fala sério! Começa a ajudar mais no GUJ e escrever menos besteiras nos Off-Topic da vida…

Maior gerador de flames? Ok, essa é uma questão boa pra MPs, não pra cá.

Falei que não vale a pena estudar pra fazer CC em uma universidade PUBLICA. Pois da muito trabalho pra entrar e a formação é equivalente a muitas particulares. E eu não vou fazer CC. A qualidade das engenharias em geral e notadamente melhor em publicas.

Eu não falei mal da UnB. Falei mal da QUALIDADE de alguns cursos. Se alguém viesse aqui falar algo sobre a qualidade dos cursos de outars universidades eu nao acharia antietico, eu achei antietico o fato de que aquele ocorrido com o colega envolve uma questão judicial ainda não resolvida. E se voce for ler lá o que eu disse depois é que qualidade é discutivel sempre, mas colocar uma questão daquelas que envolve uma provavel desonestidade e ainda falar o nome da universidade naquele momento eu achava que era antietico.

Ok, sr. dono da verdade, bom samaritano de sapiencia unica, mestre Yoda. Agora vá no forum de Java iniciante, no de Java Avançado, todos. Veja quantas questoes por dia da pra responder com uma misera pesquisada no google que a maioria dos autores nao fez (até eu ja cometi esse erro). Veja quantas são as mesmas. Voce acha que vale a pena responder questoes iguais e etc? Eu não acho.

O dia que tiver alguma duvida ou que ver alguma duvida que eu nunca vi nova e que eu saiba responder, terei prazer em postar.

Agora se tiver alguma questao mais sobre isso, manda MP. =)

P

gzofera:

Maiori dos alunos são demasiadamente babacas, daqueles que acham que só estar na UnB já vale, não estudam - so colam, nao fazem porra nenhuma da vida. E os professores vendo isso, continuam lá, na deles…

na boa amigo… e o que te faz pensar que em faculdades particulares isso é diferente???

Na faculdade particular eles cuidam um pouquinho mais, pois se perderem o aluno eles perdem cliente. Entao o prof tem ate mais interesse em responder pro pessoal que esta mais interessado. Ta certo que tambem tem muito aluno ruim que só em termos de cola, etc. Mas tambem tem muita gente trabalhadora que estuda de noite e trabalha o dia todo que vai la pra tentar melhorar na vida. E esses valem a pena. E isso e uma coisa mais dificil em universidade publica.

G

concordo, muitas vezes esse pensamento atrapalha, pois o aluno acaba tendo regalias d+

em todas as faculdades, publicas, privadas, infelizmente

discordo completamente, conheci varios trabalhares que estudavam em facul publica, levavam a serio da mesma forma.

vc está associando aqui o comodismo em se entrar em uma facul particular, que na pratica e bem mais simples do que uma publica. Não podemos ser covardes o suficiente para achar que não vamos conseguir e por isso nem tentar

e se o kra eh trabalhador e passar numa publica, bem melhor não acha? vai tah economizando o dim dele pra gastar com a familia

vlws

P

PS: Um fato que me ocorreu.

Eu estagiava em um laboratório numa universidade publica, era sexta feira, vespera de feriado, a noite. A maioria dos alunos ja tinha faltado, a maioria dos professores tambem faltava. Ai alguém fala : “Hoje nao vai ter aula, acabou a luz” e todo mundo vai embora.

PS: Ainda nem estava em horario de aula, eram 15 min antes de começar e a luz voltou 5 min antes de começar. Mas todos ja haviam ido embora.

Ja quandocoisas assim ocorrem na unv. particular, o aluno ja quer ter direito a reposiçãp porque sabe que cada dia ali é caro. O aluno também reclama do ocorrido, e a universidade dificilmente vai deixar ocorrer. (Numa particular boa, nao nessas de 199 por mes).

