Gerador de formulários (Form Builder) em JSF

2 respostas
D

Pessoas…

Considerem um projeto pra criação de um sistema para geração de questionários. Os questionários seriam criados por uma pessoa sem conhecimento em programação e seriam respondidos por grupos de pessoas às quais o questionário se destina. Funcionaria de forma semelhante ao Surveymonkey, onde as pessoas clicariam em “adicionar questão”, selecionariam o tipo de questão que querem fazer (múltipla escolha com 1 ou mais respostas, aberta, numérica, escala de avaliação, etc) e publicariam o questionário. Depois de publicado, as pessoas-alvo teriam que responder o questionário.

Minha pergunta é, levando em consideração desde tecnologias pra view, passando por controle e ainda banco de dados, o que vcs utilizariam ou sugerem que pode ser utilizado (seam, richfaces, myfaces, facelets, hibernate, ibates, etc)? E por que? Lembrando que o sistema deve ser desenvolvido em JSF.

Obrigado pela ajuda,
Daniel Arcoverde
ps: O tópico mais próximo que achei da minha resposta foi http://www.guj.com.br/posts/list/140824.java#758299 (Formulario dinamico com visual jsf)

2 Respostas

D

Olá pessoal

E então… Ninguém trabalhou com algo assim não? Não precisa ser um gerador de formulários não. Pode ser algum sistema que trabalhe muito com telas. No exemplo que eu postei, as pessoas terão que selecionar algum tipo de questão para compor o questionário. Para cada questão escolhida o sistema criará um elemento de GUI, conforme escolhido pelo criador do formulário. Ex: check box e radiobutton pra questões com várias alternativas, textbox pra respostas abertas (onde a resposta é qualquer coisa que o usuário queira colocar).

Survey Monkey é um bom exemplo do que eu quero fazer: http://pt.surveymonkey.com/MySurveys.aspx

a) Então, que tecnologias vocês sugeririam que fossem utilizadas?

b) Alguém conhece alguma ferramenta/?framework? em JSF que facilite o desenvolvimento de formulários dinâmicos?

Obrigado!

M

Na minha opnião, para o desenvolvimento de um sistema parecido com esse, eu sugiro a utilização do RichFaces, Spring e Hibernate.
A utilização do RichFaces é porque o mesmo possui compoentes bem bacanas e ao contrário do que ocorre com o IceFaces, são componentes leves. O Hibernate seria para deixar sua aplicação idependente do banco de dados e o Spring para integrar essas tecnologias de forma bem simples.

Criado 28 de julho de 2010
Ultima resposta 5 de ago. de 2010
Respostas 2
Participantes 2