Como faço para gerar um .War no Eclipse? Sempre que tento ele me pede um web module (que nem sei o que seria) e mesmo criando uma pasta zipada e depois renomeando e colocando no diret[ório webapps ele não roda e ainda gera erro.
Alguem poderia me ajudar? É muuuito importante. Preciso entregar o projeto. Ah…aliás…são graficos cridos com JFreeChart.
agora a estrutura do projeto tem que estar na estrutura gerada pelo proprio eclipse.
abraços
A
arthurgon
Então cara…mas oq quer dizer “web module”?? Que nome coloco ali?
Desculpe…mas é que sou iniciante. Precisarei configurar mais alguma coisa? E depois? Como chamo meu projeto no Tomcat??
R
rbamartins
é o nome que vai ter o seu arquivo .war, um módulo web.
Exemplo:
se for informar la aplicacao, seu arquivo war vai ser aplicacao.war
Depois vc vai colocar esse arquivo dentro do diretorio app de seu tomcat.
qto a configução, vc já configurou as variaveis de ambiente do tomcat e do java?
O
otaviofcs
Um war é uma aplicação auto-contida. Ou seja, todas as dependências da aplicação se encontram disponíveis nela (classes, lib’s, configurações,…). Na verdade, você não precisa colocar no war todas as lib’s, contanto que você tenha certeza que o container de servlets (no seu caso o Tomcat) tenha acesso às dependências.
É mais simples do que parece. Se o war está correto (o web.xml está na pasta WEB-INF, as classes estão em WEB-INF/classes e as lib’s em WEB-INF/lib), coloque ele na pasta webapps.
Cara, já que você está começando, leia algum tutorial de Tomcat. É fácil de encontrar e mais fácil ainda de usar. Leia também sobre ant ou maven, que são automatizadores de tarefas (eles por exemplo podem ser usados para colocar suas dependências e classes nas pastas corretas e gerar o war para você).
F
felipesp
A estrutura de um aplicativo web, ou context, pode ser compactado em um arquivo zip, com extenção .war, para distribuição e deploy (instalação no servidor).
Então vc pode pegar o diretório $TOMCAT_HOME/webapps/SEUCONTEXT e compactar em um arquivo chamado SEUCONTEXT.war.
Tendo o arquivo SEUCONTEXT.war em mãos, você pode copiar para o diretório $TOMCAT_HOME/webapps de uma outra instalação tomcat e o context será instalado. Mas tem dois detalhes:
se o seu aplicativo (context) precisar de alguma biblioteca (jar) que não é padrão, e foi intalado manualmente no $TOMCAT_HOME/common/lib, você precisa instalar a biblioteca no outro servidor tomcat. Senão não funciona.
existem algumas configurações de context que vc pode querer manter, como a configuração de um datasource no tomcat. Isso você pode fazer via telinhas do aplicativo admin, que vem no tomcat 5.0 (mas é opcional no 5.5), ou você pode colocar um arquivo WEB-INF/context.xml no war com as configurações. Dica: quando vc usa o admin, o arquivo xml com as configurações do context são criados e salvo na pasta $TOMCAT_HOME/conf/Catalina/localhost.
Boa sorte, e não pule para um passo seguinte sem ter certeza de que o passo anterior deu certo. É um bocado de detalhes.
A
arthurgon
Ainda não configurei as variaveis de ambiente. Aliás…tá cada vez mais confuso. Só quero gerar o projeto direto no Tomcat. Não pode ser tão difícil. E o web module não aceita qq nome não é? Tem q ser um padrão?
depois desses passos(se der certo)é só rodar no TomCat? Terei q alterar o xml lá no Tomcat tbm?
Abraço.
R
rbamartins
arthurgon:
Ainda não configurei as variaveis de ambiente
quanto as variaveis de ambiente, nesse tópico aqui eu postei ainda as telas ensinando a configurar as variaveis de ambiente… veja ai e qq coisa me fale…
Então…o nome do projeto não aparece de forma alguma no “WEB MODULE”. Será q eu deveria ter configurado algo antes? O xml está mapeado…as variáveis de ambiente tbm. O que poderia ser? E se funcionar o EXPORT do Eclipse…mesmo assim…ainda teria que fazer alguma modificação no xml ou variaveis?
Valeu gente.
A
arthurgon
Complementando…fiz o “deploy”…mas está me dando o seguinte erro:
Generated servlet error:
Only a type can be imported. org.jfree.chart.demo.graphic.GraphicsGeneretorChart resolves to a package
Generated servlet error:
Only a type can be imported. org.jfree.chart.demo.exemplo.ValeDoRioDoceDataSet resolves to a package
An error occurred at line: 5 in the jsp file: /web/pieValeDoRioDoce.jsp
Generated servlet error:
GraphicsGeneretorChart cannot be resolved
O nome dos pacotes está de acordo com o JSP…por acaso eu teria que importar os . JAVA tbm?? Abraço.
A
arthurgon
Aí…o projeto rodou depois q eu zipei e renomeei na pasta do tomcat…mas ainda resta um problema. Ele só roda se o Eclipse estiver ligado. Mas se o arquivo web está fora do workspace…não era pra ser independente do Eclipse? Estou usando EasyEclipse…e sistema operacional WindowsXP.
Detalhe: Quando o Eclipse está desligado…vou rodar direto pelo Tomcat e ele sóm mostra o HTML. O JSP ele diz qu não reconhece os “imports”. No caso os pacotes das classes Java.
Abraço.
R
rbamartins
Cara, iai conseguiu fazer seu projeto funcionar??
Estive fora por dois dias, pois fiquei doente, e acabei nao podendo te responder antes.
qq coisa ai vc fala.
A
arthurgon
Então meu amigo…é esse problema que estou repassando. Com o Eclipse ligado ele roda normal…mas direto no Tomcat…aín a coisa se complica. Dá uma mensagem de o sistema não suportar o projeto.
Pior que preciso coloca-lo “dentro” de uma ferramenta SAP.
Me manda o seu e-mail eu vou encaminhar o projeto pra testar na sua máquina. Se puder…é claro.