P

discordo completamente, conheci varios trabalhares que estudavam em facul publica, levavam a serio da mesma forma.

vc está associando aqui o comodismo em se entrar em uma facul particular, que na pratica e bem mais simples do que uma publica. Não podemos ser covardes o suficiente para achar que não vamos conseguir e por isso nem tentar

e se o kra eh trabalhador e passar numa publica, bem melhor não acha? vai tah economizando o dim dele pra gastar com a familia

Gzosfera,

Se voce for ver o percentual de trabalhadores na unv. publica é bem menor que na particular. Tem muita gente sim, mas e menor. Porque? Porque estudar pra vestibular nao é facil. O cara tem que se dedicar muito (eu passava 14h/dia em cima dos livros). E como o cara faz se chega cansado todas as noites do trabalho? Vai pra uma particular. Mas la ele normalmente tem um rendimento bom porque nao é tao pesado quanto estudar pro vestibular e ele vai sair formado (diploma dificilmente gera alguma coisa, se nao portas abertas).

Nao e so esse tipo de trabalhador que estou citando, mas de gente que trabalha com Java o dia todo, ganha 3 paus por mes, e vai pra faculdade. Imagina voce codando o dia todo, de noite vc ainda tem folego pra estudar pro vestiba? Se eu nao tomar umas 14 capsulas de guarana eu nao tenho! rs.

G

kra entendo o seu ponto de vista, existem casos e mais casos, o seu por exemplo, vc deve trabalhar com java, vc jah tem o conhecimento e talvez para vc o mais interessante e entrar numa facul logo e dar continuidade nos estudos. Cada um tem q fazer o que acha que é melhor, certo?

Mais nao podemos generalizar como foi feito acima. As vezes eh melhor começar logo,(entendo) do que tentar em uma publica e correr o risco de não passar.

vlws

P

gzofera:
kra entendo o seu ponto de vista, existem casos e mais casos, o seu por exemplo, vc deve trabalhar com java, vc jah tem o conhecimento e talvez para vc o mais interessante e entrar numa facul logo e dar continuidade nos estudos. Cada um tem q fazer o que acha que é melhor, certo?

Mais nao podemos generalizar como foi feito acima. As vezes eh melhor começar logo,(entendo) do que tentar em uma publica e correr o risco de não passar.

vlws

Bem, entao chegamos num acordo pos eu tambem entendo seu ponto de vista. :slight_smile:

Mas eu discordo que eu generalizei em alguma coisa, é impossivel fazer isso. Esse e o meu caso e de varias pessoas que conheço, temos que trabalhar o dia todo e a noite ir pra faculdade, mas enfim…

[]'s!!!

F

Conheço pouco de faculdade particular, mas conheço razoavelmente bem faculdade publica.

A universidade pública que eu estudei, na época, era mais dificil passar em CC que nas Engs.

Uma diferença que eu vejo nas universidades publicas é que o diferencial esta fora das aulas, pelo menos onde estudei, tinha muitos projetos e bolsas para vc trabalhar. Nisso as particulares, pelo menos as que conheço, tem bem menos… Muitos professores podem até dar boas aulas mas não tem dedicação exclusiva 40h e dá aula e vai embora. Poucas bolsas acabam indo para faculdades particulares. Muitas empresas fazem parcerias com universidade publica e doam equipamentos para pesquisa.

Este é apenas meu ponto-de-vista.

[EDIT]
Só para não descambar o tópico…

Faculdade, certificado, experiência,… qualquer coisa no currículo sempre agrega, nada se perde com isso.

[/EDIT]

V

Bem, só para constar. Eu formei em CC em universidade pública. Não acho que não valeu a pena, embora tenha tido vários problemas durante o curso.

