Fui proibido de vender software em uma rede. Podem fazer isso?Me ajudem

15 respostas
F

Senhores,

Trabalho a três anos para uma grande rede de franquias no Brasil. Inicialmente tenho todas as franquias do Rio de Janeiro como clientes.

Após a divulgação de um e-mail para cada 1 franquia em cada estado no Brasil para divulgar o meu sistema, fui proibido de entrar em contato com outros estados.

O que gerou isso tudo foi um grande mal entendido. Enviei um pedido de desculpas. Mas até agora não me responderam.

Dúvida muito séria: Eles podem me impedir de ter o meu sistema utilizado pelos seus franqueados?
Nota: Cada franqueado é independente.
Alguns estados já me responderam e querem aderir ao sistema. E agora?

Obrigado.

15 Respostas

L

Quem proibiu?

L

Olá

Franquia é um acordo entre as partes, geralmente com cláusulas impostas pelo franqueador. Precisa ver o que esta no contrato. Se estiver no contrato, o franqueador pode proibir. E se houver contestações, um advogado ajuda.

[]s
Luca

N

Exatamente o que Lucas disse. Você deve analizar o que há no seu contrato com a empresa, eu diria mais, se as franquias querem o seu sistema isso é bom concorda?

Se está sendo proibido de vender o seu sistema eu recomendaria que levasse o seu contrato e suas dúvidas a um advogado especializado, é o melhor a fazer.

Abraços! :smiley:

A

Cara… O Sistema é teu ? Teu ,mesmo ?? desenvolves e contratuou com teu cliente franqueado pra licença de uso ?? Se sim…

Precisas ver como está o contrato entre você e seu cliente… se houver algum impedimento contratual entre você e ele, de fato você pode ser barrado de vender o sistema sim… senão, podes verificar se tem alguma restrição do teu cliente com os franqueados… mas aí o pepino não é mais teu, é dos clientes… e vai te restar o bom senso de esperar eles se resolverem…

Agora se fores contratado de um dos franqueados e quiser vender o sistema que desenvolveste pro cara, aí não dá mesmo, hhehehehehehehhehehe

Se bem que pelo que vc falou, o sistema é seu… Dê uma olhada no seu contrato… se for só de boca, vai lá e faz a festa com os franqueados…

Abraços e boa sorte :wink:

F

Arautus,

Quem me probiu foi o gerente de marketing da rede. Entrei em contato com outros estados e ele achou que estivesse "passando por cima " dele, ou seja, quebra de hierarquia. O que na verdade foi um grande mal entendido. Apenas queria divulgar o meu sistema que está sendo usado pelo RJ.

Eu não tenho nenhum contrato com a rede que me impeça de vender para outros estados.

Mas não sei se no contrato franqueadora x franqueado tenha alguma cláusula desse tipo.

B

Amigo, me parece mais com um caso de uma pessoa com um enorme ego que se sentiu diminuída do que um caso jurídico. Até porque, se fosse o caso, acredito que ele deixaria bem claro que você estaria impedido de comercializar seu sistema.

A melhor solução é tentar resolver na base da conversa e, caso não haja essa possibilidade, verificar se existe alguma cláusula contratual que impeça o seu serviço.

T

Se não estiver no contrato que você tem com eles azar o deles.
O sistema é seu e você comercializa com quem quiser, ele não pode te proibir.
Como o Luca disse, analize o contrato.
Se isso não estiver no contrato ele que esperneie e ache ruim o quanto quiser, você não tem impedimento nenhum.
Converse com o sujeito, explique que nas clausulas contratuais não há nenhum impedimento quanto a isso e que você (ou sua empresa) comercializará o software normalmente.

F

Concordo com você bigjoe.
Creio que ele como gerente de marketing de uma grande rede se sentiu ofendido. Enviei um e-mail formal pedindo desculpas pelo ma- entendido e nada. Não me respondeu. Mas falei com um dos franqueados agora, ele me disse que não existe nenhuma cláusula Franqueadora x Franqueado que possa me impedir de trabalhar na rede.
Obrigado pela dica.

