Freelance Sistema Financeiro

62 respostas
B

Bom dia Javazeiros,
Preciso desenvolver um sistema financeiro para minha empresa porem estou com tempo escasso.
Então segue o Freela, necessidade de um desenvolvedor experiente.
Em anexo esta a documentação do que precisa ser feito.

[b]Requisitos:
Java EE utilizando MVC.
View em JSF(de preferencia Primefaces)

Valor do Trabalho: R$5.000 em 3x(start do projeto/meio/entrega).
Prazo: até 2 meses.[/b]

62 Respostas

V

Uau uma proposta freelancer decente!

Mas JSF não é minha área

M

Olá,

Me interessei no projeto podemos falor por email ?
[email removido]

Att,

A

tenho interesse.

[email removido]

V

Sinceramente, muito pouco para muita linha de codigo. O dev. vai tera que trabalhar 8 horas por dia pra efetuar essa entrega em 2 meses, ou seja, R$2500,00 por mes, desconciderandoo tempo que o mesmo dev. consumira nos alinhamentos com o cliente, tais como: prototipo de telas, fluxos alternativos, e por ai vai. Cuidado BUGER, esse prazo que voce deseja pelo valor que voce quer pagar pode lhe trazer algumas dores de cabeca e futuro arrependimento, pois, como boa parte dos devs. sabem prazos muito curtos refletem em custos muito altos, por exemplo: um projeto grande e com prazo de entrega apertado requer uma equipe grande para concluir rapido, portanto, vai mais grana. Fica aqui a minha dica.

abrs

A

2 meses rsrrssrrs, entrego em 2 semanas, com tudo testado. trabalhando 8 horas da madruga.

J

Na boa amigo… não era melhor comprar um pronto?

Todos esses requisitos com certeza são atendidos por sistemas pronto que já estão testados e consolidados, além de contar com suporte por telefone, email e/ou chat.

Se 1 pessoa conseguir fazer tudo isso, funcionando e sem bugs em 2 meses, eu tiro o chapéu, pois acho o prazo extremamente arriscado!

Bem, mas desejo toda boa sorte a quem aceitar o desafio.

C

Da pra fazer tranquilo nesse prazo, pra quem ja tem experiencia, lembro que tive que fazer um software desktop há dois anos atras
na linguagem vb6 de um controle financeiro pessoal muito completo terminei em 3 meses (enrolando) pq nao conhecia nada dessa area de finanças,
e tive que estudar bastante código que não sabia, tinha semana que programava 2h - relaxado…

Mas da sim, “pra quem tem um tempinho livre a mais”.

http://www.controlefinanceiropessoal.tk/
link download ta off… :smiley:

J

É, mas VB e pra desktop ainda é umas 10x mais produtivo que Java pra WEB, mesmo com JSF/Primefaces.

Gosto muito de Java e é meu “ganha pão”, mas admito que produtividade passa longe de ser seu forte.

Java fanboys me criticando em 3,2,1…

T

eu li o arquivo anexado

e mudei de ideia…

mta coisa para 2 meses e rodando 100%
e outra o valor está baixo para um sistema desse tipo

Att

C

A minha opnião sobre a produtividade do Java tanto SE como EE é muito melhor que VB6
ainda que seja muito boa, mas o Java deixa no chinelo, incomparável, em muitos aspectos nem vou comentar.

J

Nossa, não sabia que a coisa em Java tava tão feia assim!

J

jyoshiriro:
Na boa amigo… não era melhor comprar um pronto?

Todos esses requisitos com certeza são atendidos por sistemas pronto que já estão testados e consolidados, além de contar com suporte por telefone, email e/ou chat.

Se 1 pessoa conseguir fazer tudo isso, funcionando e sem bugs em 2 meses, eu tiro o chapéu, pois acho o prazo extremamente arriscado!

Bem, mas desejo toda boa sorte a quem aceitar o desafio.

Talvez pediram pra ele fazer ganhando 10k, ai ele terceiriza pra ganhar tempo e claro, uma grana emcima do trouxa que vai fazer.

A

tmvolpato:
eu li o arquivo anexado
e mudei de ideia…
Att

realmente é bastante coisa, porém firmo que se faz em 2 semanas.