A

ai entra um problema…

minha faculdade é privada…
e ela que fornece uma grande parte dos equipamentos (engenharia em geral) para as universidades publicas…

q geralmente são “invenções” dos proprios alunos da minha facul qdo fazem TCC… e os grupos costumam a participar de outros projetos na area tb…

incluindo as Incubadoras da vida e etc…

L

Discordo totalmente com isto… existe faculdades ruims com professores ruims… e professores bons… e faculdades boas com pessimos professores… e não significa se o professor é pos-doutorado e vai dar aula ele é melhor que o que é especializado… justamente professores com pos-doutorado geralmente entendem bem da materia porem grande parte não tem didatica pra ensinala e acha que todos os alunos são doutores e geralmente não explicam a coisa de maneira entendivel simplismente dizem: se virem… um problema desses caras que estudam demais é pensar que todos são overpowers… e nem se lembra de como faz pra ensinar os que não são… claro a exeções… mas dizer que faculdades ruims formam pessoas incompetentes é algo irreal… pois quem é realmente competente estuda por si mesmo vai atraz das coisas e a facul não passa de apenas um curso a mais no curriculo… ja os incopetentes muitos estudam de faculs de nome… e aprendem as materias defasadas das suas diciplina achando que vai aproveitar-las 100% no mercado e apenas so se baseia na faculdade… a relação em dizer que de faculdades famosas saem profissionais bons e de ruims saem mals é pura lenda urbana…
o que faz um curso são 2 coisas: o professor e o aluno…
tanto como professores bons e ruims como alunos bons e ruims estão em qualquer facul idependendo de ser boa ou ruim…

Pq eles não vendem estas invenções??? vendendo ganhariam uma boa grana…
eu qdo fizer o meu TCC farei algo que possa ganhar dinheiro em cima…

P

luistiagos:

-Pessoas vindo de faculdades boas são boas

-Pessoas vindo de faculdades ruins são ruins

Discordo totalmente com isto… existe faculdades ruims com professores ruims… e professores bons… e faculdades boas com pessimos professores… e não significa se o professor é pos-doutorado e vai dar aula ele é melhor que o que é especializado… justamente professores com pos-doutorado geralmente entendem bem da materia porem grande parte não tem didatica pra ensinala e acha que todos os alunos são doutores e geralmente não explicam a coisa de maneira entendivel simplismente dizem: se virem… um problema desses caras que estudam demais é pensar que todos são overpowers… e nem se lembra de como faz pra ensinar os que não são… claro a exeções… mas dizer que faculdades ruims formam pessoas incompetentes é algo irreal… pois quem é realmente competente estuda por si mesmo vai atraz das coisas e a facul não passa de apenas um curso a mais no curriculo… ja os incopetentes muitos estudam de faculs de nome… e aprendem as materias defasadas das suas diciplina achando que vai aproveitar-las 100% no mercado e apenas so se baseia na faculdade… a relação em dizer que de faculdades famosas saem profissionais bons e de ruims saem mals é pura lenda urbana…
o que faz um curso são 2 coisas: o professor e o aluno…
tanto como professores bons e ruims como alunos bons e ruims estão em qualquer facul idependendo de ser boa ou ruim…

Se você for ler logo abaixo, ele diz que existem exceções, mas que também existe um padrão.

L

Pra mim faculdade não é diferencial nenhum… se fosse direito, medicina, talvez seria… mas em TI faculdade é apenas algo a mais no curriculo… junto com outros planos que tenho de mestrado, certificações e porai vai… e quem aqui que é formado que aprendeu 100% do que sabe e usa no mercado??? o aproveitamento do que vc usa na vida do que vc aprende em uma facul e em torno de uns 20%… faculdades em TI servem para um conhecimento mais abstrato… se for ver em CC um recem formado que acabou de sair do curso sem ter estudado nada alem do conteudo da faculdade não ira saber nem sequer fazer um CRUD idiota… em outras areas pode ser diferente mas em TI faculdade é apenas um complemento aos seus estudos…

D

pois é, o que era pra ser base na verdade é complemento.

