Git VS svn

19 respostas
T

Pessoal gostaria da ajuda de vocês, fiz uma pesquisa sobre os pros e contras de cada uma dessa ferramentas no caso usando o gitHub ou mesmo configurando 1 git em uma maquina local da rede, e o svn, o que encontrei foi falando que o git tem o beneficio de usar um repositorio por usuario e de pois um centralizado, e que é um pouco mais complicado, o que eu gostaria de saber é se ele é mais rápido que o svn para dar commits se é mais vantagem eu usar 1 servidor remoto ou local na rede mesmo.

19 Respostas

B

Sim, o git é mais rápido. Mesmo usando o github.

J

Git, bem mais rápido, mesmo utilizando remoto…

A

fiquei acompanhando esse tópico desde que ele foi criado pra ver a opnião da galera aqui sobre o GIT, pois também estou pensando em mudar.

E ví somente “sim o GIT é mais rápido” heueheueheuehueheueheueeuehue não estou reclamando viu pessoal, afinal a pergunta estava no POST original.

É que o GIT ser mais rápido eu já sei, por isso vou deixar a pergunta mais discussiva.

Hoje temos o SVN consolidado no mercado e sendo usado por boa parte das empresas que por aí estão. Por outro lado, o GIT também se consolidou e criou uma onda de seguidores que o apoiam e o aprovam. Em termos de funcionalidades do dia-dia como commit, update, merges, checkouts, etc. seria interessante eu mudar do SVN para o GIT pra fazer tudo o que o SVN já faz por mim ??

Ou a troca só seria interessante, caso eu quisesse usar o “algo a mais” que o GIT me oferece ?? Justifique (pra eu não pegar respostas de SIM e NÃO heuheueheueheueheu, essa última parte é brincadeira).

Porque querendo ou não, hoje o SVN desempenha bem o papel para o que eu preciso, e uma troca de ferramenta, sempre gera uma troca de cultura e processo, isso pode não ter o impacto em mim, mas sei que terá no restante da equipe. Troco só por trocar, ou se trocar, serei uma nova criatura tamanho o poder do GIT ??

Abs []

N

tenho um projeto que trabalho sózinho, não faz diferença se é SVN ou GIT…

se for um projeto com varios módulos onde vc tem equipes para cada módulo, sendo que tb tem equipe para correção de bug, equipe para novas funcionalidades para o mesmo módulo isso ja é melhor fazer com o GIT…

pq no GIT criar uma branch é mais simples e mais facil de gerir, então vc tem o código de produção para a equipe de bug criar um branch é simples, ja no SVN é outra pasta no repo e é bem mais complicado…

eu sei que tem muita coisa que é questao de costume, quem está acostumado a usar SVN e cria branchs toda hora ve isso como algo simples, porem sendo simples para a pessoa ou não quando vc tem algo mais rápido e mais simples ainda vc tem um resultado mais rápido, vc tem produtividade…

desenvolver é projetar e digitar, quando os IDEs ficaram mais espertos melhorou o tempo de desenvolvimento, tecnicas de brainstorm ajudam tb na evolução da criação, o GIT hoje ajuda na evolução de produtos, facilitando o desenvolvimento e correção de bugs com sua simplicidade

A

opa valew next.

Então acho que é uma possibilidade começar a estudar a ferramenta, tendo em vista que hoje não faz diferença, mas já temos 3 projetos que andarão concorrentemente e teremos algumas das etapas descritas por você.

Abs [] e obrigado pela resposta.

L

O Github é uma ferramenta espetacular que todo desenvolvedor não consegue viver sem depois que se acostuma, eu recomendo fortemente.

Quanto a velocidade de commits (no caso do Git acretido que vc esteja faando dos pushs remotos)… faz diferença pra vc se um demorar 1s e o outro demorar 2s? no dia-a-dia de trabalho isso afeta em algo?

Tecnicamente não vejo nenhuma vantagem em continuar usando SVN ao invés do Git.

[]s

A

Opa Luiz, valew pela resposta.

Já havia percebido que tecnicamente migrar para o GIT era a decisão certa a se fazer, só que digamos, isso leva um tempinho até mesmo de adaptação e entendimento. É esse o calo atual, mas é questão de tempo.

Obrigado.

L

adriano_si:
Opa Luiz, valew pela resposta.

Já havia percebido que tecnicamente migrar para o GIT era a decisão certa a se fazer, só que digamos, isso leva um tempinho até mesmo de adaptação e entendimento. É esse o calo atual, mas é questão de tempo.

Obrigado.