A

JoseIgnacio:

Talvez pediram pra ele fazer ganhando 10k, ai ele terceiriza pra ganhar tempo e claro, uma grana emcima do trouxa que vai fazer.

pode ser que o trouxa precise rsrsrsrsr.

T

boa sorte

aix:
tmvolpato:
eu li o arquivo anexado
e mudei de ideia…
Att

A

tmvolpato:
boa sorte

aix:
tmvolpato:
eu li o arquivo anexado
e mudei de ideia…
Att

profissional não precisa de sorte :wink:

T

eu to achando isso

o valor chama a atenção…
mas para um sistema desse nivel 10 mil ainda eh pouco

aix:
JoseIgnacio:

T

desculpa ai…

aix:
tmvolpato:
boa sorte

aix:
tmvolpato:
eu li o arquivo anexado
e mudei de ideia…
Att

profissional não precisa de sorte ;)

A

tmvolpato:
eu to achando isso

o valor chama a atenção…

aix:
JoseIgnacio:

concordo, porém sei fazer e estou precisando.

L

aix:
tmvolpato:
eu to achando isso

o valor chama a atenção…

aix:
JoseIgnacio:

Boa sorte… kkkkk vai precisar e de muita, muita mesmo…

B

Galera, é um sistema relativamente simples pra quem tem alguma nocao financeira…
Todos sabemos que qualquer profissional java experiente consegue reutilizar neste projeto pelo menos 30%-40% do código.

Vini Fernandes depende muito de cada um… da area que atua, disponibilidade, ganancia =)…

jyoshiriro preciso que seja desenvolvido e nao comprado pois vou integrar mais para frente com outro sistema interno da empresa…

Quanto ao prazo é claro que se precisarmos podemos estender mais um pouco!

J

aix:
tmvolpato:
eu to achando isso

o valor chama a atenção…

aix:
JoseIgnacio:

Rapaz… se tu faz esse sistema, com todos os requisitos, 100% funcional e testado em 2 semanas então a minha vó também faz, de ré e subindo o morro :-o

B

Desenvolvedores como diria o AWAY de Petrópolis, voces estao defecando pela boca…

tmvolpato 10 pau, so se for uma empresa de consultoria! haha

O projeto e da minha empresa e nao estou ganhando nada em cima!

A

jeanmalvessi:

Rapaz… se tu faz esse sistema, com todos os requisitos, 100% funcional e testado em 2 semanas então a minha vó também faz, de ré e subindo o morro :-o

que isso manu, não vejo a complexibilidade que vcs veem, para min não passar de crude(cadastrao)

algumas regras de negocios na parte dos bancos “FORMAS DE RECEBIMENTO/PAGAMENTO ( CHEQUE, BOLETO, CARTÃO, TRANSFERENCIA/TED )”
do restante é relatorio essas e outras coisas são rotineiras de meu dia a dia, o que vejo é que são como muitos, ou seja programadores só de 8 horas do dia, sem flame, abraços, paro por aqui.

J

Buger:
Desenvolvedores como diria o AWAY de Petrópolis, voces estao defecando pela boca…

tmvolpato 10 pau, so se for uma empresa de consultoria! haha

O projeto e da minha empresa e nao estou ganhando nada em cima!

Sem dúvida uma empresa lhe cobraria muito mais que 10k.

S

Esta é uma discussão interessante.

Não importa se o sistema é simples ou não. O cliente deu os requisitos iniciais e o preço que quer pagar. O dev se propôs a fazer. O risco é deles. Não é nosso.
Todos desconfiamos que vai dar porcaria, excepto os intrevenientes, claro. O dev está substimaneto o trampo e o cliente sobre-estimando o profissional. O dev não tem que saber de financeiro, é o cliente que tem que saber explicar o que quer.

num processo normal seguiriam-se entrevistas para partir esses requisitos topo (na realidade aquilo parce mais um lista de menus). Nada foi dito sobre persistencia, disponibilidade, distribuição, segurança (login não é segurança). Falou-se em integração no futuro Ah! isso não estava na especificação original. E assim vai. Sempre tem alguma coisa que não é dita , que o dev assume, que o cliente esquece , que o dev não pergunta, e no fim todos se ferram.