G

vc eh louco kra… a visao sobre as coisas, todos os conceitos são importantes, vc nao queria que as faculdades desse java o tempo todo, eh logico que tem que ser abstrata, como todos os outros cursos, a ideia de uma facul eh essa mesma, passar um pouco de tudo, e nada mto especifico… o resto o aluno corre atrás vc simplesmente foi infeliz na frase acima.

existem cursos tecnicos, existem treinamentos, se vc acha que facul nao vale a pena, nem faça

vlws

L

não disse que faculdade não vale a pena… disse que em TI vc não pode se basear nela… se vc se basear apenas nela so sera util para o mundo academico e não para o mercado… é claro que é util… mas o conhecimento adiquirido la é um conhecimento abstrato… e tenque ser mesmo… do resto quem tenque correr atraz é vc… e tbm tem outro fator… ou vc acha que vai sair da facul sair desenvolvendo e vai trabalhar em uma grande empresa como arquiteto de sistestemas para web programando em C e sendo mestre em calculo? acho q não… em TI a faculdade é um complemento e não a base… complementos são nesseçarios para formar a base… mas se vc por na balança um mestrado e uma graduação o mestrado pesa mais…

F

ai entra um problema…

minha faculdade é privada…
e ela que fornece uma grande parte dos equipamentos (engenharia em geral) para as universidades publicas…

q geralmente são “invenções” dos proprios alunos da minha facul qdo fazem TCC… e os grupos costumam a participar de outros projetos na area tb…

incluindo as Incubadoras da vida e etc…

Nunca vi nenhum equipamento no depto de computação de onde estudei vindo criado por uma faculdade privada…

Geralmente o que acontece é como o corretor ortográfico do Word onde foi uma parceria entre a Microsoft e a UFSCar/USP São Carlos, onde o projeto foi financiado e suportado pela Microsoft e foi tocado pelo pessoal do Grupo de IA das duas universidades.

Sei que hj em dia alguns projetos são compartilhado com faculdades particulares, mas tbm sei que a qtde de projetos nessas ainda é pequeno, isso porque muitos projetos envolvem professores,doutorandos, mestrandos e graduandos. E a grande maioria das faculdades particulares não tem cursos de mestrado e doutorado.

G

claro que o mestrado pesa mais, como em qualquer outro curso, agora me responda, um complemento seria algo que eu poderia ficar sem certo? pq soh vai complementar os meus estudos certo?

agora me diz, sem graduação vc entraria em um mestrado?

ele seria soh um complemento, ou o mestrado que seria o complemento da graduação?

A

vc disse Computação? eu entendo por software isso…
não não… eu falo de maquinas mesmo, Engenharia mecanica, eletrica, quimica e etc…
incluindo algumas maquinas em relação a saude (odonto e fisio)…

… a grande maioria das faculdades particulares não tem cursos de mestrado e doutorado.

E eu acho que isso deve continuar assim por um bom tempo…
Vai ser horrivel ver a Unip dando Doutorado do tipo “todo mundo passa”

a intenção de mestrado e doutorado não é pagar o diploma igual a graduação…

F

não não… eu falo de maquinas mesmo, Engenharia mecanica, eletrica, quimica e etc…

… a grande maioria das faculdades particulares não tem cursos de mestrado e doutorado.

E eu acho que isso deve continuar assim por um bom tempo…
Vai ser horrivel ver a Unip dando Doutorado do tipo “todo mundo passa”

a intenção de mestrado e doutorado não é pagar o diploma igual a graduação…

Interessante, não sabia que tinha faculdade que projeto de TCC gerasse tão bons frutos. Pois nas universidades publicas que conheço, os projetos geralmente são conduzidos por mestrados e doutorados, incluindo bolsistas de graduação é claro. Esses projetos geralmente já são encomendados pela indústria, o projeto começa já para atender um segmento industrial.

A

flaleite:
Interessante, não sabia que tinha faculdade que projeto de TCC gerasse tão bons frutos. Pois nas universidades publicas que conheço, os projetos geralmente são conduzidos por mestrados e doutorados, incluindo bolsistas de graduação é claro. Esses projetos geralmente já são encomendados pela indústria, o projeto começa já para atender um segmento industrial.