Do mesmo jeito que uma mudança de framework, de linguagem, de plataforma… esse “calo” faz parte da nossa evolução profissional. :wink:

[]s

F

Tá, no SVN é facílimo criar novos branchs, mas e depois pra juntá-los novamente? Eu pelo menos nunca consegui fazer. Com o git isso é um estalo de dedos.

Pra mim só isso, já é motivo suficiente pra qualquer projeto (individual ou não), mudar para GIT.

O

Isso sem falar que o GIT foi criado pelo Linus Torvalds, para ser utilizado no kernel do linux. Só isso ja dispensa comentários :slight_smile:

T

mais e ai galera pra migrar o CVS para o GIT no ambiente Windows???

to pesquisando mas não to achando nada…
to rodando o GIT aqui no serviço ta belezinha …
to com o Msysgit instalado e o TortoiseGit instalado, ta rodando tudo lindo…
mas os projetos novos que criei !!

Como faço pra migrar os antigos que estão no CVS ?

C

Existem duas abordagens:

1. usar a ferramenta cvs2git
  2. user a ferramenta cvs2svn e depois migrar o SVN para Git com a ferramenta svn2git.

Dizem que o ideal é usar a 2ª abordagem, pois a ferramenta cvs2git ainda dá alguns erros (as vezes) durante o import.
As 2 ferramentas que migram para Git estão empacotadas juntamente ao próprio Git.
O cvs2svn pode ser baixado de http://cvs2svn.tigris.org/

T

mas amigo, tem como eu fazer isso em ambiente windows?
essa é a grande pergunta eu não achei a ferramenta cvs2git e cvs2svn pra windows!!!

=S

e todos falam pra usar essas ferramentas mas não faço ideia de como usar e pra que serve os comando que o tigris manda
dar…
eu acabei de fazer o passo a passo deles do site mas não faço ideia do que fiz!!
fui seguinto fiz em uma VM do fedora…mas em nenhum momento ele fala pra eu pegar meu arquivo e migrar ou coisa parecida!
=s

muito estranho isso!

D

GIT fica publico para todo mundo?

Tenho um servidor SVN próprio que criei em casa, onde eu mesmo adiciono quem eu quero com login e senha.
Não fica 100% o PC ligado, como todo mundo programa só a noite, vale a pena.

L

Dapcapix:
GIT fica publico para todo mundo?

Não.

[]s

C

Tino_:
mas amigo, tem como eu fazer isso em ambiente windows?
essa é a grande pergunta eu não achei a ferramenta cvs2git e cvs2svn pra windows!!!

=S

e todos falam pra usar essas ferramentas mas não faço ideia de como usar e pra que serve os comando que o tigris manda
dar…
eu acabei de fazer o passo a passo deles do site mas não faço ideia do que fiz!!
fui seguinto fiz em uma VM do fedora…mas em nenhum momento ele fala pra eu pegar meu arquivo e migrar ou coisa parecida!
=s

muito estranho isso!

Você pode usar o CygWin - http://www.cygwin.com/ - para isso.
Ele disponibiliza um ambiente Linux-like para Windows.

J

Eu uso HG(mercurial) e meu repositório no geral é o bitbucket(https://bitbucket.org/).

Mas pretendo mudar para o GIT.

alguém mais usa HG? :stuck_out_tongue:

A

OK, o GIT é mais rápido, o branch é praticável e mais algumas maravilhas.

Deixe de lado o seu lado desenvolvedor, pense como a pessoa responsável pela área de desenvolvimento, área tal que já tem “n” projetos rodando no SVN, sua empresa já está “ambientalizada” com SVN, pense no custo de migração, e responda:

Os benefícios da migração, valem a pena o custo?

Se imagine como “dono” da empresa, como “dono” do dinheiro, esse custo, vale a pena?

P

Caraca… ainda hoje fiz uma proposta para o pessoal usar o SVN… e a poucos minutos me falaram desse GIT… bom… aqui estou eu lendo sobre e acho que vou mudar minha proposta… rs

Vou baixar o plugin do GIT no eclipse indigo e ver qual é desse carinha…

Só fiquei com uma dúvida… em relação ao controle de concorrência… no GIT rola lock como no SVN e também temos o controle de acesso da mesma forma? Como somente leitura etc…

Alguém tem um case de sucesso no uso dessa ferramenta em grande escala? Como por exemplo o Souceforge com o SVN.

Vlw

Criado 29 de abril de 2011
Ultima resposta 2 de fev. de 2012
Respostas 19
Participantes 14