Por outro lado, preço é algo que se negocia. Se ambas as partes estão satisfeitas ninguem tem o que dizer. O dev deve achar que é muito dinheiro e que o seu custo será menor que isso. Ok. É assim mesmo. Vamos em frente.

Seria interessante daqui a dois meses vcs voltarem aqui e contarem o que aconteceu. Honestamente. Para todos saberem se as suas avaliações foram ou não certas. Inclusive as dos intrevenientes.

A

sergiotaborda:
Não importa se o sistema é simples ou não. O cliente deu os requisitos iniciais e o preço que quer pagar. O dev se propôs a fazer. O risco é deles. Não é nosso.
Todos desconfiamos que vai dar porcaria, excepto os intrevenientes, claro. O dev está substimaneto o trampo e o cliente sobre-estimando o profissional. O dev não tem que saber de financeiro, é o cliente que tem que saber explicar o que quer.
num processo normal seguiriam-se entrevistas para partir esses requisitos topo (na realidade aquilo parce mais um lista de menus). Nada foi dito sobre persistencia, disponibilidade, distribuição, segurança (login não é segurança). Falou-se em integração no futuro Ah! isso não estava na especificação original. E assim vai. Sempre tem alguma coisa que não é dita , que o dev assume, que o cliente esquece , que o dev não pergunta, e no fim todos se ferram.
Por outro lado, preço é algo que se negocia. Se ambas as partes estão satisfeitas ninguem tem o que dizer. O dev deve achar que é muito dinheiro e que o seu custo será menor que isso. Ok. É assim mesmo. Vamos em frente.
Seria interessante daqui a dois meses vcs voltarem aqui e contarem o que aconteceu. Honestamente. Para todos saberem se as suas avaliações foram ou não certas. Inclusive as dos intrevenientes.

ohhh Sérgio, a muito acompanho seus posts, eu não subestimei o trampo Sérgio é que não sou parametro, sou extremista mesmo.

V

Desnecessário foi o cara dizendo que entrega em 2 semanas com tudo testado

O contratador quer em 2 meses, mas pelo jeito o cara é masoquista e quer dar um prazo mínimo, correndo o risco de extrapolar o tempo e ficar a madrugada toda acordado. Isso só vendo o txt resumido do sistema…

Daqui a pouco aparece um email pro contratador dizendo que faz por R$ 4000 pra ganhar do cara q faz em 2 semanas, é isso que ferra o trabalho freelancer e resulta em qualidade inferior

A

Realmente isso seria muito interessante. Uma boa experiência para compartilhar.

Concordo com o que disse o sergiotaborda a esse respeito.
O preço é combinado, se para ambos está bom, não há o que discutir.

Agora, o principal interessado em qualidade deveria ser o consumidor.
Se ele apenas olha o preço ao escolher o fornecedor, está aceitando o risco de obter um produto de qualidade inferior.

O freelancer não é obrigado a abaixar o próprio preço só pq um outro cobra mais barato ou um sobrinho faz num fim de semana.
Acho que o mercado tem demanda mais do que suficiente para todos os níveis.

I

sergiotaborda:

+1

oi “aix” tudo bom? você faz em duas semanas? 100% para homologação?? NEM FUDENDO!!!

R

Vc assinaria um contrato com multa afirmando isso? :smiley: :smiley:

Imagino que vc tenha um argumento forte pra embasar esse prazo.Já tem experiência nesse ramo?

A

Vc assinaria um contrato com multa afirmando isso? :smiley: :smiley:

Imagino que vc tenha um argumento forte pra embasar esse prazo.Já tem experiência nesse ramo?

assinaria sim.
sim o argumento forte são 3 letras ‘F’, Fé, Foco e Força.
quanto a experiência não vou nem responder, basta ver pela data que estou no guj.

R

Me refiro á experiência no dominio do problema em questão.

G

2 meses só se já tiver todos os casos de uso, e prototipação certinha. Sem modificação de escopo.