Na verdade, todos os nossos projetos de TCC são conduzidos por mestres e doutores…

o mentor do meu TCC é doutor… e escreve livros sobre IA… e está desenvolvendo alguns conceitos de IA talvez “promissores”

bom, estudo na Unisanta (é privada)
aqui tem um site mostrando o relacionamento de professores dela com outras faculdades (apenas na area de IA… ou seja, a faculdade tem esse relacionamento tb em outras areas)
http://www.paralogike.com.br/consellhorevista.htm

esse é o professor
http://www.paralogike.com.br/inacio.htm
(não, ele não sabe fazer sites heheh)

eu vejo na pratica… como é um preconceito bobo muita gente dizer que publica é SEMPRE melhor que privada… só tem nome, isso sim…

L

Meu amigo estou falando em relação ao mercado… os que fizeram faculdades quanto de aproveitamento não abstrato tiveram? menos de uns 10%… a faculdade lhe fornece apenas uma parte de seus conhecimentos que é a abstração das coisas… ou seja se vc estudar Calculo xyz podera eventualmente tirar um proveito disto… so que o proveito não é tecnico e sim cientifico ou seja é mais abstrato… se vc apenas estudar aspectos cientificos teorias que são o que a faculdade lhe ensina e querer entrar no mercado vc não vai simplismente servir para o mercado… a parte da faculdade e te dar o conhecimento cientifico a sua parte e buscar conhecimento tecnologico… conhecimento cientifico raramente mudam… tecnologico estão em constante mudanças… para o mercado o conhecimento usavel é o tecnico porem para um bom profissional ambos os conhecimentos são indispençaveis… por isto o que quero dizer e que pegar conhecimento cientifico para se basear no mercado sem ter nenhum conhecimento tecnico de nada adianta… para estes é melhor seguir para a area academica do que para o mercado… a area academica é uma boa area… porem aqui no brasil é um lixo…
lembrando a area da computação é enorme tem diversas especialidades… na facul vc ve um pouco de tdo… porem o util para quem esta em tal especialidade e se especializar nesta e nao aprender tdo qto e coisa…
o resto do conhecimento adiquirido é pouco utilizado… e ao passar dos anos vc simplismente esquece que aprendeu o que não usa… é por isto que o mestrado pesa mais que a faculdade o mestrado vc tem um foco em uma determinada area e se concentra nela na facul vc ve a mesma area de maneira superficial junto com outro monte de coisas que não leh interessa…

G

uai vc nao tava falando de complementos e mestrado… agora eh de mercado

pq nao responde as perguntas que fiz anteriomente, na boa… vc tah falando um monte de coisa, desviando o foco da discursao anterior e tentando ter razão em um pensamento mal colocado aki no post

existe diferenfa entre seguir na area academica e mercado, sim existe, e sabemos que são muitas.

mais agora falar que a facul eh o complemento, ai jah eh d+

responde minhas questoes anteriores

dai vc vai perceber que esta equivocado

vlws

G

agora vc fala de mestrado novamente

kra vc tah confuso, soh isso

vc nem respondeu as questoes que direcionei a vc anteriormente

nao estou falando o que pesa mais ou menos, eh logico que o mestrado pesa mais, mais me diga sem graduação vc entra em um mestrado? quem é o complemento aqui? o mestrado ou a graduação?

L

certo… conheço uma porrada de profissionais competentes e bons que não tem faculdade e manjam mais que muito neguinho formado porai…

certo!

infelizmente não…

Isto apenas por causa de leis que lhe obrigam a ser graduado para fazer mestrado ou especializações… no caso de mestrado esta certo pois um mestrando pode ser futuramente um professor de graduação porem na area que lhe interessa… e não em outras… especialização ja acho isto besteira ter que ser graduado para se especializar pois na especialização vc vai aprender tudo que vc ja aprendeu na facul sobre X coisa e muito mais…

e mencionei mercado e area academica porque é a onde vc vai ganhar dinheiro com TI… pois se não for nestas 2 areas vai ser aonde???

