Front-end ou back-end por onde comecçar um projeto?

6 respostas Resolvido
javaweb
L

Olá a todos! Pessoal vou ser objetivo porem genérico. Sou estudante e ao longo do meu curso me ocorreu a ideia de desenvolver um projeto web, que vai trabalhar com java para back-end e front-end acredito que angular. Para desenvolver um projeto do zero vejo que muitos usuários preferem trabalhar com o front primeiro e o back em segundo, eu penso um pouco diferente, penso em começar pelo back-end (até porque é onde estou me aprofundando) e ir desenvolvendo o projeto ao longo do tempo alem de também nesse período me aprimorar no front-end e só depois que meu projeto estiver funcional, trabalhar com o front-end. Algum problema em aplicar esse conceito?
Gostaria de ouvir a opinião de quem trabalha seguindo esse método e também de quem começa pelo front-end.
Obs: Nesse projeto estou sozinho não tenho uma equipe.

6 Respostas

J

Normalmente começa pelo protótipo, para o cliente aprovar. Então é pelo front, pois se o cliente não liberar o desenvolvimento ou não definir ao certo os requisitos, não se perde tempo com backend.

Para estudo pode começar por onde preferir.

L

Obrigado primeiramente! Eu também penso um pouco como você, mas o protipo eu posso criar um layout no Photoshop por exemplo, ou em outro programa sem a necessidade de entrar no front, apenas como um esboço mesmo e mostrar para o cliente e tendo a aceitação, ai então começo pelo back depois finalizo pelo front. É uma boa ideia?

J
Solucao aceita

O mockup é um passo anterior ao protótipo funcional, não elimina esse protótipo funcional e vice versa.

A diferença da qualidade do feedback é muito grande entre o cliente ficar só navegando em imagens estáticas e experimentar de fato como vai funcionar o que estamos definindo para sistema funcionar.

L

Entendo! Nesse caso como o projeto é algo particular e pessoal, começarei pela área que possuo mais conhecimento que é o back-end. Quando eu estiver melhor no front, em futuros projetos, projetos não pessoais, que envolven a aprovação do cliente começarei pelo front-end, aplicando todos os mencionados por você (apenas não começo pelo front-end agora, porque meu conhecimento é baixo nessa área).

E

Esse protótipo funcional será aproveitado na versão “definitiva”?

J

Sim, tudo que for aprovado é aproveitado, já é parte do front pronta.

Criado 11 de maio de 2021
Ultima resposta 13 de mai. de 2021
Respostas 6
Participantes 3