R

O que é praticamente impossivel…

Mas não estou duvidando do colega que disse q faz em 2 semanas,só fiquei curioso.

C

Eu topo

Tenho uma empresa e trabalhamos justamente com o desenvolvimento de JSF e Primefaces
Já realizamos alguns trabalhos parecidos…

Entre em contato: [email removido]

G

Já conheci outras pessoas com bastante tempo de experiência e que tinham o costume de subestimar o trabalho… às vezes acontece por orgulho, a pessoa não quer ser considerada “fraca” por dizer que não dá para fazer em x dias.

Procure a opinião de outras pessoas, tente fazer estimativa baseado em algum método tradicional como use case points por exemplo, só para ter uma idéia. Cuidado para não fazer nenhuma loucura, vai ser tão desgastante que no final vc nem fica feliz com o dinheiro (aconteceu comigo quando fazia freela rs)

R

Isso pra mim se chama IMATURIDADE (não estou dizendo que seja o caso aqui)

L

victorcosta:
Desnecessário foi o cara dizendo que entrega em 2 semanas com tudo testado

O contratador quer em 2 meses, mas pelo jeito o cara é masoquista e quer dar um prazo mínimo, correndo o risco de extrapolar o tempo e ficar a madrugada toda acordado. Isso só vendo o txt resumido do sistema…

Daqui a pouco aparece um email pro contratador dizendo que faz por R$ 4000 pra ganhar do cara q faz em 2 semanas, é isso que ferra o trabalho freelancer e resulta em qualidade inferior

Isso já ta parecendo o rent a code, cheio de indiano louco pedindo uma merreca e dizendo que fazem coisas absurdas em tempo absurdo, o pior que ta cheio de gente assim… Com isto nascem os softwares cheios de gambiarras e bugs, o valor de mercado do profissional vai lá em baixo, ou seja todos perdem, o profissional que é obrigado a trampar como escravo por uma mixaria e o cliente que recebe um produto de qualidade duvidosa… Talvez se tivesse regulamentação a coisa não seria neste patamar.

R

Mas de que forma a regulamentação mensuraria critérios tão subjetivos como a qualidade do trabalho de quem fez o produto e a satisfação de quem recebeu o produto?

J

luistiagos:

Isso já ta parecendo o rent a code, cheio de indiano louco pedindo uma merreca e dizendo que fazem coisas absurdas em tempo absurdo, o pior que ta cheio de gente assim… Com isto nascem os softwares cheios de gambiarras e bugs, o valor de mercado do profissional vai lá em baixo, ou seja todos perdem, o profissional que é obrigado a trampar como escravo por uma mixaria e o cliente que recebe um produto de qualidade duvidosa… Talvez se tivesse regulamentação a coisa não seria neste patamar.

Sei não, dar um lance mínimo e depois arrumar um jeito de enrolar o cliente pra aumentar o prazo e o valor é o típico procedimento que as consultorias Java aqui no Brasil usam.

Mas concordo com você, regulamentação acabaria com esse tipo de coisa.

S

JoseIgnacio:
luistiagos:

Sei não, dar um lance mínimo e depois arrumar um jeito de enrolar o cliente pra aumentar o prazo e o valor é o típico procedimento que as consultorias Java aqui no Brasil usam.

Não é regulamentação que é necessária. É educação dos clientes e etica profissional.
Em mais nenhum ramo de atividade o cliente impõe o seu desejo ou não se preocupa com a qualidade. Em mais nenhum ramo os produtos são entregues sem qualidade ou garantia. Vai lá comprar um carro e propõe uma série de mudanças. O vendedor vai simplesmente responder : não fazemos isso. Ele não está preocupado em perder a venda. Ele sabe que não é o seu ramo. Se o cliente que rum carro tunado existem outras lojas. Mas em software não, “o cliente tem sempre razão”. O pior é que o cliente não sabe o que quer. Ai fica dificil.

Os clientes têm que saber procurar no lugar certo pela coisa certa. Se o cara quer um site e paga 700 reais feito por meia duzia de moleques, não dá para depois vir reclamar que o negócio é um lixo. Tem aquilo que paga.