G

ok, amigo

mais…

pois eh, agente soh consegue enxegar um lado neh… agora me diz… vc nao conhece uma porrada de gente que eh formado e manja muito mais muitooo mais que neguinho que nao tem graduação?

eu conheço kra… e nao sao poucos… como conheço gente sem graduação que saca mto tbem

bom nao quero mudar sua forma de pensar sobre facul ser complemento, gostei da discursão conseguimos manter o nivel sem agressões

vlws

F

alucardeck:
flaleite:

Na verdade, todos os nossos projetos de TCC são conduzidos por mestres e doutores…

o mentor do meu TCC é doutor… e escreve livros sobre IA… e está desenvolvendo alguns conceitos de IA talvez “promissores”

bom, estudo na Unisanta (é privada)
aqui tem um site mostrando o relacionamento de professores dela com outras faculdades (apenas na area de IA… ou seja, a faculdade tem esse relacionamento tb em outras areas)
http://www.paralogike.com.br/consellhorevista.htm

esse é o professor
http://www.paralogike.com.br/inacio.htm
(não, ele não sabe fazer sites heheh)

eu vejo na pratica… como é um preconceito bobo muita gente dizer que publica é SEMPRE melhor que privada… só tem nome, isso sim…

Interessante…

Eu acho que universidades públicas ainda são melhores que faculdades particulares, mas isso não quer dizer que todo aluno de universidade publica é melhor que o que faz uma particular.

Quanto a mestres e doutores participarem eu digo que a pesquisa é coordenada por prof. mestres e doutores e tbm tem doutorandos e mestrandos que baseiam suas teses nessas pesquisas e bolsistas da graduação. Esse trabalho com mestrandos e doutorandos que estão full-time no projeto é muito interessante, diferente de prof. mestres e doutores que participam part-time do projeto mais coordenando.

R

Nossa…Muito bom, me ajudou a esclarecer bastante minhas dúvidas, mas ainda tenho algumas dentro da minha situação, porque preciso tomar essa decisão logo, e com certeza vai mudar o rumo da minha vida.
Vou explicar a situação que estou.

Tenho 16 anos e estou cursando o Ensino Médio, e já venho “mexendo” com informática desde os 12~13, só que esse ano comecei a estudar java e me dedicar mais.

Opção 1)Pretendia entrar na UFSM(Universidade Federal de Santa Maria), já que eles tem um metodo alternativo de entrar no vestibular(todo final de ano faço uma prova), só que para isso tenho que deixar de estudar java para me dedicar a “decorar” alguns conteudos para talvez passar.
Além de ter que ir morar sozinho e me dedicar totalmente aos estudos e trabalho, ficando longe da familia e dos amigos.
Tem como vantagem foi escolhida entre as 10 melhores universidades do Brasil e não preciso pagar mensalidade, mas vou gastar com despesas(aluguel,alimentação,…)
Discliplinas que o curso oferece: http://w3.ufsm.br/prograd/downloads/conte.pdf

Opção 2)Começar um curso técnico oferecido por uma universidade aqui da região.Ele é menos extenso(17 disciplinas), termino ele um ano após o término do E.M, só que depois teria que fazer um bacharelado.
Disciplicas que o curso oferece:

Opção 3)Esperar fazer 18 anos e fazer uma graduação em uma universidade particular aqui da região.E enquanto espero isso, estudo e tento me transformar em um bom profissional java.

O que vocês fariam se fosse eu?

P.S:Qual site posso olhar as notas de cada curso pelo MEC?

P

RafaelViana:
Nossa…Muito bom, me ajudou a esclarecer bastante minhas dúvidas, mas ainda tenho algumas dentro da minha situação, porque preciso tomar essa decisão logo, e com certeza vai mudar o rumo da minha vida.
Vou explicar a situação que estou.

Tenho 16 anos e estou cursando o Ensino Médio, e já venho “mexendo” com informática desde os 12~13, só que esse ano comecei a estudar java e me dedicar mais.