T

feaupi:
Concordo com você bigjoe.
Creio que ele como gerente de marketing de uma grande rede se sentiu ofendido. Enviei um e-mail formal pedindo desculpas pelo ma- entendido e nada. Não me respondeu. Mas falei com um dos franqueados agora, ele me disse que não existe nenhuma cláusula Franqueadora x Franqueado que possa me impedir de trabalhar na rede.
Obrigado pela dica.

Ainda assim recomendo pedir o auxilio juridico de algum advogado, nem que seja pra por um ponto final nisso e tirar essa dúvida da cabeça.

Daí boa sorte, venda seu sistema e bora ganhar dinheiro com isso rapaz!

S

feaupi:
Senhores,

Trabalho a três anos para uma grande rede de franquias no Brasil. Inicialmente tenho todas as franquias do Rio de Janeiro como clientes.

Após a divulgação de um e-mail para cada 1 franquia em cada estado no Brasil para divulgar o meu sistema, fui proibido de entrar em contato com outros estados.

O que gerou isso tudo foi um grande mal entendido. Enviei um pedido de desculpas. Mas até agora não me responderam.

Dúvida muito séria: Eles podem me impedir de ter o meu sistema utilizado pelos seus franqueados?
Nota: Cada franqueado é independente.
Alguns estados já me responderam e querem aderir ao sistema. E agora?

.

Vc está sendo um pouco dramático… a menos que vc tenha um documento oficial que o proibe de fazer isso vc não foi proibido de nada. O cara pode falar e pedir o que ele quiser… mas é só conversa. Para impedir vc ele tem que tomar medidas judiciais para o impedir. É ele que tem que o impedir primeiro. Só depois vc pensa em lutar na justiça para contra-atacar esse impedimento.
não coloque o carro ha frente dos bois. em caso de duvida procure advogados.

F

Começe falando “Te repasso 20% das vendas…” e veja como a história muda!

T

Repassa nada não, se o contrato não prevê nada disso o dinheiro é seu e ele que chore, esperneie e faça birra.

M

Repassa nada não, se o contrato não prevê nada disso o dinheiro é seu e ele que chore, esperneie e faça birra.

Pelo jeito agora quem vai esperneiar pra achar outro evangelista dentro da empresa é o autor do tópico. Sem falar que a parte descontente agora esta em campanha contra seu produto. Se não for proibiçnao por força de contrato pode acontecer por falta de demanda. Fique ligado.

R

Proibir você de vender acho difícil. Mas proibir os franqueados de comprar acho que é possível dependendo do contrato de franquia. E mesmo que o contrato de franquia não cubra isso, ele pode ter influencia dentro das franquias para bloquear a compra. Então ou traz esse cara pro seu lado, ou procure novos clientes.

[]'s

Rodrigo Auler

S

Bom, acho que você não deveria abrir este debate em forum. Alguém pode ligar a história aos personagens e complicar as coisas.

Nem todos os franqueados irão se indispor com a rede, por isso pense muito antes de envolver advogados, essa é a última saída.

Se você se achar preparado, ligue para ele, desculpe-se novamente com humildade e firmeza, e diga que gostaria de marcar uma reunião, para saber como poderia adequar a divulgação do seu produto/serviço de forma aos processos da rede. Bole a sua estratégia de convencimento e vá na reunião.

Se ele não estiver disposto a negociar então paciência, siga seu caminho vendendo seu software, só procure adquirir uma fatia maior de franquiados o mais rápido possível, pois isso vai te dar poder de barganha e mais clientes irão reclamar caso queiram proibir a utilização do software.

Contra você ele não pode fazer absolutamente nada, pois você não tem contrato com a rede, os franquiados é quem tem.

Criado 15 de outubro de 2009
Ultima resposta 15 de out. de 2009
Respostas 15
Participantes 12