O software não tem que necessáriamente ser caro. O preço tem que ser justo. Mas hoje em dia é um indicador de qualidade (infelizmente). Então os clientes acham que pagando mais têm melhores produtos - o que não é verdade. Mas no outro extremo pagar qualquer coisa também provoca receber qualquer coisa.

A necessidade está na padronização (não na regulamentação) da linguagem usada no ramo, em modelos de contratos (para que diferentes provedores possam ser comparados), nas metodologias e nas funcionalidades. Por exemplo, dizer que “o sistema deverá ter login” significa exactamente o quê ? Significa que terá um cadastro de usuários ou usará Open ID ? Será que no cadastro é usado CAPTCHA ou não ? Será que o usuário pode recuperar sua senha ou não ? será que senha está encriptada ou não ? Será que terá um modelo de perfis vs permissões ou não ? Será que integra com o Active Directory do windows , ou não ? Etc… uma coisa que parece muito simples em uma frase se pode desdobrar num absurdo de funcionalidade. Como padronizar para que em uma frase todo o mundo saiba a profundidade da funcionalidade ?
A resposta é que não tem como, então nos sobra padronizar as metodologias. Especialmente aqueles que são de preço e prazo fixo,mas com escopo variável. Por assim o cliente pode ir na profundidade que o orçamento permite. Nem mais, nem menos. E deixar livre para o cliente renegociar e aumentar o orçamento. Existe muitos modelo para isto.

O problema é apenas cultural, de ambas os lados e não tecnico.

M

Colegas,

Sinceramente não entendo a surpresa quando o nosso amigo diz que consegue entregar o sistema em 2 semanas.
Duas semanas é mais do que suficiente.
Deus não projetou e desenvolveu o universo completo e funcional em uma semana? (E veja a complexidade dos sub-sistemas envolvidos nessa empreitada!)
E se o nosso amigo fez uma parceria com o “Homem”?

Att,

Marques

J

sergiotaborda:
JoseIgnacio:
luistiagos:

Não é regulamentação que é necessária. É educação dos clientes e etica profissional.
Em mais nenhum ramo de atividade o cliente impõe o seu desejo ou não se preocupa com a qualidade. Em mais nenhum ramo os produtos são entregues sem qualidade ou garantia. Vai lá comprar um carro e propõe uma série de mudanças. O vendedor vai simplesmente responder : não fazemos isso. Ele não está preocupado em perder a venda. Ele sabe que não é o seu ramo. Se o cliente que rum carro tunado existem outras lojas. Mas em software não, “o cliente tem sempre razão”. O pior é que o cliente não sabe o que quer. Ai fica dificil.

Os clientes têm que saber procurar no lugar certo pela coisa certa. Se o cara quer um site e paga 700 reais feito por meia duzia de moleques, não dá para depois vir reclamar que o negócio é um lixo. Tem aquilo que paga.

O software não tem que necessáriamente ser caro. O preço tem que ser justo. Mas hoje em dia é um indicador de qualidade (infelizmente). Então os clientes acham que pagando mais têm melhores produtos - o que não é verdade. Mas no outro extremo pagar qualquer coisa também provoca receber qualquer coisa.

A necessidade está na padronização (não na regulamentação) da linguagem usada no ramo, em modelos de contratos (para que diferentes provedores possam ser comparados), nas metodologias e nas funcionalidades. Por exemplo, dizer que “o sistema deverá ter login” significa exactamente o quê ? Significa que terá um cadastro de usuários ou usará Open ID ? Será que no cadastro é usado CAPTCHA ou não ? Será que o usuário pode recuperar sua senha ou não ? será que senha está encriptada ou não ? Será que terá um modelo de perfis vs permissões ou não ? Será que integra com o Active Directory do windows , ou não ? Etc… uma coisa que parece muito simples em uma frase se pode desdobrar num absurdo de funcionalidade. Como padronizar para que em uma frase todo o mundo saiba a profundidade da funcionalidade ?
A resposta é que não tem como, então nos sobra padronizar as metodologias. Especialmente aqueles que são de preço e prazo fixo,mas com escopo variável. Por assim o cliente pode ir na profundidade que o orçamento permite. Nem mais, nem menos. E deixar livre para o cliente renegociar e aumentar o orçamento. Existe muitos modelo para isto.