Opção 1)Pretendia entrar na UFSM(Universidade Federal de Santa Maria), já que eles tem um metodo alternativo de entrar no vestibular(todo final de ano faço uma prova), só que para isso tenho que deixar de estudar java para me dedicar a “decorar” alguns conteudos para talvez passar.
Além de ter que ir morar sozinho e me dedicar totalmente aos estudos e trabalho, ficando longe da familia e dos amigos.
Tem como vantagem foi escolhida entre as 10 melhores universidades do Brasil e não preciso pagar mensalidade, mas vou gastar com despesas(aluguel,alimentação,…)
Discliplinas que o curso oferece: http://w3.ufsm.br/prograd/downloads/conte.pdf

Opção 2)Começar um curso técnico oferecido por uma universidade aqui da região.Ele é menos extenso(17 disciplinas), termino ele um ano após o término do E.M, só que depois teria que fazer um bacharelado.
Disciplicas que o curso oferece:

Opção 3)Esperar fazer 18 anos e fazer uma graduação em uma universidade particular aqui da região.E enquanto espero isso, estudo e tento me transformar em um bom profissional java.

O que vocês fariam se fosse eu?

P.S:Qual site posso olhar as notas de cada curso pelo MEC?

Olá Rafael,

Cara, quando eu tinha a sua idade eu passei pelas MESMAS coisas que voce, só com algumas coisinhas diferentes. É legal ver isso. E você tem as mesmas duvidas que eu tinha! rsrsrs. Tô mais velho (nao tanto assim) mas acho que posso te dar algumas dicas…

Cara, eu pensei assim: Basicamente, pra que agente faz a faculdade? Duas coisas - base e dinheiro. A base voce parece que ja tem (se ja mexe com pcs desde os 12), agora voce ja está programando em Java e isso é bem interessante. Eu tinha as mesmas coisas:

1. Eu ia pra SP passar perrengue por 4 anos na residencia universitaria (se achasse algum lugar disponivel ) e fazer o meu tao sonhado curso de engenharia aeronáutica.
  2. Ia pra escola técnica federal fazer eletronica.
  3. Ia fazer estágio em um lugar que ia me dar boas oportunidades de crescimento.

Eu escolhi a terceira opção. Lá eu cresci muito e aprendi bastante também. Me botaram pra fazer tudo, até limpar chão do biotério (lugar dos animais) eu cheguei a limpar.Hoje em dia eu já programo bem em Java e to aprendendo Java pra WEB - que dá mais grana ainda. Então eu escolhi deixar a faculdade pra uns 2 anos depois e aprender tudo o que eu tinha que aprender pra ganhar um bom dinheiro antes .Eu queria muito sair de casa desde os 14 anos, nao por toda aquela coisa de liberdade, mas eu nao achava legal nao contribuir em nada em casa, etc. Então cara, o que eu sugeriria pra voce fazer é:

1. Se gosta de grana e nao quer depender dos outros, primeiro aprenda Java muito, muito bem, tira uma certificação pra poder entrar no mercado. (Isso vc vai ter tempo de sobra até os 18).
  2. Se nao se importa em depender dos outros ou até mesmo gosta, ou sua familia tem uma boa condição e nao se importa com isso, faça uma faculdade publica e boa primeiro e se dedique 24h por dia a ela. Trabalhe nela e estagie nos laboratórios.
  3. Esqueça curso técnico. Com 2 anos voce faz uma faculdade técnica boa (se quiser em engenharia de software, é a que eu vou fazer)e voce pode ir pra mestrado, doutorado, etc. Se voce souber que gosta mesmo é de programar isso que eu recomendo a voce, nao perca tempo em 4 anos de faculdade nesse caso. Com livros voce consegue muito.

Agora cara, mantenha a PROATIVIDADE. Isso vai fazer MUITA diferença pra voce no mercado.

E aproveite MUITO esse tempo que voce ainda tem alguém pra te amparar ,cresça o máximo possivel nele, porque quando vc vai batalhar mesmo é só você e o seu chefe enchendo seu saco. rsrssr.
Um abraço e boa sorte, no que quiser contar… Tamos ai!

Z

Rafael, entra na Universidade Federal de Santa Maria. Não pense nas desvantagens. Você pode ir visitar seus familiares e amigos sempre que quiser. E ainda fará outros amigos e amigas na facul!!!

Vivemos em um mundo que dá importância a títulos. Obtenha sua graduação o mais rápido possível!!!
Na sua idade, 16, você não vai nem ver e já estará graduado com 21 ou 22 anos!!!
Não caia na ilusão de que graduação não é necessária!!! Nós não somos Bill Gates e nem Lula (ambos não tem graduação) Nós somos gente comum, não famosa e que vive em um país que está em crescimento econômico mas ainda tem muitos problemas.

Outra ilusão é achar que só a certificação em Java ou outra tecnologia vai resolver tudo. Como tudo no mercado, até os profissionais certificados irão saturar o mercado. Eu já vi muito certificado Microsoft dando aulinha em escola picareta e ganhando merreca de salário, enquanto a Microsoft recomendava pagar 40 dolares por hora para Instrutor certificado. Já foi esse tempo!!! Eu vi profissionais com mais de 20 certificações serem mandados embora e ficarem procurando emprego por mais de 6 meses!!!

A graduação te abrirá portas, dará amadurecimento, aumentará sua rede de contatos e dará também uma oportunidade de escolher entre a carreira acadêmica (mestrado/doutorado) e a carreira no mercado.

Envolva-se também com uma bolsa de iniciação científica, empresa júnior da Faculdade e outros projetos interessantes.

E por último, aprenda inglês fluente!!!

P

Aprender inglês fluentemente é BASE pura mesmo. Você é OBRIGADO a fazer isso.

P

Estudo na UFG (Eng. Elétrica, Goiás) e também nunca vi essa comercialização de máquinas elétricas entre universidades (o que eu acho muito estranho!). Ainda há pouca interação de universidades nesse sentido. A universidade brasileira ainda não comercializa produtos como deveria, infelizmente.
Geralmente, as máquinas elétricas daqui vem de empresas transnacionais brasileiras como a WEG> www.weg.net

Até mais,

A

Acho que o intuito do desenvolvimento de softwares e equipamentos em geral na Universidade não é para lucro em cash, mas sim em conhecimento. O intuito das pesquisas na faculdade é publicar um artigo e seguir em frente com outras pesquisas. Dessa forma o conhecimento pertence à parte acadêmica e qualquer um que quiser pode saber das “últimas pesquisas”. Já, uma empresa privada tem como objetivo fazer pesquisas em “top secret”, ou seja, fica dentro da empresa, pra tentar ganhar a concorrência.

A

phph:
Estudo na UFG (Eng. Elétrica, Goiás) e também nunca vi essa comercialização de máquinas elétricas entre universidades (o que eu acho muito estranho!). Ainda há pouca interação de universidades nesse sentido. A universidade brasileira ainda não comercializa produtos como deveria, infelizmente.
Geralmente, as máquinas elétricas daqui vem de empresas transnacionais brasileiras como a WEG> www.weg.net

Até mais,

Não… não é comercialização… é estudo academico…
todos os equipamentos são fornecidos gratuitamente… é uma “parceria de pesquisa”, e não troca de serviços entre empresas… por isso a preferencia de pegar algo “grátis”, doq comprar de uma empresa a parte…

e outra coisa… vc é de GO… eu de SP… a minha faculdade soh tem parceria em SP mesmo, então nunca iria chegar nada nosso ai =)

pergunta para algum dos professores da USP (e algumas federais de SP) se eles conhecem a engenharia da Unisanta (Santos-SP)… garanto q a maioria vai conhecer (sendo professor da area é claro)…
mas aqui mesmo nós vemos, as maquinas q vão ser importadas pra faculdade X,Y,Z…

L

pelo conteudo lencionado é muito fraquinho este curso ai…

sim eu conheço porem isto não depende so da faculdade… não pode atribuir 100% do que eles manjam a faculdade… eles manjam muito pq são aplicados… mas se não estivessem nem ai so estudassem o conteudo dado pela facul sem estudar nada por conta sem correr atraz de nada talvez seriam otimos matematicos porem pessimos programadores…

J

[EDITADO] Resposta em tópico errado[/EDITADO]

Criado 11 de agosto de 2008
Ultima resposta 13 de ago. de 2008
Respostas 66
Participantes 21