O problema é apenas cultural, de ambas os lados e não tecnico.

Padronizar está mais pra regular do que educar, não acha?

Pra mim qualquer coisa que tornasse a vida das consultorias mais difícil seria ótimo.

S

JoseIgnacio:
sergiotaborda:

A necessidade está na padronização (não na regulamentação) (…)

Pra mim qualquer coisa que tornasse a vida das consultorias mais difícil seria ótimo.

Regulamentar = lei
Padronizar = acordo , ajuste de expectativa.

Quando vc compra uma casa vc espera por um certo tipo de contrato cobrindo certos assuntos. Um contrato de leasing de um carro cobre outros assuntos.Mas ambos são padronizados. Procurando difernetes vendedores o conteudo será basicamente o mesmo salvo alguns detalhes finos que diferenciam cada vendedor. Em software, cada vendedor tem seu modelo e não ha dois iguais. Simplesmente porque não têm noção do que deveria constar de um contrato de software ( existem diferentes tipos. Um contrato de projeto para criação e um contrato para extensão, deveriam ser diferentes)

Mas concordo com vc que deveria ser mais dificil as consultorias enganarem os clientes. É este engano que diminui a ética profissional e mancha a imagem que os clientes têm sobre software. Constratar a construção de um software deferia ser tão transparente quanto contratar qualque outro serviço.

A unica possibilidade que vejo é ir mudando a cultura de quem chega agora neste mundo para que daqui a amanhã eles montem empresa que usam novas filosfias e provam aos clientes que são melhores que as tradicionais, levando as tradicionais a mudarem ou falirem. (a mutação é a única arma da evolução)

I

sergiotaborda:
JoseIgnacio:
sergiotaborda:

A necessidade está na padronização (não na regulamentação) (…)

Regulamentar = lei
Padronizar = acordo , ajuste de expectativa.

Quando vc compra uma casa vc espera por um certo tipo de contrato cobrindo certos assuntos. Um contrato de leasing de um carro cobre outros assuntos.Mas ambos são padronizados. Procurando difernetes vendedores o conteudo será basicamente o mesmo salvo alguns detalhes finos que diferenciam cada vendedor. Em software, cada vendedor tem seu modelo e não ha dois iguais. Simplesmente porque não têm noção do que deveria constar de um contrato de software ( existem diferentes tipos. Um contrato de projeto para criação e um contrato para extensão, deveriam ser diferentes)

Mas concordo com vc que deveria ser mais dificil as consultorias enganarem os clientes. É este engano que diminui a ética profissional e mancha a imagem que os clientes têm sobre software. Constratar a construção de um software deferia ser tão transparente quanto contratar qualque outro serviço.

A unica possibilidade que vejo é ir mudando a cultura de quem chega agora neste mundo para que daqui a amanhã eles montem empresa que usam novas filosfias e provam aos clientes que são melhores que as tradicionais, levando as tradicionais a mudarem ou falirem. (a mutação é a única arma da evolução)

+1

A

Gostaria de desenterrar esse tópico, aberto há 2 meses, para conferir o resultado.

O sistema ficou pronto?
Em 2 semanas?

A

AbelBueno:
Gostaria de desenterrar esse tópico, aberto há 2 meses, para conferir o resultado.

O sistema ficou pronto?
Em 2 semanas?

Acredito que o comprador do produto desistiu devido aos posts anteriores.

A

Entendi.

Uma pena… teria sido uma experiência interessante.

J

Eu coloquei até no meu google agenda a data de hoje pra vir aqui e perguntar: Que tal, ficou pronto ou está “nos finalmente”?

A

Foi exatamente o que eu fiz!

W

+1

J

Vai ver ele achou o que queria numa app store dessas que tem por ai.

Quem precisa de consultor 3 letrinhas hoje em dia?

J

Amigo, por favor, não sei se foi o que paraceu, mas não estou na torcida para que não tenha dado certo.

Dou aulas em faculdades e sempre os alunos me perguntam se esse modelo “free lancer” ainda funciona. Dai queria usar este “case” como exemplo, já que é real mesmo.

Por isso gostaria de saber o desfecho, seja qual tenha sido.

Abraços.

S

Marques:
Colegas,

Sinceramente não entendo a surpresa quando o nosso amigo diz que consegue entregar o sistema em 2 semanas.
Deus não projetou e desenvolveu o universo completo e funcional em uma semana? (E veja a complexidade dos sub-sistemas envolvidos nessa empreitada!)

Att,

Marques

Huahuah ótima argumentação, só esqueceu de falar que ele também criou os Smurfs que são muito mais complexos, pequenos e azuis.
Tá mas também fiquei curioso, o mister F***ao conseguiu fazer o sistema em 2 semanas mesmo?

S

satangoss:
Marques:
Colegas,

Att,

Marques

Huahuah ótima argumentação, só esqueceu de falar que ele também criou os Smurfs que são muito mais complexos, pequenos e azuis.
Tá mas também fiquei curioso, o mister F***ao conseguiu fazer o sistema em 2 semanas mesmo?

Agora reli todos os posts e vi que o cara simplesmente desistiu do contrato ou simplesmente encontrou outra alternativa para o que ele queria.
Uma dica para o cara que diz que faz o sistema em 2 semanas com a mão nas costas:
Não fale demais. Como viu todos os outros que alertaram sobre o valor pelo tanto de trabalho do projeto. Não duvido da sua capacidade sobre-humana de programar mas procure saber mais sobre o projeto, como também disseram. Se o cliente tem todos os requisitos prontos, casos de usos, diagramas etc. Isso é primordial em um projeto que as vezes por falta de planejamento pode ter seu escopo totalmente mudado e por consequência retrabalho.
O custo é realmente baixo para um sistema desse porte, não importa se será reutilizado código ou se você já tem algum pronto, sempre tem que se fazer ajustes para que o software fique com a “cara” do cliente, e isso as vezes demanda mais tempo do que criar do zero.
Outra coisa que foi dito aqui foi a venda de código por comida, muitos comentaram sobre isso. Não sei qual é a sua situação financeira atual mas simplesmente se jogar na frente do cara não ajuda nem a você que está desvalorizando seu trabalho e prejudicando outros que fazem o mesmo.
Se está precisando muito de dinheiro, porque não pega esse projeto como exemplo e faz um sistema próprio e depois vende, tenho certeza absoluta que esse cara não é o único que precisa desse tipo de software e você receberá muito mais que 5K por esse trabalho com a (venda/aluguel) do seu produto.

J

E então? Será que o “silêncio” significa que sistema não foi concluido?

Gostaria de saber se ao menos começaram a fazer ou se decidiram comprar/alugar algum.

F

Pelo visto não deu certo e é simples entender o motivo. Eu mesmo estou já entrei num barco desses. O cliente diz que paga x e dá um prazo y. Como você é um desenvolvedor experiente, orgulhoso de seus feitos, quem sabe até um cara que gosta de desafios, vai e aceita. Daí analisa as dificuldades técnicas e coloca os requisitos no papel, percebendo que faltaram muitos detalhes para serem levantados. Só que aí o cliente que deixar o preço fixo e o escopo variável. Ao invés de um sistema de cadastros simples querem um sistema de comércio eletrônico “tipo o submarino”, com requisitos “a serem definidos”, dizendo “eu pago x”. E aí você vê o tempo que você perdeu… Acho que fica como aprendizado para as duas partes.

[EDIT]
Só pra acrescentar que não importa se você é um desenvolvedor experiente ou não. Pegar um freela é muito diferente de trabalhar dentro de uma empresa. Você tem que controlar tudo sozinho e pensar em coisas que não fazem parte da vida de um CLT, como por exemplo a emissão de nota fiscal e o trabalho noturno.

D

O cara ia fazer em duas semanas utilizando aquela sala do tempo do Dragon Ball Z.

E

auheuehueheuheuehueheuhe

I

WIN

S

e com uma mochila de 100kg nas costas :smiley:

Criado 4 de setembro de 2012
Ultima resposta 14 de nov. de 2012
Respostas 62
Participantes 24